fbpx

Conheça os melhores parques de Ribeirão Preto!

15/07/2019

parque_raya

Sem dúvida, os parques de Ribeirão Preto estão entre os principais motivos para amar essa cidade. Espalhados por todas as regiões, eles são espaços perfeitos para aproveitar os finais de semana com a família, praticar esportes antes ou depois do trabalho ou apenas relaxar.

Ribeirão Preto fica no interior de São Paulo, a cerca de 300 km da capital, e serve como um polo de comércio e indústria para a região. Além disso, a cidade tem cerca de 700 mil habitantes e conta com muitos atrativos, como os seus parques. Então, continue a leitura para descobrir tudo sobre eles!

Os parques de Ribeirão Preto que você precisa conhecer

Conheça agora alguns dos parques de Ribeirão Preto que valem uma visita!

Bosque e Zoológico Fábio Barreto

O Bosque e Zoológico Fábio Barreto fica próximo à área central da cidade e já tem 70 anos de existência. Além de várias espécies de animais, ele abriga muita área verde e um Jardim Japonês que merece a visita. Próximo a ele há, ainda, um mirante que oferece uma bela vista da cidade.

O bosque e zoo também funciona como um importante centro de educação e certamente ajuda as escolas da cidade a desenvolveram a consciência ambiental dos seus estudantes. O local funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h30, e pode ser visitado gratuitamente.

Parque das Artes

Localizado na zona Sul da cidade, próximo ao Ribeirão Shopping, o Parque das Artes conta com a maior pista de corrida e caminhada de Ribeirão Preto. Aliás, ele foi revitalizado e inaugurado em junho de 2016 como parte das comemorações do aniversário de 160 anos do município.

Além da pista de caminhada de 1,5 km, o parque tem lagos artificiais, 45 mil m² de área verde e 23 mil m² de área coberta. Também estão disponíveis praças de convivência e portarias de controle de acesso, visando garantir a segurança dos visitantes.

O Parque das Artes funciona todos os dias, de 6h às 21h.

Parque Dr. Luiz Carlos Raya

Inegavelmente, o Parque Ecológico Dr. Luis Carlos Raya é uma das grandes joias da cidade de Ribeirão Preto. No local também funcionava uma pedreira, mas quem o visita hoje em dia encontra muita área verde e natureza.

O parque está no bairro Jardim Botânico e tem 40 mil m². São 1.100 metros de pista asfaltada, além de um gramado central com 1.400 m². Há também dois lagos artificiais, sanitários, bebedouros, área de alimentação, equipamentos para esportes e até um ponto de wi-fi.

Uma cachoeira completa os destaques do parque, garantindo uma vista incrível para quem vive nas proximidades.

O Parque Dr. Luiz Carlos Raya funciona todos os dias, das 6h às 21h.

Parques em Ribeirão Preto

Parque Maurílio Biagi

O Parque Maurílio Biagi também fica na zona central da cidade, nas proximidades da Câmara Municipal. Ele é um dos mais tradicionais parques de Ribeirão Preto e oferece uma área de 70 mil m².

Quem visitar o parque encontrará quadras de esporte, rampas de skate, academia ao ar livre, ciclovia, pista de caminhada e muito mais.

O Parque Maurílio Biagi fica aberto de segunda-feira a domingo, das 6h às 20h.

Parque Luiz Roberto Jábali

O Parque Luiz Roberto Jábali fica na Ribeirânia, em uma área antiga de exploração da rocha basalto. O local foi transformado em um complexo ambiental com 152 mil m² de vegetação.

Conta com lagos e cachoeiras artificiais. Além disso, tem uma praça de eventos, um espaço para apresentações, trilhas e uma academia ao ar livre. Existe estacionamento gratuito próximo às entradas; a circulação de automóveis e a entrada de animais são proibidas.

O Parque Luiz Roberto Jábali fica aberto diariamente, das 6h às 20h.

Parque Tom Jobim

O Parque Tom Jobim fica na zona Norte da cidade, um pouco mais afastado do centro. Ele passou por uma revitalização em 2018 e ganhou academia ao ar livre, quadras de esportes e um playground inclusivo, visando a integração de crianças com deficiência.

O parque tem 64 mil m² e, ainda, um lago de 8 mil m². Está aberto todos os dias, das 6h às 21h.

Motivos para valorizar os parques de Ribeirão Preto

Cheios de área verde, bastante espaço para as crianças brincarem e muitas oportunidades de praticar esporte, os parques de Ribeirão Preto devem ser valorizados. Inegavelmente, a existência desses espaços proporciona aos moradores o equilíbrio perfeito entre uma cidade agitada e a calma da natureza.

Você não precisa ir longe para relaxar em meio ao verde e recarregar as energias: basta visitar um deles. Enfim, se quer ter mais qualidade de vida, cuidar da saúde e aproveitar os momentos de lazer, não deixe de conhecer os parques de Ribeirão Preto!

E se você concorda com a gente sobre a beleza dos parques de Ribeirão Preto, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e incentive os seus amigos a aproveitarem todos os benefícios desses espaços!

Categorias e Tags relacionadas