fbpx

Analise a posição solar antes de comprar um apartamento!

22/07/2019

posicao_solar_tecnoart

Comprar um apartamento próprio é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Nessa hora, queremos fazer tudo certo e precisamos ficar de olho em muitos detalhes. Um deles é a posição solar.

A forma como o Sol incide em cada cômodo determina o quão confortável os ambientes ficarão tanto no verão quanto no inverno. Na verdade, a posição solar é muito mais que um detalhe — ela pode mudar completamente um imóvel.

Pensa em comprar um apartamento? Confira agora o que você precisa saber sobre posição solar!

O que é posição solar

A posição solar de um imóvel se refere, como o nome indica, ao posicionamento dele em relação aos raios do Sol. Geralmente se refere à direção para a qual a fachada do imóvel aponta.

Por exemplo, se um corretor fala que o imóvel tem posição solar Norte, quer dizer que a frente dele está virada para essa direção. Mas é claro que ela não será a mesma em todo o imóvel e, portanto, cada cômodo tem o seu próprio posicionamento.

Atualmente, a maioria dos smartphones já conta com uma bússola entre as suas ferramentas e, se o seu não tiver, é possível baixar um aplicativo. Assim, fica fácil verificar a posição solar antes de comprar um apartamento.

A posição solar é importante para garantir o conforto térmico e a luminosidade do imóvel. Também ajuda a evitar mofo e umidade. Ter uma boa iluminação — menos Sol no verão e mais Sol no inverno — ainda contribui para economizar dinheiro com energia elétrica, ar-condicionado ou aquecimento.

Como é a incidência solar em cada direção

O Sol nasce no Leste e se põe no Oeste todos os dias, mas a incidência solar varia bastante ao longo do ano e ao redor do planeta.

Dependendo da estação, do hemisfério e da região observada, os raios solares serão mais fortes ou mais fracos.

Veja a incidência solar em cada direção nas diferentes estações do ano.

Norte

Para quem está no hemisfério Sul, como no Brasil, o lado Norte é o que mais recebe incidência solar durante todo o ano.

Essa é a posição solar preferida de muitas pessoas, principalmente de quem mora nas regiões menos quentes do país.

No verão, o Sol incide na face Norte durante a manhã e até o meio da tarde.

No inverno, o Sol incide sobre a face Norte durante todo o dia.

Sul

O lado Sul é o que menos recebe Sol, tanto no inverno quanto no verão. Por isso, essa posição deve ser evitada por quem quer ter um cômodo bem iluminado.

O lado Sul pode ser uma boa opção para quem mora nas cidades mais quentes e quer evitar o calor excessivo.

Leste

É onde o Sol nasce e, portanto, recebe os raios solares da manhã, que são mais amenos. Esse lado é ideal para quem prefere ter noites mais frescas.

A desvantagem é que a luminosidade já atinge o cômodo logo cedo. Portanto, se o quarto for voltado para esse lado, você precisará de boas cortinas.

Oeste

O lado Oeste é exatamente o oposto, isto é, recebe o Sol na parte da tarde.

Esse Sol é mais forte e pode fazer com que o cômodo fique muito quente durante a noite.

Como escolher a posição solar na hora de comprar um apartamento

Não existe uma posição solar ideal que vale para todos os imóveis. Antes de comprar um apartamento, siga os passos a seguir.

Verifique a posição solar de cada cômodo

Como o apartamento receberá Sol de vários lados ao longo do dia, é melhor adaptar a posição solar para cada cômodo:

  • quartos: devem ser bem iluminados, mas sem exageros. A preferência é por posicioná-los nas faces Norte ou Leste e, se necessário, instalar cortinas capazes de bloquear bem os raios solares;
  • salas: também merecem boa iluminação e, como é um ambiente de longa permanência, deve ter como foco o conforto térmico. A face Leste é uma boa pedida;
  • varandas: são bem flexíveis e podem ser voltadas para as faces Norte, Leste ou Oeste. Se você morar em uma região muito quente, até mesmo a face Sul pode ser escolhida;
  • cozinha:  não precisa de Sol o tempo todo e o calor em excesso pode até mesmo danificar alimentos. Porém, precisa receber luminosidade suficiente para que não apareçam mofo e umidade;
  • banheiro: também precisa receber Sol por conta da umidade, mas geralmente não é um item crítico;
  • garagem, lavanderia ou depósito: cômodos que têm menor circulação e permanência de pessoas e podem ser voltados até mesmo para a face Sul.

Observe o clima da região

Como já falamos, a escolha da posição solar também depende bastante da região.

A face Norte não é indicada para quem está em uma cidade muito quente, já que o apartamento receberá bastante Sol durante o ano inteiro. Nesse caso, estar na face Sul e fugir dos raios solares pode ser até uma vantagem.

Já para quem pretende comprar um apartamento em um local de clima mais ameno ou frio, vale o contrário. Fuja da face Sul para ter um imóvel mais aquecido no inverno.

Pense nas suas preferências

Por fim, também vale a pena observar os seus hábitos. Se você gosta mais do calor e quer aproveitar o Sol mesmo dentro do apartamento ou na sua varanda, tente comprar um imóvel com a posição solar Norte. Se, ao contrário, você não é muito fã das altas temperaturas, prefira as posições intermediárias, principalmente a face Leste.

Como você viu, a posição solar é um item de grande importância da hora de escolher um imóvel. Antes de comprar um apartamento, tenha certeza de que considerou a incidência de Sol em cada cômodo e que o projeto está adaptado às suas preferências em termos de calor e luminosidade.

Gostou das nossas dicas sobre posição solar? Se você planeja comprar um apartamento, acompanhe a gente nas redes sociais — Facebook e no Instagram — e veja outros conteúdos como este!

Categorias e Tags relacionadas