fbpx

Varanda gourmet: 5 dicas para decorar com estilo

 

varanda gourmet

Vez ou outra, o mundo do design é surpreendido pelas tendências. Recentemente, uma ideia que surgiu foi a chamada varanda gourmet. Também conhecida como espaço gourmet ou sacada gourmet, essa área nada mais é do que um cantinho exclusivo para que os moradores de um apartamento possam receber os seus convidados e aproveitar momentos incríveis de lazer.

Em alguns casos, esses cômodos contam com cozinha compacta, churrasqueira, mini adega e outras comodidades capazes de tornar as recepções mais prazerosas. No entanto, para garantir experiências memoráveis, é importante seguir certos cuidados básicos de decoração.

Ao investir nessas ideias, será possível tornar o ambiente visualmente mais atrativo e transmitir a sensação de aconchego a todos. Quais são elas? Prestar atenção aos materiais utilizados, pensar na iluminação, escolher uma boa mobília e por aí em diante.

Caso você esteja com planos de abraçar essa proposta, continue acompanhando a leitura. No artigo de hoje, mostramos dicas infalíveis que ajudarão a tornar a sua área gourmet um dos pontos mais interessantes do seu lar. Aproveite!

1. Pense nos materiais que serão usados no espaço gourmet

A famosa sacada gourmet pode ser montada com base em diferentes estilos de decoração, como neoclássico, industrial e minimalista. Entre todos, o conceito rústico é o que mais chama a atenção dos moradores, principalmente porque consegue transmitir personalidade e descontração em um único espaço.

Para investir no estilo, porém, é interessante escolher cuidadosamente os materiais que serão usados para compor o cômodo. Nesse caso, móveis e demais elementos em madeira são ótimas soluções. Você pode optar pelas versões de demolição ou produzidas a partir do MDF.

Está achando o ambiente muito “sem graça”? Como uma forma de quebrar a rusticidade da composição, alguns moradores combinam a madeira com outros materiais, sendo o vidro e o alumínio os mais procurados no momento. O resultado é impecável!

2. Tenha cuidado com a iluminação do espaço

Já não é novidade que a iluminação é um fator fundamental em qualquer espaço. Isso não é diferente com a varanda gourmet. Para que a sua área de convivência consiga ser utilizada perfeitamente em qualquer período do dia, é de extrema importância apostar em um sistema de iluminação capaz de suprir as necessidades dela.

Na parte da pia e bancada, por exemplo, a melhor solução é instalar luminárias próprias para fornecer luz direta. Esse cuidado serve para que você tenha mais facilidade e praticidade no preparo das refeições.

Por outro lado, o cantinho que engloba sofás, poltronas e cadeiras pode contar com uma luz amena, com o objetivo de tornar a área mais intimista e transmitir a sensação de acolhimento. Luminárias de teto, de chão e lanternas marroquinas conseguem cumprir muito bem essa proposta.

Fora os lustres, não deixe de ter cuidado ao escolher as lâmpadas que serão instaladas no espaço. Como estamos falando de um cômodo voltado para o lazer e o relaxamento, a solução ideal é recorrer às luzes de tonalidade amarelada. Ao contrário das versões brancas e bem claras, elas são perfeitas para fazer com que o ambiente fique propício ao descanso, durante o dia ou à noite.

3. Invista em um belo balcão

Um dos principais elementos que devem compor a sacada gourmet é o balcão. Isso porque o espaço tem a finalidade de reunir os amigos, seja para realizar uma refeição, passar a noite “petiscando” ou, simplesmente, colocar a conversa em dia.

Nesse cenário, um belo balcão faz toda a diferença. Compacto e estiloso, esse móvel pode ser usado para armazenar louças e mantimentos, além de funcionar como uma ilha gastronômica.

Entretanto, vale a pena ficar de olho em alguns detalhes. Na hora de planejar o seu balcão, garanta que a peça possua uma boa altura e possibilite que as pessoas se sentem de forma confortável ao redor.

Ainda tem mais: lembre-se de adicionar banquetas aconchegantes que estejam de acordo com o restante da decoração da sua varanda gourmet.

4. Priorize a praticidade

Realizar atividades de forma prática é bom e todo mundo gosta. Ainda mais quando o assunto é a varanda gourmet — um espaço idealizado para o descanso e a descontração. Ou seja, em vez de perder tempo procurando utensílios e se deslocando no cômodo, o que acha de fazer com que essa área seja mais funcional?

Para conquistar esse efeito, uma boa pedida é recorrer aos móveis planejados e multifuncionais. Com eles, você terá prateleiras e compartimentos para organizar os utensílios e economizar um bom tempo.

E não acaba por aí. O uso dessa mobília também permite que os moradores escolham todos os detalhes, desde o tipo de material que será usado nas estruturas até as suas cores. A partir dessas informações, os encarregados pelo projeto serão os responsáveis por elaborar um layout capaz de aproveitar cada centímetro da área, desenvolvendo peças que estejam de acordo com as características da varanda gourmet.

5. Use plantas em sua varanda gourmet

Nos últimos anos, boa parte das pessoas começou a utilizar plantas nos ambientes internos com a finalidade de deixar esses locais mais vivos, coloridos e refrescantes. É claro que o uso de vasos também é bem-vindo em uma sacada gourmet, já que será excelente para estimular o relaxamento e incrementar a decoração. E existem diferentes modos de aproveitar essa proposta.

Uma delas é criar uma pequena horta, composta pelos temperos mais usados em suas receitas. Você também pode montar uma “parede viva”, que consiste em revestir uma estrutura vertical inteira com vasos e plantas da sua preferência.

Por fim, a simples utilização de vasos de chão ou floreiras também é uma excelente alternativa. Pesquise por espécies que consigam suportar bem as condições climáticas da sua varanda gourmet, garantindo que cada folhagem mantenha o seu visual belo e saudável por um longo período.

Após as nossas dicas sobre a varanda gourmet, esperamos que tenha ficado fácil aprender como decorar esse espaço e aproveitá-lo ao máximo!

Se você gostou do artigo e deseja acompanhar outros conteúdos exclusivos como este, não perca tempo e siga as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, YouTube e Instagram. Até lá!

Categorias e Tags relacionadas