fbpx

7 bons motivos para investir em imóveis

04/06/2019

chaves_apartamento

Investir em imóveis é uma das opções mais procuradas pelos brasileiros. Atraídas pela sensação de segurança e possibilidade de ganhos, milhares de pessoas fazem essa opção todos os anos.

Toda essa boa reputação não veio por acaso. Investir em imóveis continua sendo vantajoso em muitas situações e pode ajudar quem deseja ter uma vida financeira mais tranquila e saudável.

Você pensa em investir em imóveis? Então, confira alguns motivos para seguir com essa ideia!

1. Investir em imóveis traz segurança

A segurança de ser dono de uma casa ou um apartamento é, provavelmente, o que mais incentiva os brasileiros a fazer essa opção. O baixo risco de investir em imóveis é um aspecto muito valorizado por quem começa a fazer aplicações com o seu dinheiro.

Mesmo em tempos de crise e desemprego, os imóveis raramente se desvalorizam. Além disso, como não podem ser tomados com facilidade, não estão sujeitos a falências de instituições bancárias e têm as suas propriedades garantidas pela constituição, são investimentos bastante seguros em qualquer contexto.

Em resumo, quem compra um imóvel garante mais segurança e tranquilidade para si mesmo e para a família.

2. Potencial de valorização

Os imóveis tendem a se valorizar com o tempo e são raros os casos em que perdem valor ao longo dos anos.

Se você optar por uma região urbana — por exemplo, em um bairro que começou a se desenvolver agora —, o potencial de valorização é ainda maior. Conforme a região se desenvolve, são feitas melhorias e novos comércios são instalados, levando ao aumento do preço dos imóveis.

Além disso, quem compra um apartamento na planta pode se beneficiar da valorização ainda mais rápido. Isso porque esses imóveis geralmente são vendidos com preços promocionais devido ao tempo de espera. Para quem não tem pressa, essa opção é bastante vantajosa.

3. Acúmulo de patrimônio

Acumular patrimônio e conseguir poupar dinheiro todos os meses é uma meta de muitos brasileiros. Guardar uma parte do que ganha é uma recomendação que qualquer pessoa que entende de finanças faz. Porém, nem todo mundo consegue se planejar e ter disciplina para alcançar esse sonho.

Ao optar pela compra de um imóvel, você assume esse compromisso e fica mais fácil cumprir essa meta. É possível, por exemplo, financiar o imóvel e disponibilizá-lo para aluguel.

O aluguel ajudará a pagar as parcelas e pode até mesmo cobrir o valor total a ser pago por mês. De toda forma, ao assumir o pagamento do imóvel, você será forçado a poupar dinheiro e não cairá na tentação de gastar toda a sua renda.

4. Fonte de renda

Quem nunca sonhou em ter uma renda passiva, isto é, ganhar dinheiro sem precisar trabalhar por ele? O investimento em imóveis é uma excelente forma de conquistar esse privilégio. Uma vez que você acabar de pagar a sua casa ou o seu apartamento, o imóvel passa a ser uma fonte extra de dinheiro.

Todos os meses, você terá o aluguel caindo na sua conta e ficará mais tranquilo sabendo que tem uma fonte de renda garantida. Se quer uma aposentadoria mais confortável e pensa até mesmo em se aposentar mais cedo, os imóveis podem ajudar nisso!

5. Riscos baixos e menos volatilidade

Se você acompanha as notícias de economia, provavelmente já se assustou com o sobe e desce do mercado financeiro. Bolsa de valores, dólar, inflação e taxa de juros são apenas alguns dos indicadores que sofrem diariamente com a volatilidade do mercado.

Em contrapartida, o investimento em imóveis tem baixos riscos e flutua muito menos do que outros tipos de aplicações. Em médio e longo prazo, o ganho é praticamente garantido, o que não acontece sempre com outras alternativas.

Se você tem um perfil mais conservador e não está disposto a correr grandes riscos, investir em imóveis provavelmente é uma boa opção para você.

6. Diversificação de investimentos

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a regra de ouro do mundo dos investimentos: nunca colocar todos os ovos no mesmo cesto. Quem quer maximizar seus ganhos precisa investir em diferentes produtos. Dessa forma, o risco é reduzido e as perdas não afetam severamente o patrimônio do investidor.

Pensando nisso, investir em imóveis é uma excelente opção. Quem já faz outros tipos de investimentos pode apostar na compra de uma casa ou um apartamento para a diversificação das suas aplicações.

Eles são especialmente recomendados para ganhos de médio e longo prazo e para contrabalancear aplicações de maior risco.

7. Proteção contra a inflação

O fantasma da inflação assombra os brasileiros há anos e já foi uma grande dor de cabeça em muitas ocasiões. Por isso, uma das grandes preocupações de quem tem a meta de poupar dinheiro é proteger o valor acumulado conta a inflação.

Um bom exemplo de investimento que geralmente não cobre o valor da inflação é a poupança. O rendimento obtido com ela geralmente fica abaixo dela, o que, na prática, significa que você perde dinheiro todos os meses ao deixá-lo parado lá.

Os imóveis, ao contrário, têm potencial para valorizar até mesmo acima da inflação. Quem fizer um bom negócio na compra e escolher o imóvel certo no lugar apropriado conseguirá proteger o seu dinheiro contra a inflação.

Ou seja, investir em imóveis é uma ótima escolha para assegurar tranquilidade e segurança financeira. As possibilidades de ganho no médio e longo prazo fazem deles boas opções de diversificação de investimentos. Aproveite os juros baixos e as ofertas atuais para agarrar uma grande oportunidade!

Gostou de conhecer alguns motivos para investir em imóveis? Acompanhe a gente nas redes sociais — FacebookInstagram — para ver muito mais dicas como essas!

Categorias e Tags relacionadas