fbpx

Como escolher tapetes e garantir charme aos ambientes?

Como escolher tapetes e garantir charme aos ambientes?

De todas as cores e de vários tamanhos, formatos e temas, os tapetes são itens especiais em ambientes de alto padrão. Eles protegem o piso, trazem sensação de aconchego e segurança ao cômodo, além de ajudarem a aquecer o espaço. E saiba que há muitos modelos para cada área do seu lar.

Símbolos históricos de requinte, essas peças trazem um charme ímpar a qualquer cômodo. Com um leque interminável de opções, da tapeçaria simples à de luxo, você deve saber como escolhê-las de acordo com o estilo decorativo. Portanto, aprenda, neste artigo, como eleger o tapete ideal para cada canto!

Tapetes para sala de estar

A sala de estar deve ser contemplada com uma peça que atenda bem a proposta desse ambiente: a de se sentar para conversar, ler ou descansar, entre outras atividades. Portanto, não é preciso escolher um tapete que chame toda a atenção para si.

Tapetes geométricos

Peças em formatos hexagonais, redondos e ovais devem ser usadas nesse espaço, pois abrangem uma área ampla e podem ficar ao centro da sala. De preferência, não coloque nenhuma mesa por cima, já que o grande atrativo aqui é a forma, que deve ser explorada para dar corpo ao espaço.

Tapetes coloridos

Se a sua decoração tiver toques coloridos, vale muito a pena combiná-los com um tapete em tons diversos. Caso o local tenha cores neutras, também cabe usá-las a favor para um efeito de contraste. Em ambas situações, preserve o equilíbrio.

Tapetes quadriculados

Peças mais sóbrias fazem jus a um ambiente como a sala de estar, que é sinônimo de se sentar para qualquer tipo de conversa, da alegre à séria. Para isso, o tapete quadriculado é um meio-termo entre sobriedade e extravagância.

Tapetes orientais

Com fios delicados e em temáticas do Oriente, essas peças são boas alternativas para salas de estar. A baixa circulação de pessoas nesse ambiente ainda preserva a aparência e textura dessas opções, que podem ser feitas até em fios de bambu.

Tapetes rústicos

Criar uma atmosfera colonial ou de campo é uma aposta que deve vir acompanhada de um tapete rústico.

Em tamanho generoso, com formato retangular tradicional e de espessura grossa, essa peça, quando produzida em tons terrosos ou escuros, remete à madeira.

Uma boa escolha, principalmente se o seu piso é de madeira ou porcelanato que imita esse material, para fazer um jogo de tom sobre tom.

Tapetes para sala de jantar

A sala de jantar é o ambiente que pede um aconchego a mais, já que a família se reúne e faz refeições nele. Portanto, o tapete escolhido precisa proporcionar acolhimento.

Tapetes grandes

Se você tem uma mesa robusta na sala de jantar, cabe colocar um tapete retangular proporcional a esse móvel, para não destoar dele. Invista em uma peça de espessura fina, feita em algodão ou mesmo de fibra sintética.

Esse tipo de tapete deve ser bastante resistente, já que suportará mesa, cadeiras e pessoas transitando no local com frequência. Se a sua mesa for redonda, invista em uma peça que acompanhe o design arredondado.

Tapetes

Tapetes para quarto

O quarto é o ambiente que permite a seleção de um tapete arrojado, pois é de uso íntimo e não tem o empecilho de receber muitas pessoas. Investir em peças mais generosas trará conforto, principalmente em estações frias.

Tapetes felpudos

O tapete felpudo remete a pele de animal. Logo, essa versão traz muito volume ao ambiente, mesmo em dimensões modestas. No entanto, é preciso ter em mente que a densidade do material que o compõe facilita o acúmulo de poeira e, por isso, exige higienização frequente. De qualquer forma, não é recomendável para quartos de alérgicos.

Tapetes modernos

Para quartos com design de interiores moderno ou contemporâneo, invista em um tapete que segue essa linha. Dê preferência a temas com figuras geométricas, cores e efeitos visuais modernistas, distantes de qualquer tradicionalismo.

Tapetes de crochê

Com a aparência artesanal do crochê, esse tapete leva um aspecto tradicional ao quarto. Essa peça clássica também é indicada para esse cômodo do lar porque pode ficar disforme se for usada em um espaço com grande circulação de pessoas.

Tapetes para banheiro

Sempre discretos, mas nem por isso ausentes no ambiente, os tapetes para essa área devem aliar design, segurança e durabilidade.

Tapetes emborrachados

Os tapetes emborrachados têm a vantagem de serem fáceis de limpar e muito seguros para ambientes úmidos. Dos temas neutros aos com imagens, é só escolher aquele que mais combina com a decoração do seu banheiro.

Tapetes antiderrapantes

Indicado para áreas úmidas, essa versão traz a segurança necessária para ser usada em banheiros e lavabos, evitando o risco de escorregões. Ele pode ser de silicone ou plástico, materiais adequados para colocar entre o box e o resto do piso.

Tapetes para cozinha

Assim como outros ambientes, a cozinha merece ter um tapete para ganhar um charme especial e também proteger o piso.

Tapetes com flores

Os temas florais são bastante adequados para a cozinha, que é um lugar mais despojado do lar. Além disso, com a decoração neutra que é usada na maior parte dos ambientes desse tipo, as cores dão contraste e equilíbrio.

Tapetes tipo passadeiras

As passadeiras são usadas tanto em corredores quanto em cozinhas, pois seus formatos retangulares e compridos cobrem áreas de formas semelhantes.

Na cozinha, a passadeira pode acompanhar a extensão da pia, protegendo o chão, que sempre fica úmido pelos respingos d’água que são próprios da utilização desse espaço.

Dê preferência a materiais que sejam fáceis de limpar e também antiderrapantes, já que a cozinha é um local que acumula gordura por conta dos preparos de alimentos.

Decorar com tapetes exige planejar cada área, para que a escolha seja a mais adequada ao que o espaço demanda. Lembre-se de que, além de seguirem critérios de beleza e formato, essas peças precisam garantir uma boa durabilidade. Afinal, elas devem acompanhar o padrão do que o ambiente já tem.

Gostou deste artigo? Então, acompanhe as nossas redes sociais para receber mais dicas de decoração: Facebook, Instagram e YouTube!

Categorias e Tags relacionadas