fbpx

8 jogadores de tênis que entraram para a história do esporte

8 jogadores de tênis que entraram para a história do esporte

Alguns jogadores de tênis fizeram história na modalidade, atingindo feitos memoráveis que certamente não serão esquecidos pelo público, mesmo com o passar dos anos.

Pensando em inspirá-lo a começar a praticar tênis em Ribeirão Preto, hoje vamos relembrar alguns dos tenistas mais importantes e os motivos pelos quais merecem estar nesta lista.

Você já tem algum palpite sobre quem são eles?

Os 8 principais jogadores de tênis da história

Selecionar apenas alguns nomes em uma modalidade esportiva centenária não é uma tarefa fácil. Mesmo assim, existem tenistas que, inevitavelmente, merecem maior destaque por parte da mídia e do público que ama o esporte.

Vamos então conferir quem são os principais jogadores de tênis e quais são os seus grandes feitos, começando por aquele que é considerado por muitos como o maior nome da história do esporte: Roger Federer.

1. Roger Federer

A discussão sobre quem é o melhor tenista de todos os tempos é levantada de tempos em tempos, gerando opiniões das mais variadas. No entanto, para boa parte das pessoas, o título ainda pertence a Roger Federer.

O suíço tem, de fato, um currículo extenso, que cabe perfeitamente no cargo. São, afinal, vinte títulos de Grand Slams, um feito inédito e que, ao menos até o momento em que este artigo foi produzido, nenhum outro tenista conseguiu em toda a história do tênis.

E essa não é a única marca que o coloca entre os melhores. Federer também é recordista de semanas como número um do ranking masculino, líder de títulos do ATP Finals (com seis conquistas), possui mais de 100 campeonatos de nível ATP e ainda é o tenista mais velho a liderar o ranking dos homens.

Nada mal, não é?

2. Serena Williams

Se Roger Federer é considerado o maior tenista da história por muitos, Serena Williams é também um dos grandes nomes do circuito feminino. Nascida nos Estados Unidos, ela detém o recorde de títulos de Grand Slams na Era Aberta do tênis: são 23 conquistas dos principais troféus disputados.

Vale mencionar que ela ainda perde em títulos totais para a australiana Margaret Court, tenista que somou 24 conquistas. Esse recorde, no entanto, tem muitas vitórias anteriores a 1968, quando os profissionais disputavam um circuito separado.

3. Pete Sampras

Outro tenista norte-americano histórico foi Pete Sampras. Até o surgimento da geração batizada como “Big 3” — Federer, Nadal e Djokovic , ele era considerado o grande nome entre os jogadores de tênis masculinos.

Na sua prateleira estão nada menos do que 14 títulos de Grand Slams, recorde que era visto como imbatível, mas algo que a própria história tratou de desmentir.

Além disso, ele imortalizou o estilo saque e voleio, sendo muito eficiente na aplicação da estratégia.

4. Steffi Graf

Se você pensa que só no tênis masculino existe discussão sobre o melhor tenista da história, engana-se. No circuito feminino, as dúvidas também persistem, embora exista maior consenso a favor da alemã Steffi Graf.

Ela conquistou mais de cem títulos profissionais em sua carreira e ainda dominou o circuito quando o assunto é Grand Slam.

Foram 22 títulos ao longo do tempo em que ela atuou profissionalmente, apenas um a menos do que Serena Williams, conforme vimos anteriormente.

Jogadores de tênis: Steffi Graf

A jogadora de tênis alemã Steffi Graf

5. Rod Laver

O nome de Rod Laver é familiar para você? É provável que sim, pois ele batiza nada menos que uma das quadras mais importantes do circuito mundial do tênis: a Rod Laver Arena, a principal do Australian Open.

Ele pode não ser tão popular atualmente, mas o australiano também possui números invejáveis. Além de ser recordista em número de títulos, Laver é o único tenista a conseguir a conquista do Grand Slam (vencendo os quatro torneios na mesma temporada) por duas vezes.

Apenas para que você tenha dimensão da relevância desse fato, apenas outro tenista conseguiu fazê-lo: Don Budge.

6. Rafael Nadal

Se mencionamos Roger Federer, é impossível ignorar o nome de Rafael Nadal na lista dos principais jogadores de tênis da história. O espanhol é, afinal, o segundo jogador com mais conquistas de Grand Slams na Era Aberta: são 19, apenas uma a menos do que Federer.

Muitas dessas conquistas aconteceram em Roland Garros, torneio em que Nadal acumulou doze vitórias. Não por acaso, o tenista espanhol é carinhosamente batizado como “rei do saibro”.

Nadal também é muito conhecido por sua garra e determinação. Dono de uma condição física invejável, disputa todos os pontos como se fossem o último da partida, causando sérias complicações aos seus oponentes.

7. Margaret Court

Já que mencionamos Margaret Court ao longo do artigo, ela não poderia ficar de fora da nossa lista de principais jogadores de tênis.

A australiana, afinal, ainda detém o maior número de conquistas de Grand Slams entre as mulheres: são 24 troféus. Boa parte deles, na verdade, vieram antes da Era Aberta, mas isso não diminui em nada o seu feito.

E não são apenas esses dados que chamam a atenção. Com mais de 90% de vitórias em seus confrontos, ela é uma verdadeira lenda do tênis feminino.

Considerando também partidas de duplas, são 62 conquistas de Grand Slams. Números impressionantes até mesmo nos dias atuais.

8. Novak Djokovic

Já que mencionamos o “Big 3”, como esquecer de Novak Djokovic? O tenista sérvio chegou ao circuito como grande desafiante ao topo do ranking, até então dominado por Federer e Nadal.

Nole, como é carinhosamente chamado, conquistou seu espaço. Apesar disso, não possui o mesmo carisma da dupla Fedal, algo que fica nítido no entusiasmo da torcida quando enfrenta seus dois principais adversários.

Além de atual líder do ranking, o sérvio acumula 17 Grand Slams e ainda almeja o título de maior vencedor entre os principais torneios do circuito. Ele também é o único tenista a conquistar o Career Golden Masters, título concedido aos jogadores de tênis que vencem todos os nove torneios Masters 1000.

E você? Já conhecia todos esses tenistas? Acha que faltou algum na nossa lista? Não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais e deixar que seus amigos também opinem sobre os principais jogadores de tênis da história!

Categorias e Tags relacionadas