A prática de esportes é amplamente recomendada por especialistas. Os benefícios são inúmeros, mas para aderir a qualquer um deles, é preciso conhecer sua dinâmica. É por isso que hoje queremos compartilhar com você as regras do tênis, uma das modalidades mais completas para manter o corpo ativo.
Apesar de o futebol ainda ser o esporte favorito do brasileiro, o tênis também possui uma grande quantidade de adeptos, em especial após o fenômeno Gustavo Kuerten. O tenista chegou a liderar o ranking masculino no começo dos anos 2000 e venceu três vezes um dos torneios mais importantes do circuito: Roland Garros.
Caso você se interesse pela modalidade, vamos acabar com as desculpas para não praticar e apresentar as regras do tênis no artigo de hoje. Preparado?
Em primeiro lugar, precisamos apresentar a quadra de tênis. Basicamente, ela é um retângulo dividido ao meio por uma rede. Cada jogador fica de um lado e tem por objetivo impedir que a bola quique no seu lado mais de uma vez. Quando isso acontece, o ponto é vencido pelo adversário.
Ou seja, o esporte consiste em usar a raquete para transferir a bola para o adversário, dando-o a responsabilidade de evitar o segundo quique.
Cada lado da quadra recebe algumas linhas. Em ambos, você perceberá corredores nas laterais. Essa área é válida para o jogo de duplas (com dois jogadores de tênis de cada lado). Na partida simples (um contra um), ela não vale. Ou seja, se você jogar a bola nessa parte, perde o ponto.
Ainda falta explicar o restante da quadra, certo? Temos, afinal, dois retângulos laterais com um retângulo ao fundo de cada lado. Eles representam a área de saque.
Mas o que seria o saque no tênis? Nada mais do que o começo do ponto, quando um jogador lança uma bola com a mão para o alto e, usando a sua raquete, precisa colocá-la na área de saque oposta. Isso significa que, caso você saque do lado direito da quadra, ela deve cruzar a rede e quicar do lado esquerdo. E vice-versa.
A partir desse momento, o ponto é válido e toda a área de saque pode receber quiques. Se uma rebatida ficar na rede ou quicar fora, o ponto é do tenista adversário.
Além disso, o saque pode ser feito em duas tentativas. Se você errar a primeira, tem uma segunda chance. Caso não acerte novamente, perde o ponto. Esse erro é chamado de dupla falta.
As regras do tênis não delimitam horário ou tempo. O jogo é definido por meio de pontos. Para entender a composição do placar, precisamos dividir uma partida em dois níveis: sets e games.
Na maior parte dos casos, as regras do tênis apontam para um jogo disputado em melhor de três sets. Ou seja, o vencedor precisa vencer dois deles para derrotar o adversário. O terceiro só é disputado caso a partida fique empatada em 1×1.
Em alguns casos específicos, a partida pode ser disputada em melhor de cinco sets. Nesse caso, vence o tenista que conquistar três deles.
Esses jogos mais longos são exclusivos do calendário masculino e ocorrem em Grand Slams. Antigamente, também se aplicavam na Copa Davis, um torneio entre países que mudou recentemente seu regulamento.
Para ganhar um set, um tenista precisa vencer seis games, mas com a vantagem de dois sobre o adversário. O placar pode ficar 6/2, 6/3 ou 6/4, por exemplo.
Se o jogo ficar empatado em 5/5, o set vai até sete games. Nesse caso, o placar pode ser finalizado em 7/5 ou, se empatado em 6/6, ser estendido ao tie-break. Falaremos dele em breve.
Mas antes disso, precisamos explicar que cada game possui contagem própria de quatro pontos. Eles são chamados de 15, 30, 40 e game. Têm inspiração no relógio analógico, com adaptações para “40” e “game” ao invés de “45” e “60”.
Cada game também possui um sacador. O primeiro saque do game é feito sempre na direita, e quem vencer o ponto abre a contagem em 15–0. Na sequência, o próximo saque é feito na esquerda, sendo que o placar pode ficar em 30–0 ou 15–15. E assim continua a disputa.
Novamente, é preciso abrir dois pontos de vantagem. Caso fique 40–40, jogam-se mais dois pontos até que um tenista conquiste ambos. Assim, ele vencerá o game e abrirá vantagem para vencer o set.
Nas regras do tênis, o tie-break é o game de desempate de um set. É disputado sempre que a partida ficar empatada em 6/6. Possui contagem numérica normal e vai até sete.
A diferença é que os saques se alternam a cada dois pontos, com exceção do primeiro, que é único. Assim, caso você comece sacando, jogará apenas um ponto e receberá dois saques do seu adversário, mantendo esse fluxo até o encerramento.
Quem chegar até sete pontos primeiro vence o tie-break e o set. Há necessidade de uma vantagem de dois pontos sobre o adversário, estendendo-se infinitamente a contagem até que ela seja adquirida por um dos tenistas.
Além da questão técnica da contagem, precisamos destacar que o tênis pode ser disputado em diferentes superfícies. São três principais:
Apesar das diferenças mencionadas, os pisos possuem quadras com as mesmas dimensões e as regras do tênis se aplicam igualmente.
Em um primeiro momento, as regras do tênis podem parecer complicadas. No entanto, se você começar a jogar em Ribeirão Preto, logo entenderá que é tudo muito simples.
Essa é uma das modalidades esportivas mais completas para movimentar o corpo. Você estará a todo o instante exercitando membros inferiores, superiores e abdômen para rebater a bolinha.
Apesar disso, consideramos muito importante alguns cuidados iniciais. Se você nunca jogou, busque ajuda de um profissional ou alguém que já tenha experiência com a modalidade. Essa é a melhor forma de encontrar uma raquete de peso adequado e aprender os movimentos corretos, evitando o risco de lesões.
Gostou de conhecer as regras do tênis? Então, fica o convite para compartilhar este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais e começar a praticar um dos melhores esportes para manter a sua saúde em dia! E veja nossos empreendimentos que possuem quadra de tênis.