fbpx

7 dicas essenciais para ter uma decoração aconchegante

decoracaoaconchegantecapa

Não há nada melhor do que ter um espaço agradável para passar o dia e ter momentos de paz. Por isso, a decoração aconchegante nunca sai de moda.

E conquistar esse efeito pode ser mais fácil do que você imagina. Com alguns elementos e truques, é possível transformar completamente um espaço, sem a necessidade de grandes reformas, bagunças e gastos.

Mas afinal, quais são esses métodos e como colocá-los em prática? Criamos este artigo recheado de informações relevantes. Abaixo, você encontrará soluções incríveis para o seu imóvel. Não perca!

1. Comece pelas cores

Você sabia que as cores, além de embelezarem um local, podem transmitir inúmeras sensações? Vários estabelecimentos seguem à risca esse método, a fim de montar espaços que sejam agradáveis e que consigam suprir as necessidades dos seus usuários. Em um lar, a lógica é a mesma.

Para tanto, é válido que você identifique quais são as tonalidades próprias para refletir sentimentos positivos e valorizar o projeto. Como queremos uma decoração aconchegante, a melhor pedida é recorrer aos tons neutros. O branco, o cinza, o off-white e o bege são sempre bem-vindos e podem ser usados em qualquer cômodo.

A vantagem de trabalhar com esses tons é que eles podem ser coordenados com diferentes estampas, texturas e cores, criando um visual bastante personalizado. Caso considere a produção “apagada demais”, você pode recorrer a outros tons frios durante esse planejamento, sendo o azul, o verde e o lilás ótimas alternativas.

Decoração aconchegante

2. Analise o clima da sua região para ter uma decoração aconchegante

Não são apenas os elementos decorativos que conseguirão proporcionar o efeito de aconchego para o seu imóvel. Existem outros pontos igualmente importantes que devem ser considerados. Um deles é o clima da região onde você mora.

Aqui no Brasil, por exemplo, devemos sempre analisar a temperatura, o vento e a umidade, entre outros fatores.

Se você vive em uma cidade muito quente, como Ribeirão Preto, procure investir em portas e janelas amplas, que estimulam a ventilação e a entrada de luz natural. O uso de determinados revestimentos, como o porcelanato, contribui para refrescar o ambiente. Cores frias e aparelhos de ar-condicionado completam o conjunto de medidas que você pode tomar para garantir ambientes mais frescos.

“E o oposto?”, deve questionar quem mora em cidades frias, como as localizadas no sul do país. Seguindo o mesmo raciocínio, será necessário investir no uso de materiais que dão uma sensação de aquecimento, como os tijolos à vista e a madeira.

Não se esqueça da luz artificial. Extremamente importante em um projeto decorativo, esse detalhe precisa surgir em pontos específicos do lar, sempre com lâmpadas amarelas, que ajudam a garantir a sensação de conforto.

Outra solução para uma decoração aconchegante em lugares frios é apostar sem medo nas cores quentes ou no uso de mantas acolhedoras, tapetes felpudos e carpetes grossos, mas que estejam devidamente alinhados com o estilo de composição do restante da casa.

3. Não abra mão dos tecidos

Por falar em itens repletos de texturas, não se esqueça de investir nas almofadas. Acessíveis e charmosas, elas conseguem tornar qualquer decoração atraente, além de adicionarem um toque extra de conforto e sofisticação. A sugestão é acomodá-las em sofás, poltronas ou camas.

Aliás, existem outros benefícios fantásticos ao utilizar almofadas em diferentes pontos do lar: garantir mais conforto ao assistir TV; esquentar o corpo durante o inverno; ter um bom apoio para usar livros, cadernos ou notebooks no colo; e manter a postura correta.

Fora isso, as cortinas devem ser escolhidas com muita atenção. Perfeitos para uma atmosfera bem caseira, esses têxteis precisam ser fluidos e, ao mesmo tempo, capazes de impedir a entrada de luz.

As paredes do seu cômodo são muito claras? Então, priorize os modelos com forro creme, com bordados ou voal de tonalidade forte. Assim, o ambiente ficará equilibrado e você conquistará a privacidade desejada.

Decoração aconchegante

4. Inclua plantas e crie uma decoração aconchegante

Quem disse que as plantas devem ser usadas apenas em espaços externos, como quintais ou varandas? Pelo contrário: muitas pessoas estão preferindo levar “o verde” para os cômodos internos, deixando a casa mais colorida e, claro, alcançando uma decoração aconchegante.

Por essa razão, sugerimos escolher bem as plantas que serão usadas no lar, para que elas não morram ou fiquem com o visual comprometido. Enquanto algumas espécies se desenvolvem dentro de casa e longe da luz solar, outras necessitam de muito calor para sobreviver. Todo cuidado é pouco!

Caso não saiba qual a melhor opção, não se preocupe. A seguir, listamos algumas alternativas encantadoras, duráveis e de manejo simples:

  • suculentas;
  • violetas;
  • orquídeas;
  • árvores-da-felicidade;
  • samambaias;
  • crótons;
  • espadas-de-São-Jorge;
  • cactos.

Independentemente da escolha, procure armazená-las em vasos próprios e, de preferência, posicionados perto de uma janela ou varanda. Para a cozinha, uma hortinha também é excelente, deixando o espaço muito convidativo e permitindo que você utilize temperos frescos em seus preparos diários.

5. Aproveite as paredes

As paredes de um imóvel são mais poderosas do que aparentam. Afinal, é possível preencher esses espaços com diferentes elementos e ter uma decoração aconchegante.

As nossas indicações são os quadros de diferentes tamanhos e modelos. Uma vez investindo na ideia, será possível recorrer a itens que estejam de acordo com a personalidade dos moradores e, até mesmo, consigam refletir a proposta do ambiente.

Indivíduos que seguem um estilo contemporâneo podem apostar em gravuras ou souvenirs. Agora, se a proposta for criar uma atmosfera romântica e sóbria, recorra às pinturas, que estão sempre em alta e ajudam a tornar o visual elegante.

Em busca de um efeito personalizado? O uso de fotos pode ser uma boa saída. Em porta-retratos, inclua registros de viagens, pessoas queridas e momentos especiais para você. Essa medida é excelente para fazer com que o local se torne familiar e, consequentemente, mais agradável.

Decoração aconchegante

6. Use espelhos para ter uma decoração aconchegante e luxuosa

Considere utilizar espelhos nos ambientes. Funcionais, esses itens dão sensação de amplitude a qualquer espaço e um toque sofisticado para a decoração aconchegante.

O elemento pode ser incluído em diversos cômodos como hall de entrada, sala de estar ou jantar, lavabo, quartos e escritórios. Se não tiver muita área disponível para instalar o seu, as versões retangulares são excelentes, uma vez que apresentam medidas compactas e formato igualmente sofisticado.

As alternativas emolduradas também merecem atenção, pois podem se adaptar conforme o gosto do morador. Há opções para todos os estilos: as com bordas de metal, que combinam com cômodos modernos; as coloridas, para composições que fogem do óbvio; e as ornamentais, usadas por quem preza por um visual atemporal.

7. Mantenha tudo em ordem

Não adianta seguir todas as sugestões anteriores se, no fim, a sua casa é uma verdadeira bagunça. Para uma decoração aconchegante, ter organização é essencial e ajuda a manter todos os seus espaços seguros e funcionais.

Aliás, quando abraçamos essa ideia, conseguimos otimizar o nosso tempo, já que não nos desgastamos procurando objetos na hora de praticar qualquer atividade e nem perdemos de vista aqueles itens essenciais no dia a dia.

Ou seja, daqui para frente, determine um local exato para cada pertence e garanta que tudo permaneça em ordem. Essa etapa pode ser feita de diferentes formas. Primeiro, desapegue do que não usa mais, eliminando o máximo de embalagens que estiverem acumuladas nos armários.

Em seguida, verifique gavetas, prateleiras, nichos e estantes, separando os seus itens por categoria ou em caixas organizadoras. É um cuidado obrigatório, que transformará a sua rotina com muita rapidez.

Decoração aconchegante

Criar uma decoração aconchegante só exige um pouco de cuidado. Com essas dicas, certamente vai ser fácil deixar o seu lar interessante e preparado para diversos momentos.

Se quiser conferir outros conteúdos como este, aproveite para acompanhar as nossas redes sociais: FacebookInstagram e YouTube. Será um prazer ter você por perto!

Categorias e Tags relacionadas