fbpx

Quais são as vantagens de morar longe do centro?

04/07/2019

pessoas_cachorro_parque

Viver em uma localização central é a escolha de muita gente, principalmente quem deseja ficar perto da agitação das cidades. Porém, morar longe do centro pode ser muito mais atrativo do que se pensa!

Longe da loucura das áreas mais movimentadas, os bairros afastados também podem oferecer grande comodidade. Engana-se quem pensa que morar longe do centro só traz desvantagens.

Conheça alguns dos benefícios encontrados por quem opta por expandir os horizontes e decide morar fora do centro da cidade.

Mais tranquilidade e menos violência

Por um lado, o centro é preferido devido à sua comodidade em oferecer tudo o que o morador procura perto de casa. Por outro, isso tem um preço: ter a tranquilidade comprometida com trânsito e barulho, entre outros problemas típicos de uma grande cidade.

Já quem opta por morar longe do centro pode ter exatamente o contrário. Silêncio, áreas verdes amplas e sossego costumam fazer parte da rotina de um bairro que é mais residencial e menos comercial.

Até mesmo a violência pode ter índices mais baixos nos bairros fora do centro. Para quem tem filhos, a tranquilidade fica ainda mais relevante.

Infraestrutura forte

Foi-se o tempo em que apenas o centro das cidades tinha uma boa infraestrutura. Conforme as cidades se desenvolvem, é normal que os demais bairros se fortaleçam.

Sendo assim, não é porque alguém decidiu morar longe do centro que estará desprovido de infraestrutura. Atualmente, os bairros também contam com centros comerciais e conseguem fornecer serviços para os seus moradores.

Dependendo do bairro escolhido, você pode ter uma excelente rede de comércio, colégios, bares, restaurantes, shoppings, médicos, hospitais, dentistas, áreas de lazer e de esporte e tudo mais que for necessário para o seu dia a dia.

Mais espaço para viver

Outro fenômeno comum nas cidades médias e grandes é a diminuição do espaço dos imóveis nas áreas centrais. Com uma população condensada e um valor por m² alto, é difícil conseguir adquirir um imóvel com uma boa área.

Já para quem está disposto a dirigir um pouco mais, é possível morar longe do centro com espaço e conforto.

Imagine se, em vez de sair do trabalho e voltar para um apartamento apertado, com uma sala de estar pequena, você volte todos os dias para um imóvel amplo, com diversos ambientes para desfrutar com a família e receber os amigos.

Imóveis com preços mais acessíveis

Continuando o raciocínio, não podemos esquecer que os valores dos imóveis afastados do centro são consideravelmente mais acessíveis.

Você pode ganhar não apenas mais espaço na sua sala, cozinha ou quarto, mas também nas áreas comuns do prédio, nos ambientes para socialização e nos espaços de lazer.

Muitas vezes, o valor de um imóvel no centro sem nenhuma dessas facilidades se equipara ao de outro com inúmeras comodidades — como piscina, churrasqueira, salão de festas ou playground —, mas que fica afastado.

Mais oportunidades de socialização

Falando em lazer e comodidade, quem decide morar longe do centro geralmente também encontra mais oportunidades de socialização, porque há mais espaço no apartamento e nas áreas de convivência no prédio.

Além disso, a interação entre vizinhos geralmente é facilitada nas áreas residenciais. No centro, existe um trânsito grande de pessoas que não moram na região, o que dificulta a aproximação da comunidade.

Já nos bairros mais residenciais, a tendência é que os vizinhos se aproximem e se conheçam melhor. É possível até mesmo encontrar associações de moradores que organizam eventos e ajudam a criar um senso de comunidade.

Privacidade

Pode parecer contraditório, mas, ao mesmo tempo em que os vizinhos se aproximam, morar longe do centro representa mais privacidade. Nas regiões centrais, os prédios são construídos próximos uns dos outros, afinal, não dá para desperdiçar áreas tão concorridas.

Em contrapartida, nos bairros fora do centro, há espaço suficiente para proporcionar mais privacidade aos moradores. Com casas e apartamentos espaçosos e afastados uns dos outros, fica fácil manter a intimidade quando desejado.

Morar longe do centro traz mais qualidade de vida

Enfim, com todas essas vantagens, podemos afirmar que, para muitas pessoas, morar longe do centro traz mais qualidade de vida. Especialmente para famílias que têm ou pensam em ter filhos, essa pode ser uma decisão muito inteligente.

As crianças ganharão mais espaço para brincas e crescer. Os pais terão a tranquilidade de uma vizinhança segura e conhecida. Todos encontrarão a infraestrutura que precisam para fazer as compras do dia a dia, estudar, passear e se divertir.

Mesmo as famílias que não têm filhos pequenos e pessoas que vivem sozinhas podem se beneficiar das oportunidades de socialização, do espaço e conforto que os apartamentos fora do centro proporcionam.

Em cidades médias, como Ribeirão Preto, você nem precisa ir muito longe. Se dirigir por cerca de 10 minutos, encontrará todas essas vantagens e poderá ter mais qualidade de vida pagando um preço acessível.

Viu só como morar longe do centro também pode ser muito vantajoso? Se você pensa em adquirir um imóvel, não descarte os bairros um pouco mais afastados. Eles podem trazer agradáveis surpresas e proporcionar qualidade de vida para você e sua família!

Acompanhe nossas redes sociais — Facebook e Instagram — para conferir dicas, tendências e novidades do mercado imobiliário e de Ribeirão Preto!

Categorias e Tags relacionadas