fbpx

Como decorar um quarto de maneira bonita e funcional?

comodecorarumquarto1Uma noite tranquila é sinônimo de um dia cheio de disposição. E muito do que é proporcionado para que você tenha um bom sono é oferecido pelo ambiente. Portanto, é preciso saber como decorar um quarto, para que ele garanta bem-estar e conforto, além de sofisticação.

O seu espaço para descansar precisa ter a sua identidade e cumprir alguns requisitos. Claro, o principal deles é ser um cômodo que transmita relaxamento, onde a prioridade é o seu sossego. Portanto, descubra como decorar um quarto de maneira funcional em todos os sentidos!

O estilo define como decorar um quarto por completo

De forma geral, definir o estilo de decoração do quarto é o primeiro passo para planejar o restante. Assim, o mobiliário e os demais itens que você vai colocar em seu cômodo seguirão o perfil escolhido para o lugar.

Um estilo que é tendência para quartos é o escandinavo. Linhas limpas e simples, além de tons neutros, garantem todas as vantagens que um ambiente como esse precisa.

No entanto, você pode adotar outra linha, como o rústico, que traz mais informações, ou o neoclássico, que é bastante elegante, entre outros.

A paleta de cores deve primar por tons agradáveis

Na hora de definir como decorar um quarto, privilegie sempre os tons claros, que transmitem a tranquilidade e leveza que esse cômodo tanto precisa.

Branco, creme, azul ou verde-claro são boas apostas nesse sentido. Contudo, se você gosta de ousar e busca um toque requintado, pode usar o cinza-claro.

O piso precisa facilitar a limpeza

Pisos precisam oferecer praticidade e beleza, sempre em harmonia com o restante da decoração do quarto. Nesse sentido, aqueles produzidos em madeira são alternativas luxuosas. Porém, demandam maior manutenção a longo prazo para a conservação das qualidades do material.

Outras opções de piso que funcionam muito bem nesse ambiente são o porcelanato, o mármore e o cimento queimado. Todos são muito resistentes e conferem imponência ao espaço, além de terem a durabilidade e a facilidade de limpeza como grandes benefícios.

As paredes levam das cores à mobília

As paredes devem ser planejadas tanto para receberem a pintura quanto para servirem de apoio ao mobiliário. Se o espaço não é muito grande, experimente pendurar espelhos, de modo a criar a ilusão de amplitude.

Paredes em cimento queimado entregam um efeito bastante relaxante ao ambiente e contribuem para um clima sempre ameno. No entanto, escolha cores escuras apenas quando tiver outros elementos em tons claros para criar contraste, já que elas dão a impressão de que o espaço é menor.

Os papéis de parede também são escolhas eficazes para decorar as paredes do quarto e oferecem ampla variedade de estilos.

Uma maneira de garantir um estilo único no momento de decorar o quarto é compor uma parede com quadros. A Gallery Wall, como é conhecida essa tendência, traz uma atmosfera sofisticada e original ao cômodo.

Como decorar um quarto

A iluminação é capaz de privilegiar o descanso

A iluminação do quarto deve ser planejada com base nas principais atividades que esse cômodo atende. Como a prioridade nele é dormir e relaxar, opte por uma iluminação difusa, que pode ser em tons amarelados.

Essa cor, diferentemente da luz branca, transmite ao cérebro a informação de que o espaço é para descansar, e não para ficar atento o tempo todo.

Você também pode usar spots de luz branca espalhados pelo quarto ou colocar luzes debaixo da cama para diminuir esse efeito, especialmente se o cômodo também servir como espaço de trabalho e/ou estudo.

O mobiliário deve ser funcional e ergonômico

Para saber como decorar um quarto e atender aos seus gostos e às suas necessidades, é preciso caprichar na escolha da mobília. Cada vez mais, camas e mesas baixas são tendência, pois contribuem para um melhor aproveitamento do ambiente e facilitam o dia a dia.

Nichos e prateleiras podem servir como apoio a um armário, pois aproveitam melhor as paredes e criam mais espaço para guardar roupas e outros itens pessoais. Usar esses recursos também ajuda a encorpar a decoração.

Você ainda pode ter um móvel ao lado da cama — como uma mesinha de cabeceira ou uma poltrona — que sirva de apoio para as atividades cotidianas.

Os artigos têxteis garantem o aconchego

Tecidos distribuídos por vários cantos do quarto são a garantia de um espaço muito aconchegante e perfeito para descansar. Nesse sentido, você deve investir em jogos de cama, almofadas, cortinas e tapetes, de preferência que combinem entre si.

Se você quer obter o efeito de um lugar altamente convidativo para um bom descanso, uma leitura ou um momento a dois, invista bastante nos itens para cama. Artigos como colchas, edredons e cobertores tornam o seu quarto mais convidativo.

Os objetos decorativos dão o seu toque pessoal

A decoração do seu quarto fica por conta de objetos, que vão expressar a sua personalidade e os seus gostos pelo ambiente.

Vasos de porcelana ou vidro, esculturas, pinturas, porta-retratos, itens de cobre e outros artigos fazem a diferença na hora de escolher como decorar um quarto.

As plantas oferecem beleza e vida

Plantas são boas pedidas para quem quer descobrir como decorar um quarto e ter mais bem-estar dentro do ambiente, pois elas ajudam a purificar o ar. Você pode colocar vasos decorados em um canto do cômodo ou criar um jardim vertical.

As folhagens e flores dão leveza e vida ao cômodo. Além disso, trazem o verde, cor que ajuda a relaxar. Existem muitas espécies que são adaptáveis a ambientes internos, fáceis de cuidar e perenes, características que ajudam a manter a beleza do espaço por muito tempo.

Agora que você já sabe como decorar um quarto, ficará simples para deixar o ambiente ao seu gosto. Outro ponto que ajuda bastante é contar com o apoio de um designer de interiores ou um arquiteto, profissionais que são capazes de traduzir o seu estilo e as suas necessidades em um projeto bem delineado.

Gostou do conteúdo? Então, acompanhe as nossas redes sociais para receber mais dicas de imóveis, arquitetura e decoração: Facebook, Instagram e YouTube!

Categorias e Tags relacionadas