fbpx

Entenda a importância da área comum de condomínio

Morar em apartamento traz muitas vantagens. Um exemplo bem atrativo é a área comum de condomínio. Independentemente de quais são os ambientes compartilhados e do que eles oferecem, sempre há benefícios para a sua rotina. Portanto, fique de olho nesses espaços.

Dar conta do trabalho, da casa, da família e, claro, de nós mesmos. Tudo isso exige uma boa estrutura, para que cada evento aconteça do melhor jeito. Para essas e outras situações, a área comum de condomínio é a solução.

Por isso, neste artigo reunimos todos os privilégios de contar com esse espaço, para você entender a diferença que ele faz. Confira!

A área comum de condomínio otimiza o espaço do apartamento

Primeiramente, uma área comum de condomínio facilita bastante quando o quesito é a otimização dos espaços de um apartamento.

Isso porque alguns cômodos e vários equipamentos, que ocupariam uma boa metragem do imóvel, podem estar disponíveis do lado de fora para uso coletivo.

Um dos melhores exemplos disso é a lavanderia compartilhada. A máquina de lavar e secar roupas, mesmo em suas versões menores, ocupa um bom espaço. Mas, nesse caso, isso não acontece.

Outros benefícios desse ambiente são:

  • imóveis com valores mais acessíveis;
  • maior organização no lar;
  • economia no momento de mobiliar;
  • lavagem mais rápida;
  • economia de água e energia.

Garante mais praticidade no dia a dia

A área comum de condomínio também pode deixar a sua rotina mais prática. Dessa maneira, você não perde tanto tempo com deslocamentos.

Provavelmente, o melhor exemplo disso é a academia. Mas os prédios mais novos contam com outras alternativas interessantes.

Com a tecnologia, tudo ficou mais acessível. Isso fica evidente quando pensamos no varejo, mas vai além, se estendendo a diversos segmentos de mercado e possibilitando o trabalho remoto.

Nesse sentido, contar com um home office é uma boa aposta. No entanto, nem sempre isso é possível, por falta de espaço, silêncio e, até mesmo, concentração.

Se esse for o seu caso, a área comum de condomínio pode oferecer uma solução perfeita: o espaço de coworking.

Distância de interferências externas que possam atrapalhar a sua produtividade são eliminadas nesse ambiente.

Também há o pet care, um espaço onde os tutores podem cuidar dos seus animais de estimação por conta própria, sem precisarem recorrer com tanta frequência ao pet shop.

Outra opção é o mercado de autoatendimento, que fica à disposição para as compras imediatas. Assim, você pode buscar o ingrediente que falta para o seu prato sem ter que ir de carro até o supermercado mais próximo.

Permite aproveitar mais momentos de lazer

Nesse retorno aos encontros de familiares e amigos, nada melhor do que aproveitar finais de semana e feriados para confraternizar.

Certamente, uma boa área comum de condomínio tem muito a oferecer para essas ocasiões para lá de especiais.

Os tradicionais salões de festas fazem dos encontros ainda melhores, trazendo mais autonomia e liberdade para os moradores e seus convidados.

Já para os dias em que você quer relaxar, há opções como lounge, sauna, piscina com raia e deck molhado.

Todos esses ambientes proporcionam um escape ao seu imóvel, para curtir bons momentos em companhia ou mesmo só.

Área comum de condomínio

Aumenta a qualidade de vida

Viver perto de áreas arborizadas é um privilégio. Mas não é preciso ir longe todas as vezes que quiser entrar em contato com a natureza. Os jardins na área comum de condomínio provam isso.

Espaços tomados por grama, folhagens e flores, em diferentes áreas ou concentrados em um só local no condomínio, proporcionam muito relaxamento.

Sem dúvida, tomar um sol pela manhã ou no horário de almoço é um alívio para uma rotina de compromissos em locais fechados.

Outra alternativa nesse sentido é o espaço de descompressão, um ambiente especialmente projetado para aliviar as tensões do dia a dia por meio de atividades relaxantes, como diversos tipos de jogos.

Incentiva a socialização com os vizinhos

Socializar é importante para todos — seja para pessoas que moram sozinhas, para casais jovens e sem filhos, para famílias pequenas ou para quem está na terceira idade e fica mais tempo em casa.

Nesse contexto, contar com diferentes áreas comuns de condomínio faz toda a diferença. Afinal, sempre haverá outras pessoas usufruindo do mesmo local e, portanto, muitas oportunidades de troca de experiências.

Valoriza o imóvel

Imóveis que contam com diferentes serviços essenciais e alternativas de lazer tendem a ganhar mais destaque no mercado imobiliário.

Portanto, se você pensa em adquirir um apartamento de médio ou alto padrão, aquele com uma boa área comum de condomínio é uma excelente opção.

Tanto para viver quanto para locar ou revender depois que o projeto estiver pronto — caso dos imóveis na planta —, esse é um grande investimento.

Reduz diversos custos

Com tantas opções de serviços e lazer na área comum de condomínio, diversos gastos que você teria no seu dia a dia serão reduzidos.

Lavanderia, academia, coworking e pet shop são boas amostras dessa redução.

Além disso, não é preciso se associar a clubes poliesportivos ou locar espaços para eventos, pois tudo isso já vem embutido no valor do condomínio.

Garante segurança

Por fim, para além de sistemas de monitoramento e equipes de segurança que cuidam do condomínio, há outros aspectos que tornam a área comum mais segura.

Entre eles está a facilidade de ter muitas opções de serviços e lazer à disposição. Não ter que sair de dentro do complexo todas as vezes que precisar resolver alguma coisa gera mais segurança.

A princípio pode até parecer que não, mas a área comum de condomínio traz enormes benefícios para os mais diferentes perfis de moradores.

Com tudo concentrado no mesmo espaço, fica mais fácil conquistar uma rotina prática e agradável, que garanta qualidade de vida.

Com o tempo, novos ambientes podem ser acrescentados ao complexo, tornando o que já é bom ainda melhor.

Acompanhe as nossas redes sociais — Facebook, Instagram e YouTube — para ficar por dentro das novidades em imóveis, arquitetura e decoração!

Categorias e Tags relacionadas