Sabia que dá para levar um ar europeu do século XVIII para dentro da sua casa de maneira fácil? Estamos falando do estilo neoclássico e de como ele pode proporcionar um clima elegante para os seus ambientes com linhas muito luxuosas.
Se você busca um estilo decorativo para o seu apartamento que seja adaptável e ofereça versatilidade, vá de neoclássico. Afinal, o equilíbrio entre um perfil mais clássico e uma atmosfera moderna é a garantia de uma decoração de destaque.
Neste artigo, saiba o que é o estilo neoclássico, quais são suas principais características e como usá-lo em seu ambiente!
A arquitetura neoclássica surgiu na Europa durante o século XVIII como uma contraposição ao barroco e ao rococó. Esses, por sua vez, tinham linhas carregadas em inúmeros detalhes, além de muitas cores, exuberância e ouro nos objetos.
No estilo neoclássico, o que prevalece são linhas mais simples, que mesclam padrões retos, menos detalhistas, mas muito ricos e com materiais de primeira qualidade.
Outra marca registrada do estilo é a imponência — qualidade percebida tanto em construções quanto em móveis e objetos neoclássicos, que se destacam pela alta durabilidade e pelas linhas elegantes.
Não é à toa que a qualidade dos materiais empregados em construções do período neoclássico é uma das melhores da arquitetura mundial. Aliás, você pode constatar isso nas obras que sobrevivem até os dias atuais, atravessando mais de dois séculos quase intactas.
O estilo neoclássico segue, assim como qualquer outro perfil de arquitetura e decoração, alguns padrões que o consolidaram no mundo da arte.
De maneira geral, você pode ver as mesmas características em construções desde o século XVIII até os imóveis e decorações atuais.
Veja as principais marcas do estilo neoclássico:
Para aplicar o neoclássico em seu ambiente, você pode optar, via de regra, por duas escolhas: carregar o espaço no próprio estilo ou dosá-lo com outras decorações.
Um dos diferenciais deste perfil arquitetônico é que ele combina com vários outros estilos, o que o torna um curinga na decoração.
Madeira de lei, granito e mármore são características desse estilo. Portanto, empregar esses materiais em seu espaço trará a alma do neoclássico para dentro do ambiente. Mas lembre-se que eles devem seguir outras premissas, como tamanhos arrojados, cores claras e volume maciço.
A mobília do estilo neoclássico é a garantia de um espaço muito bem decorado e com requinte para durar por várias gerações na casa da família.
Cristaleiras, gaveteiros, móveis de centro e de canto são feitos em madeiras nobres e envernizadas. Essas aplicações dão o brilho das peças e aumentam a durabilidade.
As linhas arredondadas garantem a corpulência do mobiliário. Sofás, poltronas e espelhos também contam com madeiras nobres.
No caso de móveis para se acomodar, como os jogos de sofás, eles são feitos com tecidos em cores sóbrias e clássicas, como vinho, verde oliva, creme e marrom. Detalhes em dourado complementam as peças, que ganham mais destaque ainda com a cor do ouro.
As cores utilizadas na arquitetura neoclássica são, em suma, as neutras, ou seja, os tons que são mais claros e que combinam com muitos outros.
Branco é a cor de sempre do estilo. Mas hoje em dia, o azul e o verde-claro já foram incorporados à decoração neoclássica como alternativas para os espaços.
Um detalhe curioso é que o preto pode ser utilizado no estilo neoclássico, já que dialoga bem com o branco e, consequentemente, traz contraste ao espaço.
Linhas arredondadas e retas são marcas do estilo. Em uso moderado, as duas se complementam, criando um efeito simples e vivo. Desenhos retos dão a ideia de simplicidade; curvos, de movimento.
Colunas cilíndricas, bancadas retas e formas geométricas garantem o tônus do estilo neoclássico. No entanto, essas linhas devem ser distribuídas pela arquitetura e decoração dos ambientes, das paredes ao mobiliário, para criar um efeito heterogêneo.
O uso da luz também marca o neoclássico, já que as cores claras auxiliam a espalhar ainda mais a luminosidade por onde quer que ela alcance. Portanto, janelas grandes devem ser privilegiadas. Dessa maneira, a iluminação natural fará o jogo de sombras, imitando o século em que ainda não havia eletricidade.
Esculturas em mármore são comuns no estilo neoclássico. Os quadros com molduras de madeira nobre e em estilo do século XVIII, com pinturas em alusão à época, também devem fazer parte do conjunto decorativo neoclássico.
Peças em porcelana, figuras simétricas e em linhas retas, objetos em dourado, branco e molduras de gesso no teto também estão presentes no estilo.
A arquitetura neoclássica prova que é possível criar espaços harmônicos unindo a elegância clássica à ousadia da modernidade. Um caráter indispensável em obras e decorações atuais, para sempre acompanharem as tendências, mas sem perder um perfil mais conservador.
Além de o estilo neoclássico entregar uma estética fiel ao luxo de obras de alto padrão, ele confere muita qualidade ao ambiente. Esse é um atributo que deve ser valorizado em seu espaço, para garantir beleza e sofisticação com um custo-benefício atrativo.
Acompanhe as nossas redes sociais — Facebook, Instagram e YouTube — para ficar por dentro das novidades sobre imóveis, arquitetura e decoração!