fbpx

Decoração preto e branco: quando o menos é mais

No universo do design de interiores, a decoração preto e branco é uma das soluções mais tradicionais que existem. E não é para menos. Atemporal, essa combinação de cores é utilizada nos mais variados espaços, principalmente entre aqueles que desejam alcançar um efeito clean e, ao mesmo tempo, sofisticado.

A boa notícia é que tal proposta é extremamente versátil e pode ser injetada nos mais variados estilos — seja você um morador que se identifica com o conceito clássico, com o contemporâneo, com o industrial e por aí em diante. São muitas possibilidades!

Mas apesar de ser bastante popular, sabemos que não é sempre que conseguimos acertar de primeira nesse tipo de composição. Se você deseja abraçar a ideia, mas não sabe por onde começar, basta continuar conosco e acompanhar as nossas dicas. Garantimos: o seu projeto ficará deslumbrante!

O conceito por trás da decoração preto e branco

Não é de hoje que a decoração preto e branco é usada nos projetos de interiores mais sofisticados mundo afora. Mas antes de ser altamente procurada pelos arquitetos e designers, essa dupla conquistou notoriedade na moda feminina.

Isso mesmo! Graças aos trabalhos desenvolvidos pela estilista francesa Coco Chanel, as duas tonalidades ganharam força, saíram das roupas e começaram a marcar presença nas paredes das mais diversas construções.

Nos espaços, essa proposta pode ser aplicada tanto nos acessórios quanto em outros elementos que compõem um cômodo. Os revestimentos, os acabamentos, a pintura e a mobília são alguns desses pontos específicos.

Com a cor preta, você conseguirá garantir o máximo de estilo e sofisticação em um projeto. Já o branco é excelente para equilibrar e proporcionar mais frescor, bem como uma sensação de amplitude e limpeza.

Por essas e outras, tal combinação se tornou uma das preferidas da atualidade, podendo ser notada em salas de estar ou jantar, cozinhas, dormitórios, escritórios, lavabos e até áreas gourmet.

Os estilos que combinam com a decoração preto e branco

A decoração preto e branco é extremamente versátil, já que conta com duas cores básicas e neutras. Isso faz com que tal visual possa ser adicionado em muitos estilos de design, especialmente em residências que possuem uma composição despojada e urbana.

Os espaços pautados pelo estilo industrial são um exemplo. Inspirada nos lofts nova iorquinos, essa ideia é perfeita para os moradores que têm um espírito descolado e gostam de ambientes amplos.

Das suas principais características, podemos citar as estruturas das construções, que ficam à mostra e garantem charme. Por isso, não se assuste caso veja tubulações, fiações, cimento ou tijolos aparentes — tudo isso faz parte da proposta.

Em contraponto, os tons de preto e branco podem surgir na tapeçaria, na mobília e nos demais itens decorativos, transmitindo, assim, mais equilíbrio e mostrando que os moradores se preocupam com o jogo de cores.

Mas não é só isso. Existem outros tipos de decoração que conseguem abraçar tranquilamente o uso dessas tonalidades. Confira abaixo.

  • vintage: as cores ficam ótimas quando misturadas com elementos em madeira, acessórios em metal envelhecido e estofados de couro;
  • moderno: para aqueles que gostam de residências futuristas, uma boa saída é usar o preto e o branco com elementos metalizados. Luminárias, relógios de parede e puxadores de armário prateados são ótimas pedidas;
  • temática: até um quarto infantil entra na brincadeira. Com o visual unissex e minimalista, essa decoração pode ser criada com alguns detalhes coloridos, além de papéis de parede com ilustrações e molduras divertidas.

As vantagens da decoração preto e branco

Ainda em dúvida se vale a pena investir na decoração preto e branco? Já adiantamos que há inúmeras vantagens em abraçar a ideia, independentemente do cômodo que receberá esse novo visual.

  • atemporalidade: podem passar dez ou vinte anos, esse estilo continuará em alta no design;
  • praticidade: as cores usadas são neutras e, portanto, conseguem conversar com os mais variados tipos de combinação;
  • padronagens: essa dupla ainda fica bem interessante quando vista em estampas. Florais, listras, desenhos geométricos e demais misturas são bem-vindas.

Levando a decoração preto e branco para o seu projeto

Depois de se aprofundar no conceito de decoração preto e branco, chega o momento de aprender como inclui-la no seu projeto e prezar ao máximo pelo requinte. Vamos lá?

Nos dormitórios

Nos quartos, a dupla surge na pintura das paredes, no acabamento do cômodo ou, simplesmente, na roupa de cama. Para um visual mais luxuoso, também há a possibilidade de investir em detalhes dourados, mantendo o preto e o branco como base. Entre os itens que recebem bem essa ideia estão as luminárias, maçanetas, vasos e móveis de aço.

Na sala

Os espaços de convivência também podem ser compostos pela decoração preto e branco. Aqui, no entanto, você precisará ter cuidado para que a combinação não fique pesada e cansativa.

O segredo é adicionar mais elementos claros do que escuros, alcançando, assim, um visual acolhedor e agradável.

Esse cuidado ainda é reforçado quando o cômodo conta com uma boa iluminação natural. Invista em cortinas de tecido fino para facilitar a entrada de luz.

Na cozinha

O mais comum é vermos cozinhas claras ou, no máximo, pautadas por tons quentes, como amarelo, vermelho ou laranja. Ainda assim, a combinação de preto e branco é capaz de causar um efeito incrível para esse espaço, desde que você tome alguns cuidados.

A dica é não sobrecarregar o cômodo, já que estamos falando de uma área que necessita do máximo de claridade e iluminação para facilitar as atividades e também a limpeza diária.

Prefira incluir o branco em bancadas, tampos de pia e demais pontos que exigem atenção. O preto, por sua vez, pode ser aplicado em armários, prateleiras ou painéis. Se preferir, ainda há a possibilidade de incluir madeira na composição — um material perfeito para assegurar mais charme e aconchego.

Viu só? Seguindo esses passos, você conseguirá criar uma bela decoração preto e branco e deixar os seus convidados sempre encantados!

Para continuar por dentro de conteúdos exclusivos como este, aproveite para acompanhar as nossas redes sociais: YouTube, Facebook e Instagram. Esperamos você!

Categorias e Tags relacionadas