fbpx

Mármore carrara: para deixar a decoração sofisticada

marmorecarrara

Ousar no seu ambiente significa decorar com materiais nobres, de grande estilo e cheios de história. O mármore carrara é um ótimo exemplo disso, pois transmite muito requinte em diferentes aplicações, deixando qualquer local muito sofisticado.

Se você preza por ambientes que se destacam pelo luxo e trazem um conforto a mais ao seu estilo de vida, deve apostar no mármore do tipo carrara. Ele é um complemento essencial para quem gosta de decorações marcantes e atemporais, atravessando diversas tendências com a mesma classe.

Neste artigo, veja todas as características e locais para utilizar esse tipo de mármore, além da história e dos cuidados necessários para conservar peças no material!

Qual é a origem do mármore carrara?

O mármore é originário de cidade de Carrara, que fica na região de Toscana, na Itália. Há cerca de 190 pedreiras por lá, que industrialmente obtêm as pedras grandes e brancas das rochas.

A partir da extração do material, são feitos blocos menores, usados para peças como revestimentos, ou pedras, esculpidas em formatos diferentes. Bancadas, mesas e esculturas são alguns dos produtos que usam o carrara como matéria-prima.

Vale lembrar que o verdadeiro mármore carrara vem da região homônima, ou seja, tem sua origem certificada.

O material tem histórico, já que, durante o Renascimento, foi empregado em larga escala por artistas europeus, como Michelangelo, em sua obra Pietà.

Mármore Carrara

Dessa forma, além da nobreza de suas características, o mármore carrara guarda muito simbolismo e relevância cultural. Definitivamente, ter essa pedra no seu ambiente é sinônimo de aproximá-lo de uma decoração que atravessa séculos.

Quais são as características de um verdadeiro mármore carrara?

O mármore carrara é uma pedra delicada. Porém, ao mesmo tempo, tem seu grau de resistência. Afinal, não seria empregado em obras se não suprisse várias condições. Sua porosidade é baixa; então, absorve pouco líquido, mas não pode ser exposto totalmente à umidade sem o mínimo de cuidado.

Nas lojas, ele se apresenta em pedras de médio e grande porte. Sua superfície é brilhosa e lisa, com bordas em acabamento do tipo chanfrado ou reto.

Sua cor é predominantemente branca, mas com muitos veios, que vão do cinza ao preto e ao âmbar brilhoso, remetendo ao dourado. A regra que determina o quanto um mármore é puro e de alta qualidade é a sua intensidade de branco: quanto mais for para essa cor, mais valiosa é a peça.

Quais são os tipos de mármore carrara?

O mármore carrara se subdivide em, basicamente, dois tipos, que são:

  1. gióia: o branco predomina. Seus veios são em cinza-escuro e bastante aparentes;
  2. branco (tipo C): seus veios cinzas são em maior quantidade, o que o torna financeiramente mais acessível e esteticamente menos nobre.

Ainda existe um tipo de mármore comercializado no Brasil, chamado de carrarinha, que tem as mesmas características da pedra vinda da Itália. O valor do produto é muito mais acessível; porém, não se trata do material que vem das pedreiras italianas.

Onde usar esse material na decoração de interiores?

O mármore carrara pode ser aplicado em quase todos os ambientes de sua residência. A exceção fica para os locais externos, como varandas, que sofrem com as intempéries e podem desgastar o material.

Revestimentos

Pisos e azulejos de mármore carrara conferem um brilho a mais no ambiente, deixando o local destacado e luxuoso. Escadas e painéis também podem ser revestidos com esse material, que garante muita sofisticação à peça revestida.

Peças de decoração

Objetos de lavabos e banheiros, tampos de mesa, mesas de centro, bancadas e outros itens de mobiliário podem ser revestidos ou mesmo feitos 100% em mármore carrara. O efeito de luxo que essas peças criam é singular.

Salas

Salas revestidas com o material ganham muita notoriedade e ficam bastante requintadas, oferecendo inúmeras possibilidades de decoração.

Mármore Carrara

Banheiros

Tanto o revestimento quanto a pia e outras partes de banheiros combinam bastante com esse material, que traz ainda a vantagem de contribuir com a luminosidade do espaço.

Como decorar com o mármore carrara?

O mármore carrara não impõe limites em termos de combinações. Portanto, é possível fazer um espaço moderno, clássico ou eclético.

As múltiplas combinações do material são uma das maiores de suas vantagens, que alia a beleza e a sofisticação com o toque clássico em qualquer ambiente.

Uma combinação que ganha cada vez mais espaço em arquitetura e design de interiores é utilizar o mármore carrara branco com o rosé gold ou o cobre. Essas cores trazem muito charme ao ambiente e complementam de maneira harmônica os tons característicos da pedra.

No entanto, se você gosta de sobriedade e contrastes, pode utilizar o clássico preto e branco, utilizando as duas cores em proporções iguais no ambiente. Isso cria um efeito ao estilo luz e sombra muito interessante.

Quais são os cuidados que o material exige?

Alguns cuidados são básicos quando se trata de usar o mármore carrara na decoração. Tudo para conservar a peça por muitos anos, com a garantia da beleza e do conforto que ela traz aos ambientes.

Atente-se para esses pontos na aplicação do mármore carrara:

  • preferencialmente, não instale o mármore em locais próximos a fornos, churrasqueiras, espaços quentes e de contato com líquidos ou materiais gordurosos;
  • se desejar, aplique o mármore carrara na bancada da cozinha, mas tome cuidado com a preservação da pedra;
  • evite derrubar líquidos na peça. Se isso acontecer, limpe-a logo em seguida;
  • evite usar mármore carrara em áreas externas, pois a pedra pode sofrer com as intempéries.

Sem dúvidas, o mármore carrara é um item de luxo para qualquer ambiente e traz, além do apelo estético, muita história e qualidade aos espaços. Usá-lo em peças de grandes proporções ajuda a destacar e dar ainda mais amplitude aos cômodos.

Acompanhe nossos conteúdos sobre imóveis, arquitetura e decoração em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube!

Categorias e Tags relacionadas