fbpx

Gallery Wall: como compor uma parede de quadros?

parededequadros

Em decoração de interiores, ter uma parede de quadros é sinônimo de trazer a atmosfera de uma verdadeira pinacoteca para dentro do seu espaço. Claro, com o diferencial de que quem escolhe os autores de cada imagem é você mesmo, o que garante a personalização máxima dessa grande tendência para um décor sofisticado.

Mais do que preencher uma parede com figuras de diferentes estilos, tamanhos e cores, a Gallery Wall, como também é conhecida, remete a uma estética artística. Isso confere pessoalidade ao projeto e demonstra a personalidade dos residentes, seja em apartamentos ou casas.

A parte mais interessante dessa maneira de decorar a parede com quadros é a versatilidade que ela oferece. Portanto, continue a leitura deste artigo e confira os passos essenciais para fazer sua Gallery Wall!

Escolha o cômodo certo para fazer sua parede de quadros

A escolha do cômodo influencia na disposição e no destaque que a sua Gallery Wall terá. Isso porque ambientes carregados em informação visual tendem a desviar a atenção dos quadros ou neutralizar a atratividade desse tipo de decoração.

De maneira geral, salas, quartos e home offices garantem uma maior chance de acerto na sua composição. Porém, sempre defina o cômodo também pelo tamanho. Afinal, uma parede de quadros requer espaço para a boa visualização das várias imagens.

Analise o estilo decorativo do espaço escolhido

Sua parede de quadros deve ser uma extensão ou um complemento da decoração do ambiente. Afinal, esse décor vai chamar bastante atenção onde quer que esteja. Então, cabe uma avaliação crítica para não destoar do restante do espaço.

Por exemplo, vale muito a pena tirar algumas fotos do seu ambiente, de diversos ângulos, para avaliar os estilos de quadros que melhor combinam com ele.

Identifique a melhor parede do ambiente

A parede certa para a sua Gallery Wall é aquela que proporciona total visualização da montagem, recebe boa iluminação natural ou artificial e não compromete o uso do espaço.

Também é muito importante que a parede não chame mais atenção que os quadros. Pensando nesse critério, dê preferência a superfícies em cores neutras.

Para escolher a melhor parede, leve esses critérios em conta e evite fazer sua decoração com quadros em paredes com canos, fiação elétrica e outras peças embutidas.

Selecione imagens que conversem entre si

Desenhos, gravuras, fotos e pinturas, entre outros tipos de imagens que podem compor a sua parede de quadros, devem ter harmonia.

Essa harmonia pode ser conquistada de diversas maneiras, como por contraste de cores, tamanhos ou mesmo por neutralidade entre si, garantindo um visual homogêneo.

Por exemplo, usar imagens em preto e branco com outras coloridas pode funcionar tão bem quanto decidir por apenas uma cor ou outra. Tudo depende da sua proposta e do que o ambiente possibilita.

Parede de quadros

Capriche na seleção das molduras

Molduras fazem parte dos quadros e, por isso, são elementos especiais de uma Gallery Wall. O formato, a cor e, principalmente, a espessura dão a tônica de uma superfície bem planejada.

Dessa maneira, parede, tipos de imagem e molduras devem ser avaliados sempre em conjunto, para que as suas escolhas não entrem em conflito com o objetivo final da decoração.

Faça testes antes de furar a parede

É muito importante realizar testes antes de furar a parede e dispor todos os quadros na superfície. Essa é uma maneira inteligente de, além de garantir um visual dentro do que você espera, não causar danos à superfície e ter de repará-los depois.

Com os quadros escolhidos e em mãos, faça molduras de papel que imitem suas dimensões. Essa é uma forma de enxergar como o layout vai ficar, sem ter o trabalho de usar diretamente a furadeira ou o martelo e os pregos para pendurar as obras.

Nesse sentido, faça testes com diferentes layouts e tire fotos do espaço, para decidir qual deles é o melhor para a sua área. Também vale estabelecer vãos de pelo menos 4 cm entre cada moldura de todos os lados. Essas brechas são necessárias para que a sua parede de quadros tenha uma harmonia visual ainda maior.

Defina critérios para pendurar os quadros

Toda decoração fala sobre a personalidade de quem vive no ambiente, além de contar uma história e expressar sentimentos e pensamentos. Nesse contexto, é fundamental elaborar critérios na hora de pendurar cada quadro.

Definir a disposição pelo alinhamento

A começar pelo alinhamento, que pode ser feito de diversas maneiras. Veja algumas:

  • dispor a Gallery Wall no modo clássico, em que cada gravura fica no mesmo nível em todos os cantos;
  • montar um mosaico com quadros menores e maiores;
  • fazer uma parede de quadros em escala de tamanho;
  • usar poucas peças que sejam grandes.

Todas essas são opções de montagem válidas, que devem conversar bem tanto entre si quanto com o restante do espaço.

Escolher as imagens pelo autor

A escolha por um profissional de artes visuais — seja ele um pintor, fotógrafo ou designer — garante a assinatura de um projeto cheio de personalidade. No campo das artes, é muito comum se identificar com um estilo de expressão, o que pode ser evidenciado pela escolha de um só artista.

Ter um propósito

Além de decorar, qual é o seu objetivo ao montar uma parede de quadros? Podem ser vários, como ter um canto para contemplação, transmitir paz ao ambiente ou dar um senso de afetividade familiar.

Independentemente do seu propósito, seja fiel a ele na hora de criar a sua Gallery Wall e o resultado ficará melhor do que o planejado.

Seguir cada etapa deste artigo para planejar e montar sua parede de quadros vai entregar a sofisticação e o detalhismo que essa decoração oferece. E o melhor é que você pode trocar de imagens e propostas de tempos em tempos, garantindo o apelo estético do ambiente.

Receba conteúdos sobre decoração de luxo diretamente nas suas redes sociais! Acompanhe as nossas páginas: FacebookInstagram e YouTube.

Categorias e Tags relacionadas