fbpx

7 dicas para ter uma decoração de mesa de jantar sofisticada

Você sabia que a decoração de mesa de jantar pode proporcionar inúmeras vantagens em uma recepção? Afinal, quando nos atentamos a esse detalhe, temos a oportunidade de receber familiares e amigos de um modo mais sofisticado, acolhedor e prazeroso.

Assim, no fim do encontro, os convidados vão embora com uma enorme sensação de bem-estar. O segredo é ficar de olho nos elementos que envolvem a ambientação desse tipo de evento, sempre prezando pela harmonia e pelo bom gosto.

Caso você não saiba por onde começar, este é um excelente momento para se aprofundar no assunto e entender como um almoço ou jantar pode se tornar mais interessante. Neste artigo, ensinamos o passo a passo para decorar uma mesa, desde a toalha até os arranjos. Anote!

1. Comece pelas informações básicas para garantir uma decoração de mesa de jantar sofisticada

Em primeiro lugar, você precisará prestar atenção nas informações básicas do seu evento, para então criar uma bela decoração de mesa de jantar. Vejas quais são elas:

  • quantas pessoas estarão presentes;
  • quem são os convidados;
  • é uma ocasião formal ou informal;
  • trata-se de um evento diurno ou noturno.

Esses dados servirão como ponto de partida para o seu planejamento, ajudando a organizar os lugares, as louças e os talheres necessários para a ocasião.

Aliás, se você não encontrar espaço suficiente para acomodar todos os itens necessários, uma boa solução é investir em um aparador ou uma mesinha extra, item que poderá ser colocado na lateral da mesa de jantar para que todos os indivíduos presentes consigam se servir com praticidade e conforto ao longo da confraternização.

Por fim, estabeleça uma paleta de cores para a decoração de mesa de jantar. É comum que as pessoas acabem investindo em tons fortes, o que pode acabar sobrecarregando a produção. Para não cometer esse erro, procure criar um mix interessante, contrastando tonalidades suaves com pitadas intensas.

São boas sugestões:

  • branco + cinza;
  • bege + laranja;
  • rosa + creme;
  • azul-escuro + azul-claro;
  • lavanda + off-white.

Decoração de mesa de jantar

2. Escolha entre jogo americano e toalha

Ao falarmos sobre decoração de mesa de jantar, há quem acredite que esse tipo de composição, obrigatoriamente, deve contar com uma toalha de mesa. Nada disso, caro leitor!

Atualmente, existem anfitriões que optam por utilizar os famosos jogos americanos, como uma maneira de substituir as tradicionais toalhas e manter o ambiente mais atual.

A sua única missão será definir qual das duas opções mais combina com o seu estilo e a proposta do momento. Abaixo, contamos as características de cada alternativa:

  • toalha de mesa: ideal para ocasiões formais e pautadas pelo estilo clássico. Essa peça ainda é ótima para ser usada em composições grandes e proteger o móvel contra arranhões;
  • jogo americano: carrega uma proposta mais informal. Pode ser usado para marcar os lugares da mesa e, de quebra, é mais fácil de higienizar. Para encontros sofisticados, a dica é preferir os itens produzidos em materiais nobres, tais como a renda e o linho.

3. Invista em um bom jogo de louça

Certamente, o jogo de louça é o protagonista de qualquer decoração de mesa de jantar. Portanto, capriche! Escolha peças que sejam bonitas e, claro, capazes de suprir as suas necessidades ao servir a refeição.

Do mesmo modo, é de extrema importância que haja louças para todos os convidados, assim como utensílios para comportar saladas, sobremesas e outros pratos que estiverem previstos no menu.

Entre os itens que não podem faltar, destacamos:

  • pratos rasos e fundos;
  • sousplats;
  • pratos para pão;
  • travessas e sopeiras;
  • pratos para saladas e sobremesas;
  • taças exclusivas para caldos;
  • xícaras para café.

Em dúvida sobre qual modelo investir? Então, recorra aos curingas, que são as peças brancas. Neutras e refinadas, elas combinam bem com qualquer composição.

Ainda há a possibilidade de investir em itens que sejam diferenciados e se encaixam no perfil dos moradores. No mercado, há opções rústicas, românticas, étnicas, modernas, tropicais, minimalistas, clássicas e por aí em diante. Use a criatividade!

Decoração de mesa de jantar

4. Aposte nos guardanapos corretos

Primeiramente, esqueça o guardanapo de papel. Para criar uma bela decoração de mesa de jantar, você precisará recorrer às versões de tecido, que são mais sofisticadas.

Como exemplo, destacamos as peças em linho e algodão. De preferência, aposte em modelos de cores neutras, especialmente se a toalha ou o jogo americano for colorido/estampado.

Se sentir a necessidade, é possível posicionar esses itens dentro dos chamados “porta-guardanapos”, que podem surgir em formatos de anéis.

Em lojas especializadas no ramo, você encontrará opções para diferentes gostos, desde as mais simples e minimalistas até outras marcantes. Inegavelmente, é um cuidado que fará toda a diferença!

5. Inclua arranjos florais para dar um charme extra

Quer mais uma sugestão incrível para a decoração de mesa de jantar? Arremate a produção incluindo arranjos de flores! No centro do móvel, é interessante que haja um vaso ou uma jarra com folhagens muito bem cuidadas, garantindo, assim, um toque de delicadeza.

Entretanto, a recomendação é que você tenha atenção total ao escolher as espécies, para não usar uma opção que tenha cheiro forte e possa acabar atrapalhando o momento da refeição.

Fora isso, é preciso ficar de olho no tamanho do adorno, evitando que ele seja alto demais e comprometa a visualização entre as pessoas que estiverem presentes.

Inclusive, existem outros objetos que podem ajudar a complementar esse tipo de composição. Aqui, damos destaque às velas aromáticas e aos pequenos cestos com frutas ou folhagens secas.

Dependendo da ocasião, ainda é possível apostar em elementos temáticos, como aqueles típicos da Páscoa ou do Natal.

O resultado ficará impressionante!

Decoração de mesa de jantar

6. Tome cuidado com os excessos para ter uma decoração de mesa de jantar sofisticada

Até agora, falamos a respeito de vários elementos que devem fazer parte da decoração de mesa de jantar. Mas isso não quer dizer que você deva exagerar na produção, incluindo muitos vasos, objetos decorativos, taças ou travessas com refeições.

Para que a produção não fique sobrecarregada e acabe comprometendo os movimentos dos convidados, você precisará prezar pelo equilíbrio, seguindo a máxima do “menos é mais”.

Portanto, não deixe a organização para a última hora. Tente, ao menos, decidir os itens básicos com um dia de antecedência. Assim, ficará fácil identificar o que sobra e o que precisa de uma atenção extra.

Se sentir dificuldade, considere elaborar uma planilha, listando todos os itens que são necessários nessa produção e aqueles que são apenas supérfluos, como os decorativos.

7. Saiba como dispor os itens adequadamente

Em uma mesa posta, existe um espaço reservado para cada item. Então, nada de dispor a louça e os demais utensílios como bem desejar. Você precisará seguir algumas regras simples de etiqueta. Funciona assim:

  • coloque a toalha de mesa ou o jogo americano. Por fim, vem o sousplat;
  • organize os pratos conforme o cardápio. Os menores devem ser sempre posicionados por cima dos maiores;
  • em seguida, chega a vez dos talheres. O segredo é colocar os garfos à esquerda dos pratos, sempre do maior para o menor. O de salada, por exemplo, deve ficar na extremidade. Já no lado direito devem estar as facas e a colher de sopa. A colher de sobremesa deve ser posicionada acima dos pratos;
  • o guardanapo também surge no canto esquerdo, perto dos garfos;
  • organize as taças e os copos. Tais itens devem ser posicionados na parte superior direita. Comece pela taça de vinho tinto, depois a de vinho branco e, por fim, a de água ou suco.

Viu só? Com essas dicas, temos certeza de que montar uma decoração de mesa de jantar ficou mais simples e fácil. Portanto, aproveite para colocar essas ideias em prática e encantar os seus convidados — seja para um almoço despretensioso no fim de semana ou um encontro importante de negócios.

Caso tenha gostado do nosso artigo e queira dividir essas informações com outras pessoas, é só compartilhar o link nas redes sociais. Certamente, os seus amigos vão adorar conferir essas recomendações. Até breve!

Categorias e Tags relacionadas