fbpx

Aniversário de Ribeirão Preto: saiba mais sobre a cidade

19/06/2019

ribeirao_preto_aniversario

Ribeirão Preto faz aniversário no dia 19 de junho. Portanto, em 2019, completa 163 anos de história. A cidade está em desenvolvimento e sua população não para de crescer, afinal, não faltam motivos para elegê-la como lar.

Comércio vibrante, boas oportunidades de trabalho, muitas opções para estudos e inúmeras alternativas de lazer fazem do município um dos mais atrativos do interior de São Paulo para morar e investir.

Nessa data especial, aproveite para conhecer melhor a cidade e descobrir porque tantas pessoas se encantam por Ribeirão Preto. Vamos lá?

Um pouco da história de Ribeirão Preto

A região foi povoada por índios até o século XIX. Eles viviam do cultivo do milho e da mandioca, da caça e da colheita de frutos típicos da região. Mas ao longo dos anos, as terras começaram a ser ocupadas por outras pessoas.

Ribeirão Preto passou a receber, por exemplo, mineiros que migravam devido ao baixo rendimento da mineração em suas terras e fazendeiros que fugiam da crise do café. Muitas fazendas se formaram e a cidade foi fundada a partir da criação da Paróquia de São Sebastião.

O município foi pioneiro e votou pela emancipação dos escravos da cidade antes mesmo da assinatura da Lei Áurea. Após o fim do uso de mão de obra compulsória, Ribeirão Preto recebeu um intenso fluxo de trabalhadores europeus, principalmente italianos.

Economia

O café foi o primeiro produto da cidade e possibilitou o crescimento de Ribeirão Preto. Porém, com o tempo, foi substituído por outras culturas, principalmente a cana-de-açúcar. O município também ficou conhecido como capital do chopp devido ao sucesso da Companhia Cervejaria Paulista e da Choperia Pinguim.

Atualmente, a prestação de serviços e o comércio são os principais setores na economia de Ribeirão Preto. Aliás, a cidade é um polo de negócios e serve de referência para outros municípios, como Barretos, Araraquara e São Carlos.

Além disso, Ribeirão Preto pode ser considerada um polo industrial. As atividades desenvolvidas no município incluem a produção de álcool, de alimentos e bebidas e de itens farmacêuticos, entre outras. Grandes multinacionais, como AmBev e Bayer, mantêm unidades por aqui.

Desenvolvimento e população

A população estimada pelo IBGE para 2018 é de quase 695 mil habitantes. De acordo com o órgão, Ribeirão Preto foi a cidade que mais cresceu nos últimos cinco anos entre as 20 maiores do estado de São Paulo.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) medido pelo Censo de 2010 é de 0,800, ou seja, acima da média nacional. Esse indicador coloca Ribeirão Preto no chamado grupo de elite, composto pelas cidades com IDHM alto. Em São Paulo, apenas 13% dos municípios conquistaram essa marca.

Ribeirão Preto tem ainda o 24º maior PIB do país e fica à frente de 15 capitais brasileiras em termos de riqueza. Em 2015, o PIB da cidade alcançou a marca de R$ 27,8 bilhões. Em 2010, ele era de R$ 18,2 bilhões. Isso significa um crescimento de 52% em cinco anos.

Além do comércio, dos serviços e da indústria já citados, um setor que contribui para esse bom resultado é o da educação. Ribeirão Preto abriga muitos colégios e faculdades que geram riquezas e oferecem excelentes oportunidades para os seus habitantes.

Cultura e lazer

Contudo, nem só de trabalho e estudos vivem os moradores de Ribeirão Preto. A cidade também conta com muitas opções para as horas vagas e os finais de semana. Então, veja algumas delas:

  • Parque Raya, um oásis com mais de 40 mil m² de área verde;

  • Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali, conhecido como Curupira, com 152 m² de área verde;

  • Museu da Cana, em Pontal, a cerca de 30 minutos de Ribeirão Preto;

  • Museu Casa de Portinari, na cidade de Brodowski, a cerca de 40 km de Ribeirão Preto;

  • Parque das Artes, com uma pista de corrida e caminhada de 1,5 mil m;

  • Jardim Japonês;

  • Museu do Café;

  • Bosque e Zoológico Fábio Barreto.

Para quem gosta de aproveitar um dos principais atrativos de Ribeirão Preto — o comércio —, também não faltam boas oportunidades. Desde o Mercado Municipal, que foi o primeiro polo comercial da cidade, e o Novo Mercadão da Cidade, na zona sul, até os modernos shoppings, é possível encontrar de tudo.

Atualmente, Shopping Santa Úrsula, Ribeirão Shopping, Shopping Iguatemi e Novo Shopping são os principais centros de compras do município.

Atrações à parte são as cervejarias, como Colorado, Invicta, Lund e tantas outras, que continuam fazendo jus à boa fama de Ribeirão Preto em termos de produção de cerveja e chopp.

Para quem valoriza uma boa gastronomia, a cidade também não deixa a desejar. Festivais, bares e restaurantes diversos garantem comida e bebida para todos os gostos durante o ano inteiro.

Qualidade de vida

Conforme vimos, quem busca qualidade de vida certamente não se decepcionará com Ribeirão Preto. Com economia forte e infraestrutura consolidada, além de educação e lazer garantidos, a cidade é ideal para diversas fases da vida.

Portanto, aproveite o aniversário de Ribeirão Preto para conhecer a cidade e se encantar com as belezas e facilidades do interior de São Paulo!

Quer ver mais dicas sobre o município e ficar por dentro de ótimas chances de investimento em imóveis na região? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Categorias e Tags relacionadas