fbpx

Regras do tênis: um guia para começar a praticar o esporte

regrasdotenis1

A prática de esportes é amplamente recomendada por especialistas. Os benefícios são inúmeros, mas para aderir a qualquer um deles, é preciso conhecer sua dinâmica. É por isso que hoje queremos compartilhar com você as regras do tênis, uma das modalidades mais completas para manter o corpo ativo.

Apesar de o futebol ainda ser o esporte favorito do brasileiro, o tênis também possui uma grande quantidade de adeptos, em especial após o fenômeno Gustavo Kuerten. O tenista chegou a liderar o ranking masculino no começo dos anos 2000 e venceu três vezes um dos torneios mais importantes do circuito: Roland Garros.

Caso você se interesse pela modalidade, vamos acabar com as desculpas para não praticar e apresentar as regras do tênis no artigo de hoje. Preparado?

As regras do tênis: qual é a dinâmica do esporte?

Em primeiro lugar, precisamos apresentar a quadra de tênis. Basicamente, ela é um retângulo dividido ao meio por uma rede. Cada jogador fica de um lado e tem por objetivo impedir que a bola quique no seu lado mais de uma vez. Quando isso acontece, o ponto é vencido pelo adversário.

Ou seja, o esporte consiste em usar a raquete para transferir a bola para o adversário, dando-o a responsabilidade de evitar o segundo quique.

Cada lado da quadra recebe algumas linhas. Em ambos, você perceberá corredores nas laterais. Essa área é válida para o jogo de duplas (com dois jogadores de tênis de cada lado). Na partida simples (um contra um), ela não vale. Ou seja, se você jogar a bola nessa parte, perde o ponto.

Regras do tênis

Como são disputados os pontos?

Ainda falta explicar o restante da quadra, certo? Temos, afinal, dois retângulos laterais com um retângulo ao fundo de cada lado. Eles representam a área de saque.

Mas o que seria o saque no tênis? Nada mais do que o começo do ponto, quando um jogador lança uma bola com a mão para o alto e, usando a sua raquete, precisa colocá-la na área de saque oposta. Isso significa que, caso você saque do lado direito da quadra, ela deve cruzar a rede e quicar do lado esquerdo. E vice-versa.

A partir desse momento, o ponto é válido e toda a área de saque pode receber quiques. Se uma rebatida ficar na rede ou quicar fora, o ponto é do tenista adversário.

Além disso, o saque pode ser feito em duas tentativas. Se você errar a primeira, tem uma segunda chance. Caso não acerte novamente, perde o ponto. Esse erro é chamado de dupla falta.

Como funciona a contagem de pontos?

As regras do tênis não delimitam horário ou tempo. O jogo é definido por meio de pontos. Para entender a composição do placar, precisamos dividir uma partida em dois níveis: sets e games.

Na maior parte dos casos, as regras do tênis apontam para um jogo disputado em melhor de três sets. Ou seja, o vencedor precisa vencer dois deles para derrotar o adversário. O terceiro só é disputado caso a partida fique empatada em 1×1.

Em alguns casos específicos, a partida pode ser disputada em melhor de cinco sets. Nesse caso, vence o tenista que conquistar três deles.

Esses jogos mais longos são exclusivos do calendário masculino e ocorrem em Grand Slams. Antigamente, também se aplicavam na Copa Davis, um torneio entre países que mudou recentemente seu regulamento.

Entendendo a contagem do tênis

Para ganhar um set, um tenista precisa vencer seis games, mas com a vantagem de dois sobre o adversário. O placar pode ficar 6/2, 6/3 ou 6/4, por exemplo.

Se o jogo ficar empatado em 5/5, o set vai até sete games. Nesse caso, o placar pode ser finalizado em 7/5 ou, se empatado em 6/6, ser estendido ao tie-breakFalaremos dele em breve.

Mas antes disso, precisamos explicar que cada game possui contagem própria de quatro pontos. Eles são chamados de 15, 30, 40 e game. Têm inspiração no relógio analógico, com adaptações para “40” e “game” ao invés de “45” e “60”.

Cada game também possui um sacador. O primeiro saque do game é feito sempre na direita, e quem vencer o ponto abre a contagem em 15–0. Na sequência, o próximo saque é feito na esquerda, sendo que o placar pode ficar em 30–0 ou 15–15. E assim continua a disputa.

Novamente, é preciso abrir dois pontos de vantagem. Caso fique 40–40, jogam-se mais dois pontos até que um tenista conquiste ambos. Assim, ele vencerá o game e abrirá vantagem para vencer o set.

O que é o tie-break?

Nas regras do tênis, o tie-break é o game de desempate de um set. É disputado sempre que a partida ficar empatada em 6/6. Possui contagem numérica normal e vai até sete.

A diferença é que os saques se alternam a cada dois pontos, com exceção do primeiro, que é único. Assim, caso você comece sacando, jogará apenas um ponto e receberá dois saques do seu adversário, mantendo esse fluxo até o encerramento.

Quem chegar até sete pontos primeiro vence o tie-break e o set. Há necessidade de uma vantagem de dois pontos sobre o adversário, estendendo-se infinitamente a contagem até que ela seja adquirida por um dos tenistas.

Onde o tênis pode ser jogado?

Além da questão técnica da contagem, precisamos destacar que o tênis pode ser disputado em diferentes superfícies. São três principais:

  • quadra rápida: também chamada de quadra dura. O jogo é disputado em piso sintético. O quique da bola é regular e rápido, fazendo com que o jogo favoreça tenistas mais agressivos em seus golpes;
  • saibro: popularmente conhecido como “terra batida”, tem características particulares, como um quique mais alto e um jogo mais lento. Sendo assim, permite pontos mais disputados;
  • grama: tem um quique bastante irregular e dificulta longas trocas de bola. Na história do tênis, é o piso mais tradicional, embora seja raro no Brasil.

Apesar das diferenças mencionadas, os pisos possuem quadras com as mesmas dimensões e as regras do tênis se aplicam igualmente.

Deu para entender as regras do tênis?

Em um primeiro momento, as regras do tênis podem parecer complicadas. No entanto, se você começar a jogar em Ribeirão Preto, logo entenderá que é tudo muito simples.

Essa é uma das modalidades esportivas mais completas para movimentar o corpo. Você estará a todo o instante exercitando membros inferiores, superiores e abdômen para rebater a bolinha.

Apesar disso, consideramos muito importante alguns cuidados iniciais. Se você nunca jogou, busque ajuda de um profissional ou alguém que já tenha experiência com a modalidade. Essa é a melhor forma de encontrar uma raquete de peso adequado e aprender os movimentos corretos, evitando o risco de lesões.

Gostou de conhecer as regras do tênis? Então, fica o convite para compartilhar este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais e começar a praticar um dos melhores esportes para manter a sua saúde em dia!

Categorias e Tags relacionadas