fbpx

Por que comprar um imóvel na planta?

05/08/2019

Imóvel na planta

A compra de um imóvel na planta pode ser um excelente negócio. Quem está disposto a esperar alguns meses para pegar as chaves do seu novo lar certamente será recompensado.

Desde que seja escolhida uma construtora de confiança e um empreendimento bem projetado, o sonho de ter um apartamento novinho pode se concretizar mais rápido do que você imagina.

Se você ainda tem dúvidas sobre essa opção, está no lugar certo! Leia este post até o fim e descubra os motivos para investir em um imóvel na planta.

Um imóvel na planta tem preços mais acessíveis

Quem decide comprar um imóvel na planta terá que esperar pela execução da obra. O prazo varia bastante; o comum é que os compradores esperem entre um e três anos até a entrega das chaves. Mas a espera geralmente vale a pena, justamente porque os preços são mais acessíveis.

Os preços atrativos são a forma que a construtora usa para atrair compradores. Se você procurar apartamentos prontos para morar e comparar o preço com um imóvel similar que está à venda na planta, verá que existe uma diferença considerável.

Tem um grande potencial de valorização

Se o apartamento é mais barato na planta porque se trata de um bem que só estará disponível no futuro, a situação muda quando ele fica pronto. Imediatamente, você poderá ver o seu imóvel se valorizar.

Em uma pesquisa feita na cidade de São Paulo, os resultados mostraram que o preço por m² dos apartamentos em estoque — isto é, prontos para serem usados — é, em média, 10% mais alto que o de imóveis na planta.

É claro que nenhuma construtora pode garantir isso. Afinal, o imóvel da planta é um investimento e a sua valorização depende de uma série de fatores. Porém, se o prédio for bem localizado, tiver um projeto diferenciado e contar com plantas atrativas, há grandes chances de se valorizar com o fim da obra.

Oferece condições de pagamento facilitadas

Se você ainda está na fase do planejamento, se preparando financeiramente para a aquisição de um apartamento, o imóvel na planta fica ainda mais atrativo. Isso porque as condições de pagamento são facilitadas.

Normalmente, é possível dividir o valor da entrada durante toda a obra, até mesmo sem juros. Também é possível aproveitar esse período para pagar um valor maior da entrada, de modo que o total financiado e os juros sejam menores.

Não tem surpresas desagradáveis

Qualquer pessoa que deseja adquirir um imóvel provavelmente pensará no risco de comprar gato por lebre. Em outras palavras, pode haver algum defeito, um reparo a fazer ou problemas na rede elétrica, entre outras surpresas desagradáveis.

É claro que o apartamento passará por uma vistoria e tudo será detalhado em contrato. No entanto, se mesmo assim algo passar despercebido, você terá dor de cabeça para resolver.

Já no apartamento na planta, você poderá ter acesso ao projeto, questionar todos os detalhes com a construtora e conseguir garantias sobre o bom funcionamento de todas as instalações. A empresa é responsável pela qualidade e, assim, fica muito mais fácil resolver eventuais problemas.

Oferece a possibilidade de personalização

Outro ponto positivo em comprar o apartamento antes ou durante a obra é que existe a possibilidade de personalizar o seu lar. Muitas construtoras já oferecem plantas adaptáveis, que podem ser configuradas conforme o gosto e as necessidades dos proprietários.

Além da configuração dos cômodos, você pode personalizar acabamentos, forros, armários, tipo de piso e outros itens. Ou seja, com um imóvel na planta, você tem a chance de ter um lar que é a sua cara.

Não precisa de uma reforma tão cedo

Já que você vai acompanhar o projeto e personalizar o seu apartamento, pode ficar tranquilo, pois uma reforma não será necessária por muito tempo.

Se você comprar um apartamento usado, provavelmente terá que fazer alguns reparos. Mesmo que compre um novo, pode sentir a necessidade de adaptá-lo para atender melhor às necessidades da sua família.

Além disso, uma reforma no condomínio não será necessária, já que a construtora normalmente se responsabiliza pela durabilidade e, se necessário, manutenção do prédio nos primeiros anos. Isso quer dizer que você não terá essa despesa extra tão cedo.

Dá tempo para planejar a mudança

Para quem quer não apenas trocar de lar, mas também dar uma renovada em móveis, eletrodomésticos e decoração, o imóvel na planta também é uma boa pedida. Você ganha mais tempo para se planejar financeiramente para isso, fazer um projeto e cuidar dos mínimos detalhes. Afinal, fazer uma mudança não é fácil. No entanto, um bom planejamento ajuda a deixar esse momento mais tranquilo.

Permite aproveitar todos os benefícios dos projetos novos

Por fim, um apartamento na planta ainda pode ser muito vantajoso em termos de inovação. Diversas novidades chegaram ao mundo da construção civil nos últimos anos e os projetos mais novos incorporam muitas tecnologias.

Um projeto recente tende a incorporar tendências de sustentabilidade, infraestrutura para carros elétricos, automação residencial e muito mais. Tudo isso contribui para aumentar a valorização do seu apartamento nos próximos anos.

Depois de tudo isso, ficaram claros os benefícios de adquirir um imóvel na planta? Durante a obra, você pode pagar a entrada de forma flexível, personalizar o seu apartamento e ver o seu bem se valorizar. Para acertar na compra, lembre-se de escolher uma construtora que se preocupa com a qualidade dos seus projetos.

O seu próximo lar pode estar em construção nesse momento! Conheça os nossos empreendimentos e comece já a realizar esse sonho.

Categorias e Tags relacionadas