fbpx

Trabalho em coworking: 11 dicas de produtividade e convivência

Depois que a internet apareceu, foi só uma questão de tempo para que o trabalho em coworking aumentasse. Atualmente, esse modelo pode funcionar em prédios residenciais e comerciais. E, assim como o escritório de uma empresa, também tem as suas regras.

Respeitar os horários de funcionamento, o uso dos espaços e o compartilhamento de aparelhos. Essas são algumas normas básicas que ajudam um coworking a funcionar. Além dessas questões técnicas, temos a boa convivência e a manutenção do espaço, como em qualquer ambiente de trabalho.

Neste artigo, você conhecerá as principais dicas que podem potencializar o seu trabalho em coworking. Da produtividade à convivência, elas vão ajudar a obter o melhor do que esse modelo é capaz de proporcionar. Confira!

1. No trabalho em coworking, tenha uma rotina estruturada

A produtividade em coworking depende muito de como você estrutura o seu trabalho diariamente. E isso significa tanto ter todos os equipamentos necessários prontos quanto controlar os seus horários e as suas tarefas ao longo da jornada.

Nesse sentido, o primeiro passo para ganhar produtividade no trabalho em coworking é saber por quanto tempo você ficará no local. Com isso, poderá dividir o expediente em horas e, em cada uma, encaixar as atividades.

Além disso, você deve alinhar a sua rotina tanto antes quanto depois do expediente  com o período no escritório compartilhado. Portanto, tomar café da manhã, ficar com a família e brincar com os pets devem ser atividades equilibradas com o seu trabalho.

2. Seja pontual

Seja empreendedor ou colaborador, você deve ser pontual no coworking da mesma maneira que seria em um escritório convencional.

Afinal, essa pontualidade reflete em todo o andamento de tarefas, reuniões e demais compromissos. Portanto, é preciso estabelecer um horário fixo para acordar e se aprontar, de modo a chegar no horário estipulado para o início do trabalho.

Aliás, aproveitar as primeiras horas da manhã traz bons resultados, além de muitos momentos de descanso e lazer com a família, nos quais você poderá fazer o que mais gosta.

3. Conte com os equipamentos necessários

Apesar de um coworking oferecer diversos equipamentos de um escritório convencional, é preciso ter máquinas e aparelhos próprios, apenas para o seu uso.

Assim, do notebook dedicado ao trabalho a um celular ou tablet com boas configurações para atender às suas demandas, cada item deve ser pensado para tornar a sua rotina mais produtiva.

Também é imprescindível contar com cabos de carregamento, baterias extras e HDs externos, entre outros equipamentos periféricos. Essas ferramentas contribuem para uma jornada segura e tranquila.

Certamente, levar uma garrafa d’água bem vedada e alguns lanches para comer durante o trabalho também favorece a produtividade no coworking.

4. Gerencie o seu tempo

O trabalho em coworking exige o cuidado de gerenciar o tempo para manter a produtividade. Para isso, além de dividir os períodos, é preciso organizar as tarefas por níveis de dificuldade.

As tarefas mais difíceis devem ser feitas antes das outras, já que consomem mais atenção e energia. Já as demais podem ser realizadas depois, em escala de dificuldade da maior para a menor, pois você as concluirá em menos tempo.

Os horários de reunião não devem ultrapassar tanto o tempo combinado. Já o período de almoço deve ter, no mínimo, 30 minutos. Assim, você fará as suas refeições com calma, o que também contribui para a retomada do trabalho.

Períodos curtos de descanso devem ser planejados, a exemplo da técnica pomodoro, que permite pausas para aliviar a mente a cada tempo longo de trabalho.

5. Evite distrações

Em um coworking, com mais pessoas ao redor e muitas informações visuais e auditivas, você precisa bloquear as distrações ao máximo.

Todas as informações externas ao seu trabalho roubam tempo e, portanto, atrapalham a sua produtividade.

Por exemplo, ficar longe das redes sociais e desligar as notificações do celular durante a jornada são atitudes que ajudam muito a melhorar o rendimento.

Trabalho em coworking

6. Faça networking

Sem dúvida, uma das maiores vantagens do trabalho em coworking é ter acesso a várias pessoas que são de outras áreas e especialidades.

Assim, aproveite as pausas no trabalho e faça networking. São de momentos como esses que surgem novas amizades e parcerias promissoras.

7. Siga as regras do espaço

Como já mencionamos, para ter produtividade em coworking, você precisa seguir as regras do local.

Em geral, elas se aplicam aos horários de uso, à reserva dos espaços, ao uso dos equipamentos comuns, à convivência e à limpeza, entre outros aspectos típicos da rotina de trabalho.

Isso garantirá um dia a dia mais leve para todos.

8. Contribua para a limpeza e organização do coworking

Cuidar da mesa e dos entornos é o mínimo necessário para fazer um bom uso de um espaço de trabalho compartilhado.

Esse hábito garantirá um ambiente limpo e organizado para o seu trabalho em coworking, assim como para os demais usuários.

9. Tome cuidado com barulhos

Barulhos em escritórios são péssimos para a produtividade. No trabalho em coworking não seria diferente, uma vez que várias pessoas usam o local com o mesmo objetivo: fazer negócios.

Portanto, conversar com outras pessoas, fazer reuniões por vídeo, falar ao celular e gerar barulhos com cadeiras, mesas e equipamentos são ações que devem ser bem dosadas para não atrapalhar ninguém.

10. Respeite o espaço do outro

Ocupar apenas o seu espaço de forma organizada  sem espalhar equipamentos pela mesa inteira, por exemplo  ajuda muito na convivência em coworking.

Uma prática que você deve adotar é usar apenas uma cadeira e deixar equipamentos à mesa, ao lado ou próximos, sem tomar tanto espaço.

Essa e outras formas de usar o coworking respeitam o espaço dos outros usuários e ajudam você a ser respeitado também.

11. Tenha bom senso

Por fim, ter bom senso durante o uso do local é uma maneira de conviver em harmonia com os usuários do coworking.

Apesar de não ser uma regra, agir com simpatia e gentileza é essencial para uma boa convivência em coworking. Certamente, esse tratamento refletirá em bem-estar não apenas para você, mas para todos.

Esses padrões de uso de espaço sempre existiram em escritórios convencionais. Agora, eles foram transferidos para o trabalho em coworking e darão ainda mais autonomia ao seu dia a dia. Bom trabalho!

Quer aprender mais sobre o coworking? Então, entenda como esse espaço funciona em prédios residenciais!

Categorias e Tags relacionadas