fbpx

Golfe: um guia sobre o esporte

guia_golfe

O golfe já foi um esporte muito distante dos brasileiros. Contudo, nos últimos anos, esse cenário começou a passar por mudanças. Velha conhecida dos famosos, a modalidade também se torna atrativa para as pessoas comuns.

Você já pensou em jogar golfe, mas ainda não entende muito sobre o esporte? Neste post, você saberá mais sobre esse jogo desafiador e conhecerá alguns lugares pelo Brasil onde pode iniciar na prática.

Acompanhe!

História e curiosidades sobre o golfe

O jogo foi criado na Escócia e teve as regras publicadas pela primeira vez em 1744. No entanto, há indícios de que o esporte já era praticado bem antes disso, porém sem regras oficiais.

Atualmente, o golfe é bastante popular em todo o Reino Unido, nos Estados Unidos, no Canadá, na Irlanda e na Austrália, entre outros países.

O golfe já tinha sido um esporte olímpico nos anos de 1900 e 1904, mas ficou de fora da competição por mais de 100 anos. Em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ele voltou a fazer parte do evento.

O esporte movimenta, todos os anos, uma verdadeira fortuna. Nos Estados Unidos, os principais campeonatos pagam prêmios milionários. Inclusive, o golfista mais famoso do mundo, Tiger Woods, figura entre os atletas mais bem pagos da história.

Uma das jogadas mais difíceis do golfe é acertar um buraco com apenas uma tacada. Esse movimento, chamado de hole in one, é raro e envolve muita habilidade e um pouco de sorte.

Na tradição do jogo, quem faz um hole in one paga uma rodada para os outros jogadores.

Regras do jogo

O objetivo é acertar as bolas em todos os buracos com o menor número de tacadas possível. O modelo tradicional tem 18 buracos e as partidas são disputadas por tacadas ou buraco a buraco.

No jogo por tacadas, vence quem acertar a bola em todos os 18 buracos com o menor número de jogadas. Essa é a modalidade mais comum e muito usada em campeonatos.

Na modalidade buraco a buraco, o jogador que acertar o alvo com menos tacadas ganha o buraco. Se os dois jogadores usarem o mesmo número de tacadas para acertar um buraco, ele é considerado empatado. Esse jogo é ganho pela equipe ou pelo jogador que vencer mais buracos. Quando a diferença for maior que o número de buracos a jogar, a partida é encerrada, pois o vencedor já é conhecido.

Um campeonato de golfe costuma durar mais de um dia, sendo jogado apenas durante o dia e com luz natural.

São usados diversos tipos de taco, dependendo da força ou da precisão necessária. Em cada partida, é permitido que o jogador carregue até 14 tacos na bolsa. Os mais comuns são:

  • de madeira, para tacadas mais distantes;
  • de ferro, para distâncias curtas;
  • híbridos, uma combinação entre a madeira e o ferro, que pode ser utilizado em quase todas as situações;
  • putters, que são um tipo de taco especial que ajuda a alinhar a bola com o buraco. São usados na área chamada de Green, que é a região próxima ao buraco.

Razões para jogar golfe

Certamente não faltam motivos para jogar golfe. Se você tem a imagem de que esse é um esporte chato e sem emoção, provavelmente é porque nunca tentou. Confira algumas razões que fazem muitos se tornarem fanáticos!

Faz bem para o corpo e a mente

Ao contrário do que parece, o golfe demanda muita força e concentração. Apesar de realmente não ser um esporte onde você vai correr ou queimar muitas calorias, também faz bem para o corpo e ajuda a manter a saúde em dia.

As bolas são leves e o jogador precisa usar bastante força para conseguir alcançar o buraco em poucas tacadas.

Outro aspecto importante do golfe é que ele ajuda a aliviar o estresse e a manter a mente saudável.

É um esporte desafiador e competitivo

Se você gosta de desafios, o golfe definitivamente é para você. Quem quer vencer precisa manter a calma para trabalhar sob pressão. Conseguir colocar as bolinhas dentro dos 18 buracos é muito difícil e, por isso, a competição pode ficar bastante acirrada.

É uma oportunidade de socialização

Por fim, você provavelmente já viu muitas imagens de artistas e políticos que mostram que eles utilizam o golfe como uma oportunidade de socialização.

Pois saiba que esse não é um direito exclusivo deles: você também pode aproveitar as partidas para socializar, fazer amigos e até mesmo discutir negócios.

A presença do golfe no Brasil

Alguns dos grandes entusiastas do golfe no Brasil são Rubens Barrichello, Galvão Bueno e Tadeu Schmidt. Eles podem ser vistos frequentemente em clubes de golfe tradicionais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Mas pode ficar tranquilo que você não precisa ser nenhuma celebridade para jogar. Há diversos campos de golfe no Brasil que são abertos para sócios e não sócios. A taxa cobrada para utilização é chamada de green fee e você pode esperar preços em torno de R$ 200 a R$ 500.

O golfe em Ribeirão Preto

Se você mora em Ribeirão Preto ou região, pode utilizar as facilidades do Ipê Golf Club, que fica no bairro Vila do Golfe. Além do campo, o local também conta com quadras de tênis, academia, piscina e espaço para socialização.

Um dos pontos positivos desse campo de golfe em Ribeirão Preto é que, diferentemente da maioria, ele está bem próximo à cidade. Por estar em torno de 15 minutos do centro, os seus frequentadores podem utilizar o Ipê Golf Club também durante a semana e até mesmo em algum intervalo durante o dia.

Gostou de saber mais sobre o golfe e a presença da modalidade no Brasil? Então, aproveite para conhecer mais sobre o Ipê Golf Club e outros campos que estão entre os melhores do Brasil para a prática do esporte!

Categorias e Tags relacionadas