Ícone do site Tecnoart Engenharia

Torneios de tênis: conheça as principais competições

torneios de tenis

Você sabe quais são os principais torneios de tênis? Anualmente, o circuito gira o planeta em busca dos principais troféus. Alguns são amplamente conhecidos dos amantes da modalidade, como os Grand Slams, mas outros nem tanto.

O público brasileiro talvez não tenha a dimensão da quantidade de competições anuais. Elas, afinal, acontecem todas as semanas, de janeiro a novembro. Por aqui, as transmissões focam apenas nas principais, em função do maior interesse.

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos apresentar as principais competições para você entender a hierarquia dos torneios de tênis, começando pelos mais importantes deles: os Grand Slams.

Grand Slams: os principais torneios de tênis

Podemos dizer que a conquista de um Grand Slam é, para um tenista, muito próxima da sensação de um jogador de futebol que vence uma Copa do Mundo. Mas a analogia não é perfeita, pois o mundial de futebol acontece a cada quatro anos, enquanto os torneios de tênis são todos anuais.

Certamente, a importância desses torneios está diretamente ligada à história do tênis. São as competições mais antigas e tradicionais. Além disso, elas oferecem excelentes premiações — sejam em termos financeiros ou na distribuição de pontos para o ranking.

Australian Open

O Australian Open é o primeiro torneio de grande relevância do ano e acontece no final de janeiro, durante o verão australiano. Por isso, ele é conhecido como Happy Slam, já que é um ambiente alegre e de grande ânimo para uma temporada que se inicia.

O calor costuma ser forte nessa época e a energia deve ser dosada pelos tenistas. Aliás, vale lembrar que, no circuito masculino, os Grand Slams são jogados em melhor de cinco sets. Já no feminino, eles seguem com a tradicional disputa em melhor de três sets.

Se essa dinâmica é estranha para você, confira o nosso artigo que explica as regras do tênis.

Roland Garros

Após um longo intervalo, as atenções do mundo do tênis voltam a se concentrar em um Grand Slam no mês de maio. O torneio de Roland Garros é disputado na França e é a única edição da categoria disputada em piso de saibro.

Considerado o torneio mais charmoso do circuito, os franceses se acostumaram a ver Rafael Nadal empilhar troféus pela ATP. O espanhol, afinal, já venceu a competição 12 vezes. Foi aqui também que Gustavo Kuerten obteve suas maiores glórias: ele conquistou Roland Garros em três oportunidades.

Wimbledon

Em julho, acontece o mais tradicional dos torneios de tênis: Wimbledon.

Assim como Roland Garros, em saibro ele é o único Grand Slam disputado em grama. O piso, que é cada vez mais raro no circuito, é justamente o original do esporte.

O tênis brasileiro também teve seus dias de glória na grama sagrada de Wimbledon. Afinal, Maria Esther Bueno foi campeã três vezes em torneios simples e outras cinco em competições de duplas.

US Open

Fechando o ano em termos de Grand Slams ainda temos o US Open. A disputa ocorre em quadras rápidas, assim como acontece no Australian Open. Também é um dos torneios mais antigos e tradicionais do circuito, sendo batizado originalmente como US National Championship.

Apesar de o US Open encerrar o calendário dos Grand Slams, ele não marca o final da temporada do tênis. Isso porque a modalidade vai muito além desses quatro campeonatos. Vamos então conferir os outros níveis de torneios do circuito.

Masters 1000: a segunda principal categoria de torneios de tênis

Em segundo lugar na lista de torneios de tênis estão os Masters 1000. Mas não se engane: eles também são extremamente relevantes para os tenistas. A diferença, além de uma menor tradição, está na pontuação distribuída. No circuito feminino, eles se chamam WTA Premier.

A partir desse nível, os torneios dos circuitos principais recebem o número de pontos distribuídos em sua nomenclatura. O vencedor leva 1000 pontos — apenas metade em relação ao campeão de cada torneio que já apresentamos para você. A partir dele, os pontos vão reduzindo conforme a campanha de cada jogador.

Em Masters 1000, tanto homens quanto mulheres disputam suas partidas em melhor de três sets. O calendário oferece diversos torneios da categoria, espalhados em cidades como Madri, Roma, Paris, Miami e Toronto.

Vale destacar o Masters 1000 de Indian Wells, que, embora siga as mesmas regras dos demais torneios de tênis da categoria, é considerado no circuito como o “quinto Grand Slam”.

Outros torneios de tênis

Além de Grand Slams e Masters 1000, os torneios de tênis se dividem outras categorias. Elas são mais volumosas em quantidade de campeonatos, mas distribuem menos pontos e premiações aos tenistas.

Você conhecia todos esses torneios? Temos jogos praticamente todos os dias. Certamente, quem pensa em começar a jogar tênis em Ribeirão Preto precisa acompanhar o circuito.

Compartilhe este artigo nas redes sociais para que mais pessoas conheçam o calendário da modalidade!

Sair da versão mobile