Comprar um apartamento próprio é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Nessa hora, queremos fazer tudo certo e precisamos ficar de olho em muitos detalhes. Um deles é a posição solar.
A forma como o Sol incide em cada cômodo determina o quão confortável os ambientes ficarão tanto no verão quanto no inverno. Na verdade, a posição solar é muito mais que um detalhe — ela pode mudar completamente um imóvel.
Pensa em comprar um apartamento? Confira agora o que você precisa saber sobre posição solar!
A posição solar de um imóvel se refere, como o nome indica, ao posicionamento dele em relação aos raios do Sol. Geralmente se refere à direção para a qual a fachada do imóvel aponta.
Por exemplo, se um corretor fala que o imóvel tem posição solar Norte, quer dizer que a frente dele está virada para essa direção. Mas é claro que ela não será a mesma em todo o imóvel e, portanto, cada cômodo tem o seu próprio posicionamento.
Atualmente, a maioria dos smartphones já conta com uma bússola entre as suas ferramentas e, se o seu não tiver, é possível baixar um aplicativo. Assim, fica fácil verificar a posição solar antes de comprar um apartamento.
A posição solar é importante para garantir o conforto térmico e a luminosidade do imóvel. Também ajuda a evitar mofo e umidade. Ter uma boa iluminação — menos Sol no verão e mais Sol no inverno — ainda contribui para economizar dinheiro com energia elétrica, ar-condicionado ou aquecimento.
O Sol nasce no Leste e se põe no Oeste todos os dias, mas a incidência solar varia bastante ao longo do ano e ao redor do planeta.
Dependendo da estação, do hemisfério e da região observada, os raios solares serão mais fortes ou mais fracos.
Veja a incidência solar em cada direção nas diferentes estações do ano.
Para quem está no hemisfério Sul, como no Brasil, o lado Norte é o que mais recebe incidência solar durante todo o ano.
Essa é a posição solar preferida de muitas pessoas, principalmente de quem mora nas regiões menos quentes do país.
No verão, o Sol incide na face Norte durante a manhã e até o meio da tarde.
No inverno, o Sol incide sobre a face Norte durante todo o dia.
O lado Sul é o que menos recebe Sol, tanto no inverno quanto no verão. Por isso, essa posição deve ser evitada por quem quer ter um cômodo bem iluminado.
O lado Sul pode ser uma boa opção para quem mora nas cidades mais quentes e quer evitar o calor excessivo.
É onde o Sol nasce e, portanto, recebe os raios solares da manhã, que são mais amenos. Esse lado é ideal para quem prefere ter noites mais frescas.
A desvantagem é que a luminosidade já atinge o cômodo logo cedo. Portanto, se o quarto for voltado para esse lado, você precisará de boas cortinas.
O lado Oeste é exatamente o oposto, isto é, recebe o Sol na parte da tarde.
Esse Sol é mais forte e pode fazer com que o cômodo fique muito quente durante a noite.
Não existe uma posição solar ideal que vale para todos os imóveis. Antes de comprar um apartamento, siga os passos a seguir.
Como o apartamento receberá Sol de vários lados ao longo do dia, é melhor adaptar a posição solar para cada cômodo:
Como já falamos, a escolha da posição solar também depende bastante da região.
A face Norte não é indicada para quem está em uma cidade muito quente, já que o apartamento receberá bastante Sol durante o ano inteiro. Nesse caso, estar na face Sul e fugir dos raios solares pode ser até uma vantagem.
Já para quem pretende comprar um apartamento em um local de clima mais ameno ou frio, vale o contrário. Fuja da face Sul para ter um imóvel mais aquecido no inverno.
Por fim, também vale a pena observar os seus hábitos. Se você gosta mais do calor e quer aproveitar o Sol mesmo dentro do apartamento ou na sua varanda, tente comprar um imóvel com a posição solar Norte. Se, ao contrário, você não é muito fã das altas temperaturas, prefira as posições intermediárias, principalmente a face Leste.
Como você viu, a posição solar é um item de grande importância da hora de escolher um imóvel. Antes de comprar um apartamento, tenha certeza de que considerou a incidência de Sol em cada cômodo e que o projeto está adaptado às suas preferências em termos de calor e luminosidade.
Gostou das nossas dicas sobre posição solar? Se você planeja comprar um apartamento, conheça nossos empreendimentos.