fbpx

Ambientes integrados: saiba tudo sobre essa tendência

ambientesintegrados1

Engana-se quem pensa que apenas a área de decoração é constantemente atingida por diferentes tendências. A arquitetura também se depara com conceitos que chegam para repaginar os projetos e deixá-los ainda mais funcionais. E uma dessas novidades diz respeito aos ambientes integrados.

Em alta quando o assunto é reformar ou construir, esse conceito busca, acima de tudo, proporcionar praticidade e amplitude, tornando o espaço mais agradável para a convivência e as atividades realizadas no dia a dia. Mas não se engane: para alcançar o resultado desejado, é preciso conhecer essa ideia e traçar um planejamento.

Pensando nisso, criamos um conteúdo com todas as informações referentes ao tema. Continue a leitura para descobrir quais são as vantagens dos ambientes integrados e como injetar essa proposta em seu lar. Vale a pena!

Tudo sobre os ambientes integrados

Com o crescimento populacional e a verticalização urbana, é comum encontrarmos moradias com metragens cada vez mais reduzidas — exatamente como costuma acontecer com os apartamentos. Mas isso não impede que as pessoas tenham outras visões a respeito de “morar”.

Em paralelo aos projetos enxutos, boa parte da população sai em busca de ambientes que sejam mais acolhedores, favorecendo, assim, a interação entre os moradores de um imóvel. E é claro que o universo da arquitetura teve que se adaptar a essa ideia. Foi então que nasceram os ambientes integrados.

Tais espaços foram inspirados nos tradicionais lofts norte-americanos, galpões que se transformaram em residências, estúdios ou ateliês. Como não possuíam nenhum tipo de divisória, eles transmitiam a impressão de serem extremamente grandes e versáteis. O tempo passou e, recentemente, esse estilo se aperfeiçoou e se adaptou às necessidades das residências contemporâneas.

Podemos dizer que o principal objetivo é unificar dois ou mais cômodos em uma mesma área — sem que, para isso, seja necessário incluir paredes ou estantes como uma forma de delimitá-los. O resultado? Residências mais amplas, arejadas e iluminadas. Bem interessante!

Ambientes integrados

As vantagens desse conceito

A princípio, a tendência dos ambientes integrados pode até parecer um pouco estranha para quem não a conhece. Entretanto, na prática, essa possibilidade é capaz oferecer muitas vantagens aos moradores. Abaixo, contamos quais são as principais.

Proximidade

O principal benefício da integração é o aumento do convívio social. Se você vive uma rotina agitada, é possível que raramente tenha tempo de sobra para curtir momentos em família.

Porém, tal cenário pode melhorar com a ajuda da integração de ambientes. Uma vez contando com a cozinha e a sala de jantar no mesmo local, será mais fácil evitar que algum familiar se isole, favorecendo, assim, a proximidade de todos.

O conceito ainda é excelente para quem gosta de receber visitas em casa. Dependendo dos cômodos que estiverem integrados, você poderá cozinhar enquanto os seus convidados ficam na sala, sem deixá-los sozinhos ou deslocados.

Personalização

Ao investir nos ambientes integrados, será possível personalizar o imóvel de acordo com o seu gosto. Ou seja, você conseguirá integrar a sala de jantar com a de estar, a cozinha com a varanda, o banheiro com o quarto e por aí em diante. Dessa forma, a sua residência ficará exatamente do jeito que você deseja e pronta para suprir as suas necessidades.

Maior aproveitamento do espaço

Quem mora em um imóvel pequeno vive em busca de soluções para tornar o ambiente mais amplo e agradável. A boa notícia é que a integração pode ajudar a contornar esse problema.

Explicamos: ao investir na ideia, é possível eliminar paredes que são desnecessárias para o projeto, unindo dois ou mais cômodos.

Tal método é excelente para permitir que cada área seja aproveitada da melhor forma possível, principalmente se você optar pelo uso de móveis planejados.

Uso de iluminação natural

Para criar um projeto com ambientes integrados, é fundamental remover algumas paredes.

Ao concluir essa etapa, a iluminação natural ficará mais intensa, permitindo que os moradores consigam aproveitar melhor a luz do sol. Consequentemente, o cômodo ficará mais aconchegante e será possível reduzir os seus gastos com a conta de luz.

Ainda não acabou. A alta incidência de iluminação natural também consegue oferecer alguns benefícios à saúde. Veja os principais:

  • mais bem-estar;
  • maior conforto visual;
  • melhora significativa no metabolismo;
  • aumento da qualidade do sono;
  • diminuição de problemas como estresse, cansaço e ansiedade.

As principais opções de ambientes integrados

Como falamos, os ambientes integrados podem surgir de inúmeras maneiras em um projeto de interiores. Para escolher a melhor alternativa, é interessante contar com o acompanhamento de um profissional da área e identificar as necessidades dos moradores da residência.

Mesmo assim, existem algumas sugestões que são bastante utilizadas na atualidade e podem servir como inspiração para o seu layout. São elas:

  • sala de estar + varanda gourmet: ótima opção para famílias que recebem convidados com frequência e desejam ter mais praticidade;
  • quarto + escritório: decidiu trabalhar em casa? Considere unir o dormitório ao office, criando um espaço funcional para que as suas tarefas sejam mais produtivas;
  • cozinha + sala de jantar: excelente saída para reunir a família e os amigos. Para delimitar os dois cômodos, porém, a sugestão é utilizar uma mesa de jantar ou uma bancada com bancos altos.

Os cuidados que devem ser tomados ao integrar ambientes

Assim como acontece em toda reforma, antes de integrar os ambientes é imprescindível tomar alguns cuidados básicos. O primeiro é traçar um bom planejamento, sempre considerando a rotina dos moradores, o estilo de decoração desejado e, claro, o orçamento disponível para a obra.

Lembre-se ainda de confirmar se a parede que você pretende derrubar não é estrutural. Caso contrário, você correrá o risco de danificar o imóvel e comprometer toda a essência da integração.

Por último, tenha atenção redobrada ao realizar uma intervenção em apartamentos. Para evitar problemas com o condomínio, a acústica do espaço ou, simplesmente, a garantia do imóvel, invista nos serviços de especialistas na área e não deixe de conversar com o síndico ou responsável.

Se a sua intenção é adquirir um imóvel, considere a possibilidade de buscar empreendimentos novos ou apartamentos reformados, pois as chances de encontrar uma opção que já tenha ambientes integrados são bem grandes.

Conte para a gente: gostou de descobrir tudo sobre a tendência dos ambientes integrados? Para continuar por dentro das novidades, não perca tempo e acompanhe as nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Categorias e Tags relacionadas