fbpx

Plantas para apartamento: 6 dicas para ter um cantinho verde

plantas para apartamento

Não é de hoje que as plantas para apartamento conquistam muitas pessoas. Além de proporcionar beleza, ter um cantinho verde traz vantagens tão extensas quanto a variedade de espécies disponíveis para decorar. E você, já sabe como desfrutar do melhor que as plantinhas oferecem?

Contribuir para uma temperatura agradável dentro do apartamento, garantir uma umidade interna equilibrada e ajudar na acústica do ambiente. Esses são apenas alguns dos benefícios que as plantas trazem à saúde e ao bem-estar das pessoas. E claro, estética e harmonia vão além com folhas, flores e muitas cores.

No artigo de hoje, você vai conferir as principais dicas para criar um canto verde no seu lar, desde a escolha das espécies de plantas até a decoração do restante do espaço. Confira!

1. Escolha espécies de plantas para apartamento de acordo com a iluminação

Vegetais são como pessoas: eles se desenvolvem de acordo com o que o ambiente lhes proporciona. Portanto, para que as suas plantas para apartamento tenham o melhor desenvolvimento e fiquem sempre vistosas, escolha as espécies de acordo com o cômodo onde elas ficarão.

Locais que recebem bastante iluminação natural, como sacadas e janelas, devem contar com plantas que podem tomar sol pleno. Já se o seu canto verde será em um espaço que não tem tanta luz, opte por espécies do tipo meia-sombra ou sombra total.

Assim, as suas plantas para apartamento terão um habitat que vai favorecer o crescimento e a floração delas, contribuindo naturalmente com o seu décor.

2. Pesquise sobre os cuidados necessários para cada tipo

Apesar de todas as plantas exigirem cuidados em comum, como rega e adubação, cada uma tem o seu próprio ciclo, o que pede medidas especiais.

Espécies como suculentas e cactos não exigem rega diária, nem mesmo a cada dois ou três dias. Diferentemente de plantas como jiboias e antúrios, que precisam ser muito regadas, principalmente no verão.

As plantas também precisam de adubo em determinados períodos, seja para crescimento, floração ou frutificação, caso você queira uma espécie frutífera em seu apartamento.

Essa adubação deve ser feita de acordo com o ciclo de cada espécie. Você deve se atentar para não fazer isso nos períodos de dormência das suas plantas. Em fases assim, elas “descansam” e não crescem; apenas precisam de uma pequena quantidade de água.

Para não se atrapalhar com várias espécies diferentes, escolha plantas para apartamento que exijam cuidados parecidos. Dessa maneira, a manutenção será simplificada, o que contribui para a sua organização e evita que alguma fique seca ou encharcada.

3. Combine o décor das plantas com o restante do ambiente

Plantas para apartamento são parte do décor e, por isso, devem seguir a linha estética que o imóvel já tem.

Por exemplo, se o ambiente tem o estilo neoclássico, com a predominância do branco, invista em vasos, suportes e demais itens no mesmo tom.

Já se o espaço tem as marcas do estilo rústico, deixar as plantas em vasos de cerâmica aparente ou cimento queimado vai complementar as características originais do décor muito bem.

4. Prepare o local onde as plantas ficarão

Como as plantas precisam de regas e outros cuidados, que vez ou outra geram um pouco de sujeira, é importante pensar no entorno. Dessa maneira, a sua decoração não ficará suja.

Tapetes e pratos debaixo dos vasos são formas de evitar que a água das regas escorra para o piso. Em revestimentos de madeira, isso ainda deve ser reforçado, já que líquidos deterioram o material a longo prazo.

Já se for preciso regar alguma planta em abundância, você pode retirá-la do local com cuidado e molhá-la em outra área. Para facilitar nesse momento, use suportes com rodinhas; assim, movê-las de cá para lá não vai exigir que você carregue pesos sem necessidade.

Folhas secas também podem cair dos vasos e sujar o chão. Por isso, é bom usar tapetes decorativos debaixo deles. Ou, se não quiser, você deve limpar a área com frequência para evitar que a sujeira se espalhe pelo apartamento.

Plantas para apartamento

5. Construa uma horta de temperos em vasos ou um jardim vertical

Uma dica para quem gosta de preparar refeições especiais para a família e os amigos é investir em uma horta caseira. E ela pode ser tanto construída em vasos quanto no formato de jardim vertical.

Temperos como salsinha, hortelã e cebolinha podem ser cultivados de maneira simples em casa. Dessa forma, viram uma opção saudável para temperar os seus pratos no dia a dia.

Se você preferir fazer uma horta em vasos, escolha os pequenos, pois os temperos se multiplicam muito rápido e, quanto mais espaço tiverem, maiores vão ficar.

No jardim vertical, adote a mesma regra, mas com os vasos espaçados e em local que receba iluminação, como uma varanda gourmet.

6. Faça podas e tome cuidado para que as plantas não peguem fungos e pragas

Plantas são alvos fáceis de fungos e pragas, como cochonilhas e pulgões. No entanto, eles só as atacam se elas estiverem vulneráveis. Regar demais ou deixar espécies de sol na sombra e vice-versa são armadilhas que devem ser evitadas, por exemplo.

Além disso, deixar folhas secas penduradas nas plantas as tornam mais propícias para ataques. Por isso, pode os galhos mais velhos e regue os vasinhos na frequência certa. Isso vai ajudar a manter as pragas e os fungos longe da sua casa.

Seguindo essas dicas, as suas plantas para apartamento ficarão sempre bonitas e o seu ambiente será contemplado com cor e vida. E não se preocupe: tudo é prática e dedicação. Com o tempo, você vai entender melhor os ciclos das diferentes espécies e o jeito mais adequado de cuidar de cada uma delas.

Decorar com plantas para apartamento não é só uma forma de fazer o seu espaço ganhar naturalidade e harmonia; também funciona como uma terapia. Especialmente quando passamos muito tempo em casa, isso ocupa o tempo com uma atividade artesanal e proporciona bem-estar.

Gostou do artigo? Então, acompanhe as nossas redes sociais para receber mais dicas de decoração para apartamentos: Facebook, Instagram e YouTube!

Categorias e Tags relacionadas