fbpx

Como começar a praticar golfe?

praticargolfe

Se você pensa em praticar golfe e não sabe por onde começar, saiba que provavelmente não é o único. Afinal, o esporte está em crescimento no Brasil, mas ainda é desconhecido para muita gente.

No entanto, não há muito segredo. Começar pode ser mais simples do que você imagina e, inclusive, já existem muitos campos espalhados pelo Brasil. Descubra agora um pouco mais sobre a modalidade e como praticar golfe!

Quais são as regras e nomenclaturas do golfe?

Basicamente, o objetivo do golfe é acertar a bola em 18 buracos com o menor número de tacadas possível. Há duas modalidades de jogo.

Na primeira, a partida é disputada buraco a buraco, o que significa que o jogador que acertar o alvo com menos tentativas é o vencedor daquele buraco. Quem ganhar mais buracos vence.

Na segunda modalidade, a partida é disputada por número de tacadas. Quem finalizar o circuito de 18 buracos com o menor número de tacadas vence. Aliás, essa é a forma mais comum de jogo nos campeonatos profissionais.

Em cada campo, os buracos têm dificuldades diferentes e a média de tacadas necessária para acertar cada um deles é chamada de par. Por exemplo, em um buraco chamado de Par 5 você deve acertar o buraco em até 5 tacadas.

A soma dos pares dos 18 buracos é o par do campo, que geralmente é 72. Com base nessa média, existem diferentes pontuações, que são:

  • birdie: acertar o buraco com uma tacada abaixo do par;
  • eagle: duas tacadas abaixo do par;
  • albatroz: acertar o alvo com três tacadas abaixo do par, o que é uma jogada rara;
  • hole in one: acertar o buraco com uma única tacada, o que é ainda mais raro e merece comemoração. Geralmente, quem consegue fazer isso paga uma rodada para os demais jogadores;
  • bogey: finalizar o buraco com uma tacada acima do par;
  • double bogey: precisar de duas tacadas a mais que o par;
  • drop: é uma das piores jogadas do golfe e precisa ser usada quando a bola cai em um lugar inacessível, como um lago. Normalmente, rende uma ou duas tacadas de penalidade para o jogador.

Quais são os equipamentos necessários para praticar golfe?

Primeiramente, você não precisa comprar logo todos os equipamentos. Aliás, muitos clubes oferecem aluguel de tacos e bolsas. Portanto, você pode primeiro começar a treinar e depois adquirir os seus próprios itens.

No entanto, para praticar golfe, são necessários diferentes tipos de tacos:

  • driver: taco usado para jogadas de longa distância, quando a bola ainda está longe do buraco;
  • irons: taco de ferro usado para médias distâncias;
  • woods: taco que antigamente era feito de madeira e hoje geralmente é fabricado em titânio e outros metais. Também serve para tacadas longas;
  • putter: é o taco utilizado quando a bola já está no green, isto é, na área verde adjacente ao buraco;
  • wedge: tipo de taco especial que tem um determinado ângulo de inclinação e é usado para sair de locais difíceis, como bancos de areia ou uma erva alta.

Para uma partida, cada jogador pode levar até 14 tacos diferentes em sua bolsa. Além deles, também existem sapatos, luvas e medidores de distância próprios para praticar golfe.

Como treinar golfe?

Você pode entrar em um clube de golfe ou procurar um local no qual não apenas sócios são permitidos, mas também visitantes. A taxa cobrada para uso do campo é chamada de green fee e os preços variam, mas é possível esperar algo entre R$ 200 e R$ 500.

Antes de ir para o campo, é preciso aprender sobre as regras e etiquetas do golfe e treinar o swing. Esse é o nome dado ao principal movimento feito para a tacada e é mais difícil do que parece; portanto, não subestime a complexidade do jogo.

De toda forma, é recomendável que você conte com a ajuda de um profissional e tenha pelo menos algumas aulas por mês. Para quem tem espaço em casa, também dá para montar um pequeno campo com um ou dois buracos, de forma a praticar as tacadas com maior frequência e melhorar o swing.

Onde praticar golfe em Ribeirão Preto?

Se você está em Ribeirão Preto e quer começar a praticar golfe, precisa conhecer o Ipê Golf Club. Localizado na região do Shopping Iguatemi e a apenas 10 minutos do centro da cidade, o espaço tem um moderno campo e conta ainda com quadras de tênis, academia e restaurante. Uma piscina está em construção e estará disponível em breve.

O local serve para a prática do esporte, confraternização e socialização. Para as crianças que querem praticar golfe, o Ipê Golf Club conta ainda com uma escolinha infantil, que oferece treinamento completo.

Portanto, confira os horários de funcionamento:

Golfe

  • segundas-feiras das 16h às 20h30;
  • terças, quartas, quintas e sextas-feiras das 7h às 21h;
  • sábados, domingos e feriados das 7h às 17h.

Tênis

  • segundas-feiras das 16h às 20h30;
  • terças, quartas, quintas e sextas-feiras das 7h às 21h;
  • sábados, domingos e feriados das 7h às 17h.

Academia

  • segundas e sextas-feiras das 6h às 13h e das 15h às 21h;
  • sábados e feriados das 8h às 18h;
  • domingos das 8h às 13h.

Como você viu, praticar golfe já é um desejo de muitos brasileiros e pode estar ao seu alcance também.

Que tal começar o quanto antes? Compartilhe este post nas suas redes sociais e chame os amigos para jogar!

Categorias e Tags relacionadas