Engana-se quem pensa que apenas a área de decoração é constantemente atingida por diferentes tendências. A arquitetura também se depara com conceitos que chegam para repaginar os projetos e deixá-los ainda mais funcionais. E uma dessas novidades diz respeito aos ambientes integrados.
Em alta quando o assunto é reformar ou construir, esse conceito busca, acima de tudo, proporcionar praticidade e amplitude, tornando o espaço mais agradável para a convivência e as atividades realizadas no dia a dia. Mas não se engane: para alcançar o resultado desejado, é preciso conhecer essa ideia e traçar um planejamento.
Pensando nisso, criamos um conteúdo com todas as informações referentes ao tema. Continue a leitura para descobrir quais são as vantagens dos ambientes integrados e como injetar essa proposta em seu lar. Vale a pena!
Com o crescimento populacional e a verticalização urbana, é comum encontrarmos moradias com metragens cada vez mais reduzidas — exatamente como costuma acontecer com os apartamentos. Mas isso não impede que as pessoas tenham outras visões a respeito de “morar”.
Em paralelo aos projetos enxutos, boa parte da população sai em busca de ambientes que sejam mais acolhedores, favorecendo, assim, a interação entre os moradores de um imóvel. E é claro que o universo da arquitetura teve que se adaptar a essa ideia. Foi então que nasceram os ambientes integrados.
Tais espaços foram inspirados nos tradicionais lofts norte-americanos, galpões que se transformaram em residências, estúdios ou ateliês. Como não possuíam nenhum tipo de divisória, eles transmitiam a impressão de serem extremamente grandes e versáteis. O tempo passou e, recentemente, esse estilo se aperfeiçoou e se adaptou às necessidades das residências contemporâneas.
Podemos dizer que o principal objetivo é unificar dois ou mais cômodos em uma mesma área — sem que, para isso, seja necessário incluir paredes ou estantes como uma forma de delimitá-los. O resultado? Residências mais amplas, arejadas e iluminadas. Bem interessante!
A princípio, a tendência dos ambientes integrados pode até parecer um pouco estranha para quem não a conhece. Entretanto, na prática, essa possibilidade é capaz oferecer muitas vantagens aos moradores. Abaixo, contamos quais são as principais.
O principal benefício da integração é o aumento do convívio social. Se você vive uma rotina agitada, é possível que raramente tenha tempo de sobra para curtir momentos em família.
Porém, tal cenário pode melhorar com a ajuda da integração de ambientes. Uma vez contando com a cozinha e a sala de jantar no mesmo local, será mais fácil evitar que algum familiar se isole, favorecendo, assim, a proximidade de todos.
O conceito ainda é excelente para quem gosta de receber visitas em casa. Dependendo dos cômodos que estiverem integrados, você poderá cozinhar enquanto os seus convidados ficam na sala, sem deixá-los sozinhos ou deslocados.
Ao investir nos ambientes integrados, será possível personalizar o imóvel de acordo com o seu gosto. Ou seja, você conseguirá integrar a sala de jantar com a de estar, a cozinha com a varanda, o banheiro com o quarto e por aí em diante. Dessa forma, a sua residência ficará exatamente do jeito que você deseja e pronta para suprir as suas necessidades.
Quem mora em um imóvel pequeno vive em busca de soluções para tornar o ambiente mais amplo e agradável. A boa notícia é que a integração pode ajudar a contornar esse problema.
Explicamos: ao investir na ideia, é possível eliminar paredes que são desnecessárias para o projeto, unindo dois ou mais cômodos.
Tal método é excelente para permitir que cada área seja aproveitada da melhor forma possível, principalmente se você optar pelo uso de móveis planejados.
Para criar um projeto com ambientes integrados, é fundamental remover algumas paredes.
Ao concluir essa etapa, a iluminação natural ficará mais intensa, permitindo que os moradores consigam aproveitar melhor a luz do sol. Consequentemente, o cômodo ficará mais aconchegante e será possível reduzir os seus gastos com a conta de luz.
Ainda não acabou. A alta incidência de iluminação natural também consegue oferecer alguns benefícios à saúde. Veja os principais:
Como falamos, os ambientes integrados podem surgir de inúmeras maneiras em um projeto de interiores. Para escolher a melhor alternativa, é interessante contar com o acompanhamento de um profissional da área e identificar as necessidades dos moradores da residência.
Mesmo assim, existem algumas sugestões que são bastante utilizadas na atualidade e podem servir como inspiração para o seu layout. São elas:
Assim como acontece em toda reforma, antes de integrar os ambientes é imprescindível tomar alguns cuidados básicos. O primeiro é traçar um bom planejamento, sempre considerando a rotina dos moradores, o estilo de decoração desejado e, claro, o orçamento disponível para a obra.
Lembre-se ainda de confirmar se a parede que você pretende derrubar não é estrutural. Caso contrário, você correrá o risco de danificar o imóvel e comprometer toda a essência da integração.
Por último, tenha atenção redobrada ao realizar uma intervenção em apartamentos. Para evitar problemas com o condomínio, a acústica do espaço ou, simplesmente, a garantia do imóvel, invista nos serviços de especialistas na área e não deixe de conversar com o síndico ou responsável.
Se a sua intenção é adquirir um imóvel, considere a possibilidade de buscar empreendimentos novos ou apartamentos reformados, pois as chances de encontrar uma opção que já tenha ambientes integrados são bem grandes.
Conte para a gente: gostou de descobrir tudo sobre a tendência dos ambientes integrados? Para continuar por dentro das novidades, não perca tempo e acompanhe as nossas redes sociais: Facebook e Instagram.