fbpx

O crescimento do golfe no Brasil

crescimento_golfe_no_brasil

O golfe não está na lista dos esportes mais populares do país. Mas esse cenário passa por transformações. Os números mostram o crescimento do golfe no Brasil, com mais campos disponíveis e pessoas praticando.

Aliás, o esporte é bastante competitivo e serve como um excelente ambiente para socialização e negócios. Febre entre muitas celebridades, ele ganha cada vez mais adeptos no país. Saiba mais sobre o crescimento do golfe no Brasil!

Os números do golfe no Brasil

O primeiro clube de golfe do Brasil foi fundado em 1901. Mesmo assim, o esporte não se popularizou tão rapidamente por aqui.

De acordo com a Confederação Brasileira de Golfe (CBG), atualmente existem 117 campos de golfe no Brasil, sendo que há 15 anos existiam menos de 80.

A quantidade de jogadores também cresceu e dobrou nesse período — hoje, são cerca de 20 mil golfistas.

Sem dúvida, o número ainda é pequeno se comparado com os de outros países, mas o crescimento já é muito positivo.

Competições nacionais

Os primeiros campos de golfe no Brasil foram o São Paulo Golf Club, na capital paulista, e o Gavea Golf and Country Club, na cidade do Rio. Juntos, eles organizaram em 1945 o primeiro Aberto do Brasil, que se tornou a competição mais prestigiada da modalidade no país.

Desde a criação, o evento é realizado anualmente e atrai golfistas de prestígio. Em 2012, o Aberto do Brasil passou a fazer parte do PGA Tour Latinoamérica, que está ligado ao PGA Tour americano, uma organização que reúne os jogadores profissionais de golfe nos Estados Unidos.

Aliás, o Aberto do Brasil também vale pontos para o ranking mundial dos golfistas.

Além dele, existem outras competições profissionais e amadoras que acontecem no Brasil, com destaque para o Amador do Brasil feminino e masculino, além dos campeonatos juvenis.

Grandes golfistas brasileiros

Agora, conheça alguns dos grandes nomes do passado e do presente para o golfe no Brasil!

Mario Gonzalez

Considerado o melhor golfista brasileiro de todos os tempos, a trajetória de Mario Gonzalez se confunde com a história do golfe no Brasil. Nascido em 1922, ele começou a jogar com 8 anos e com apenas 17 foi campeão do Amador do Brasil.

Ao todo, ele venceu nove vezes o campeonato amador e oito vezes o Aberto do Brasil profissional. Igualmente, ganhou competições em outros países, como Argentina, Uruguai e Espanha.

Mario Gonzalez faleceu em julho de 2019, mas mesmo antes disso ele já tinha sido homenageado com um campeonato em seu nome. Desde 2012, o Gavea Golf and Country Club, clube onde ele jogou, organiza a Taça Mario Gonzalez.

Adilson da Silva

Adilson da Silva é original de Santa Cruz do Sul (RS), mas mora na África do Sul há mais de 20 anos. Em seu currículo, estão mais de 20 anos de carreira e mais de 30 campeonatos vencidos.

Em 2012, ele chegou às finais do torneio Grand Slam do golfe e entrou para um seleto grupo — apenas seis brasileiros alcançaram o feito.

Adilson da Silva pertence ao grupo dos 500 melhores jogadores do mundo e chegou a ficar na posição 215, a melhor colocação já atingida por um brasileiro.

Um momento marcante da sua carreira aconteceu em 2016, quando ele deu a tacada que abriu a competição masculina de golfe dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Essa ocasião marcou a volta do esporte às Olimpíadas depois de mais de 100 anos.

Alexandre Rocha

Alexandre Rocha é paulista e nasceu em 1977. Ele mora nos Estados Unidos, onde participa das principais competições da modalidade, como o PGA Tour americano e o Tour Europeu.

Entre os seus mais de 10 títulos profissionais está o Aberto do Brasil de 2015. Alexandre Rocha também fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a ganhar mais de US$ 1 milhão em torneios que são chancelados pelo PGA Tour.

Clara Teixeira

Entre as mulheres, Clara Teixeira é um dos principais nomes da atualidade. Ela foi campeã amadora no Brasil em 2014 e representou o Brasil em competições amadoras mundiais. Entre as suas principais conquistas estão o Aberto do Uruguai e o Aberto da Argentina.

Como e onde jogar golfe no Brasil

Até alguns anos, era preciso ser sócio de um clube para conseguir jogar. No entanto, esse cenário mudou. Atualmente, existem muitos campos abertos ao público, em que qualquer interessado pode pagar uma taxa — chamada de green fee — e praticar o esporte.

Os melhores campos de golfe no Brasil estão espalhados por várias cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Trancoso e Ribeirão Preto. Em muitas delas, você pode alugar todos os equipamentos e começar a jogar imediatamente.

Se você sempre teve curiosidade sobre o esporte, não perca a chance de tentar!

Quer ficar por dentro de todas as novidades do blog e ver outras dicas como esta? Então, acompanhe as nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Categorias e Tags relacionadas