fbpx

7 dicas para escolher o seu apartamento em Ribeirão Preto

12/08/2019

dicas_comprar_apartamento

Comprar um imóvel é um investimento considerável. Afinal, todo mundo quer acertar na escolha e fazer uma excelente compra. Por isso, quem começar a procurar um apartamento em Ribeirão Preto encontrará muitas opções, em diversos bairros e com diferentes facilidades.

Entretanto, ao se deparar com tantas opções, é normal ficar confuso. Para ajudar nisso, trazemos para você algumas dicas para escolher um apartamento em Ribeirão Preto pensando no seu bem-estar e na felicidade da sua família. Acompanhe!

1. Avalie a localização do apartamento em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto tem bairros tradicionais e novos que são bastante interessantes. A região central e a Zona Sul são os locais preferidos da maioria dos moradores e onde estão os imóveis mais valorizados.

Ao escolher um apartamento em Ribeirão Preto, primeiramente observe se o bairro oferece as comodidades que você precisa e se a região tende a se valorizar nos próximos anos. Se você tem crianças, veja quais são os colégios próximos. Verifique se há áreas verdes, parques e outras possibilidades de lazer e descanso.

Por exemplo, para quem gosta de sair à noite, ficar perto de bares e restaurantes pode ser uma boa ideia. Já para quem prefere tranquilidade, viver um pouco afastado do centro é melhor.

Morando longe do centro — cerca de 10 minutos de carro —, você pode ter mais espaço, menos barulho e acesso rápido aos shoppings e demais comércios.

2. Preze por uma boa infraestrutura

Morar em um condomínio completo é uma comodidade e tanto. Tendo uma área de lazer com piscina, academia, salão de festas, playground, quadras de esportes e outras facilidades, você economizará tempo e dinheiro.

Área de lazer completa é, ainda, sinônimo de mais segurança. Principalmente se você tem filhos, ter um lugar para eles brincarem com liberdade e segurança é um diferencial.

Além do conforto para você enquanto morador, uma boa infraestrutura ainda ajuda a valorizar o seu apartamento em Ribeirão Preto e facilitar uma eventual venda no futuro.

3. Preste atenção ao custo-benefício

Alguns bairros são valorizados devido à proximidade com pontos de referência, como a Avenida Fiúsa ou o centro da cidade. No entanto, na hora de escolher o seu apartamento em Ribeirão Preto, preste atenção no custo-benefício.

Se você escolher outras regiões, pode conseguir pelo mesmo preço ou mais barato um imóvel maior, mais novo e com melhor infraestrutura. Aliás, muitos bairros novos se valorizam e esse pode ser o melhor investimento.

Outra forma de conseguir um melhor custo-benefício ao escolher um apartamento em Ribeirão Preto é escolher um imóvel na planta. Ele tende a ser mais barato e ter melhores condições de pagamento.

4. Observe a iluminação e ventilação naturais

Ao escolher o seu apartamento, observe a posição solar e verifique se o projeto favorece a ventilação natural. Em um país tropical como o nosso, é importante se atentar para a ventilação natural, reduzindo o consumo com o ar-condicionado e trazendo mais conforto para os moradores do imóvel.

Quanto à posição solar, verifique se os cômodos receberão a quantidade certa de sol e luminosidade. Usando a bússola do celular, você pode checar para qual direção a janela de cada cômodo aponta, pois isso faz diferença:

  • a direção Norte é a que mais recebe sol durante o ano todo e o dia inteiro;
  • na direção Sul nunca há luz solar direta;
  • a direção Leste recebe o sol da manhã e do início da tarde;
  • a direção Oeste recebe o sol do fim da tarde, que tende a ser mais quente que o da manhã.

5. Escolha um apartamento em Ribeirão Preto que atenda às necessidades da sua família

Um apartamento perfeito para uma família com crianças pequenas provavelmente não será ideal para um casal que não tem filhos. Da mesma forma, quem gosta de receber os amigos em casa precisa de mais espaço de convívio social do que aqueles que não têm esse costume.

Nesse sentido, é importantíssimo avaliar não apenas o imóvel em si, mas como ele se adapta à rotina de quem pretende morar nele. Liste as prioridades atuais e futuras da sua família e faça uma ordem do que é mais importante para vocês.

Se for comprar um apartamento na planta, em algumas construtoras é possível fazer adaptações, de forma que ele fique personalizado. Informe-se sobre essa possibilidade quando for conhecer os projetos.

6. Cheque a documentação do apartamento em Ribeirão Preto

Outro ponto importante na escolha do apartamento é verificar se a documentação está em dia.

Se for um projeto novo, cheque se a construtora tem todos os alvarás e autorizações da prefeitura.

Se for um imóvel usado, o cuidado deve ser ainda maior. Antes de fechar negócio, vale a pena conferir toda a documentação e escritura, além de observar se ele atende aos requisitos do banco para um eventual financiamento.

7. Confira a reputação da construtora

Por fim, você deve escolher muito bem a construtora e ficar de olho na reputação e qualidade dos imóveis entregues. Uma certificação de qualidade, como a ISO 9001, já é um bom cartão de visitas.

Ao contatar vendedores e visitar apartamentos decorados, faça muitas perguntas sobre o projeto: os materiais, as garantias e a qualidade. Quanto mais detalhes você souber e quanto mais a construtora estiver interessada em mostrar, maiores chances você tem de fazer uma boa compra.

Além disso, verifique as avaliações nas redes sociais e no Google. Confira o que clientes, colaboradores e parceiros falam da construtora. Tomando esses cuidados, você tem tudo para encontrar o apartamento dos sonhos em Ribeirão Preto e fazer uma excelente compra.

Quer encontrar um apartamento em Ribeirão Preto perfeito para você e a sua família? Então, conheça agora mesmo os empreendimentos da Tecnoart e se encante com a qualidade e exclusividade dos nossos projetos!

Categorias e Tags relacionadas