fbpx

Afinal, como começar a jogar tênis?

Afinal, como começar a jogar tênis?

Você tem vontade de aprender a jogar tênis? Essa é uma das modalidades esportivas mais interessantes para quem busca uma atividade visando a melhora de condicionamento físico. Isso porque, como ela utiliza todo o corpo, é um exercício completo.

Por outro lado, o tênis não é tão popular quanto o futebol no Brasil. Além disso, a sua curva de aprendizado costuma ser um pouco elevada. Assistir aos grandes jogadores, como Federer, Nadal ou Djokovic, faz parecer mais fácil acertar a bolinha do que realmente é.

No entanto, esses não são motivos para você desanimar ou desistir. E é justamente para incentivá-lo que estamos aqui hoje: vamos dar algumas dicas de como começar a jogar tênis com saúde e, principalmente, segurança. É só continuar a leitura deste artigo!

Quais são as regras do tênis?

Para quem deseja aprender a jogar tênis, o primeiro desafio é conhecer as regras da modalidade. No começo, pode parecer um pouco desafiador dominar tudo que contempla o esporte, como o entendimento das linhas da quadra, a dinâmica de jogo ou a pontuação (dividida em games e sets).

Conforme você assistir às partidas profissionais e começar a praticar, contudo, verá que não é tão complexo assim. O grande objetivo, afinal, é impedir que a bolinha quique duas vezes no seu lado da quadra, transferindo essa responsabilidade para o seu adversário.

Caso não faça ideia de como funciona a dinâmica da modalidade, recomendamos que você leia o artigo em que explicamos as principais regras do tênis.

Quais são os tipos de quadra do tênis?

Geralmente, os adeptos do tênis começam assistindo aos grandes campeonatos. E, se esse é o seu caso, você certamente já percebeu que existem diferentes tipos de superfícies onde o esporte pode ser jogado.

Em resumo, são três tipos de piso principais, cada qual com as suas características. Abaixo, explicamos brevemente quais são eles e como afetam o jogo:

  • piso duro: também chamada de quadra rápida, essa superfície é uma espécie de cimento que deixa o quique da bola regular e acelerado. É ideal para jogadores mais agressivos, que gostam de tomar a iniciativa dos pontos ou tenham saques eficientes;
  • saibro: é um piso composto por terra, argila e pó de tijolo (por esse motivo, também é chamado de “terra batida”), que torna o quique da bola mais alto e o jogo mais lento. Os jogadores podem deslizar, o que permite trocas de bola mais longas;
  • grama: por fim, ainda temos um piso que incentiva um quique bastante irregular da bola, dificultando aos tenistas mantê-la em jogo. Entre os três, é o mais difícil de encontrar — seja nos torneios oficiais ou em jogos recreativos aqui no Brasil.

Antes de comprar qualquer item ou marcar uma partida, é importante que você conheça as características de cada superfície. Além de mudarem a dinâmica do jogo, conforme apresentamos, elas exigem cuidados diferentes em termos físicos. O que nos leva à próxima dica.

Como começar a jogar tênis?

Quem pode ensinar você a jogar tênis?

Para quem tem medo de lesões, o tênis já apresenta uma vantagem: o esporte é individual e não permite contato entre os jogadores durante os pontos. Ou seja, aquela dividida do futebol que dói só de imaginar jamais acontecerá.

Mas isso não significa que você não precise de cautela nesse aspecto. O tênis envolve o corpo inteiro na sua prática, movimentação em todas as direções e impacto entre a raquete e a bola (que pode provocar problemas nas articulações se não for bem executado).

Portanto, é muito importante que você busque a ajuda de alguém com experiência na modalidade durante as suas primeiras raquetadas. De preferência, um professor. Assim, torna-se mais fácil aprender quais são os principais golpes e como executá-los da forma correta, evitando riscos de lesão.

Quais são os equipamentos necessários para jogar tênis?

É sensacional que você se empolgue para começar logo a jogar tênis, mas há ainda um último cuidado essencial, que tem a ver com a seleção dos equipamentos.

Há quem pense que basta pegar qualquer opção e ir para a quadra. Isso não é verdade, pois existem diversas raquetes, cada qual com as suas características. E a sua primeira missão é ter um equipamento condizente com a sua experiência e aptidão.

No mercado esportivo, os materiais são de diferentes níveis. Você encontrará raquetes leves e outras mais pesadas. Iniciantes devem optar por produtos do primeiro tipo, com foco na cabeça da raquete, o que ajuda a acertar a bolinha. Já para tenistas mais experientes, um equipamento de peso moderado e melhor distribuído pode aumentar a performance, pois dá mais controle.

Ainda sobre o seu principal equipamento, não deixe de verificar alguns detalhes que tendem a prolongar a prática do tênis. É o caso do antivibrador, aparelho que reduz a vibração das cordas e pode ajudar a preservar as suas articulações.

As cordas, aliás, também possuem variações. Algumas facilitam a aplicação de efeito sobre a bolinha e outras dão maior controle. A durabilidade é impactada; cordas mais qualificadas quebram mais rapidamente. Verifique o tipo adequado para o seu nível de experiência.

Não se esqueça de escolher um tênis apropriado. Modelos de corrida não são recomendados: eles possuem certa altura e podem facilmente levar à torção do tornozelo. Existem calçados específicos para a prática da modalidade, com solado reforçado e preparado para “travar” a corrida após a rebatida.

Por fim, invista em roupas próprias para a prática de esportes, que costumam ser leves e confortáveis. Peças produzidas em poliéster permitem que a pele respire melhor e evitam a transpiração excessiva.

Pronto para começar a jogar tênis?

O nosso objetivo com este artigo é compartilhar orientações básicas para quem deseja começar a praticar um esporte completo e apaixonante. No começo pode parecer muita coisa para administrar, mas logo você vai dominar por completo a modalidade.

Enquanto isso, vale ficar de olho nos jogos profissionais do esporte. A história do tênis é muito rica e repleta de boas oportunidade de aprendizados apenas por meio da observação dos grandes tenistas mundiais.

Agora é com você! Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e comece a praticar este esporte apaixonante em Ribeirão Preto.

Categorias e Tags relacionadas