fbpx

8 dicas para decorar um imóvel de alto padrão

Conquistar um imóvel de alto padrão é o sonho de muita gente. E, quando essa hora finalmente chega, é bom caprichar em todos os detalhes. A decoração é a cereja do bolo e dá ainda mais requinte.

Se você pretende se mudar em breve para um imóvel de alto padrão e pensa na decoração, temos algumas dicas que podem ajudar nessa hora. Entenda como deixar o seu novo lar ainda mais sofisticado!

1. Invista à altura de um imóvel de alto padrão

Se você já investiu tanto para comprar um imóvel de alto padrão, não quer economizar na hora da decoração, não é mesmo? Portanto, separe um orçamento condizente com o nível de sofisticação e qualidade que quer ter em casa.

Não é preciso comprar sempre o item mais caro, pois não é apenas o preço que é importante. Você deve avaliar a qualidade dos materiais e a durabilidade dos itens.

2. Conheça os itens indispensáveis em um imóvel de alto padrão

Se você observar as casas e os apartamentos retratados em revistas de decoração, perceberá que alguns itens nunca faltam em um imóvel de alto padrão.

Por isso, para ter um apartamento que parece que saiu de uma revista, certifique-se de contar com:

  • mesinha de centro luxuosa;
  • sofás grandes, confortáveis e bonitos;
  • mesa de jantar imponente e conjunto de cadeiras à altura;
  • cozinha sob medida;
  • lustres em locais estratégicos;
  • tapetes;
  • espelhos grandes;
  • aparelhos eletrônicos de última geração;
  • peças de arte.

3. Capriche na iluminação

Um projeto de iluminação faz toda a diferença em qualquer ambiente e é indispensável em um imóvel de alto padrão.

Muitas construtoras que vendem imóveis desse tipo já preveem um projeto de iluminação rico, com diferentes fontes de luz e possibilidades de adaptação para o uso em cada ambiente.

Você pode, ainda, complementar a iluminação com luminárias, lustres, abajures, spots e outros itens que deixarão a sua casa ou o seu apartamento ainda mais funcional e aconchegante.

A iluminação deve ser pensada em conjunto com toda a decoração, de forma que realce os detalhes mais importantes e evidencie ainda mais o seu bom gosto.

4. Use as cores com sabedoria

A escolha das cores dependerá do estilo que você quer dar ao seu imóvel.

Cores mais clássicas — como branco, bege, cinza e preto — expressam sobriedade e dão um visual sofisticado. Elas são recomendadas principalmente para os espaços menores, pois dão a sensação de um ambiente mais claro e limpo.

Se você optar por cores clássicas para os itens principais, como paredes, pisos e bancadas, pode complementar a decoração com detalhes despojados. Por exemplo, ousar com um sofá colorido ou colocar um quadro de cores vibrantes na sala.

Já para quem quer ser um pouco mais criativo e dar um ar moderno ao imóvel, é possível usar tons como vermelho, azul ou amarelo. Essa é uma boa ideia especialmente para os espaços maiores, onde o uso de cores não deixará o local sobrecarregado.

5. Preze pelo conforto do seu lar

Um imóvel de alto padrão não precisa apenas ser bonito, mas também confortável e funcional. Na hora de decorar, opte por itens que também farão com que você, a sua família e os seus convidados se sintam bem.

Tenha sofás e camas confortáveis, cadeiras e poltronas para relaxamento e tapetes para deixar os ambientes menos frios. Na cozinha, preze por ter bastante espaço de armazenamento e uma bancada ou ilha de tamanho suficiente para que o preparo dos alimentos seja prático.

Boas cortinas, ar-condicionado ou aquecedor e banheiros bem equipados também são itens que ajudam a aumentar o conforto. Você ainda pode prever uma sala de cinema com tela enorme ou um projetor e um sistema de som poderoso.

Resumidamente, pense em seu lar como um oásis de relaxamento e diversão.

6. Dê atenção aos detalhes

A diferença entre um imóvel comum e outro de alto padrão muitas vezes está nos detalhes. Itens pequenos — como puxadores de porta e armários, aparadores, molduras ou rodapés — podem ser enriquecidos para que a sua casa pareça mais sofisticada.

7. Busque inspirações de amadores ou profissionais

Se você quer ter um lar perfeitamente decorado, contratar um profissional é uma boa ideia. Um arquiteto ou designer de interiores saberá combinar todos os seus desejos e usar o imóvel de forma funcional.

No entanto, se você é do tipo que adora escolher você mesmo os itens de decoração, pode fazer isso por conta própria. Nesse caso, é possível buscar inspiração em sites como Pinterest ou até mesmo de lojas de decoração.

Você também pode visitar feiras e eventos de decoração para se inspirar nos ambientes montados por profissionais.

8. Tenha um imóvel que reflita a sua personalidade

Por fim, vale dizer que a decoração do seu lar precisa agradar não apenas às visitas ou aos profissionais, mas também a você e à sua família. Ao decorar um imóvel de alto padrão, pense na sua personalidade e no que gostaria de ter em casa para se sentir confortável.

Vale dizer que, ao contrário de itens fixos — como pisos, revestimentos e pintura —, muitos objetos de decoração são fáceis de trocar. Portanto, você pode deixar a imaginação fluir, apostar em tendências e ser criativo com eles.

Como vimos, um imóvel de alto padrão pede uma decoração à altura. Se você já investiu tanto até aqui e escolheu o apartamento perfeito, é hora de fazer um último investimento e caprichar na ambientação. Acompanhe as tendências, busque inspirações e deixe a sua criatividade trabalhar.

Para conferir mais dicas como essas, acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.

Categorias e Tags relacionadas