fbpx

Vantagens e cuidados ao comprar apartamento na planta

Comprar apartamento na planta é uma das alternativas quando você pretende adquirir um imóvel. E você não deve deixá-la de lado por insegurança ou preconceito. Por mais que exija alguns cuidados, essa opção reserva muitas vantagens. Conhecê-las é a melhor resposta para quaisquer dúvidas.

Um imóvel na planta pode soar quase como uma promessa. Contudo, quando a aquisição segue alguns critérios, ela vira realidade e traz benefícios. Basta seguir alguns passos para que essa compra se torne um ótimo investimento em todos os sentidos: morar, alugar ou revender.

Confira este artigo que lista as maiores vantagens e os principais cuidados desse tipo de negócio!

Quais são as principais vantagens de comprar apartamento na planta?

Primeiramente, vamos aos grandes benefícios.

Encontrar bons valores e opções de pagamento

Como um apartamento na planta está em fase de projeto, ele não traz os custos de uma obra finalizada embutidos no seu preço final. Isso, por si só, já elimina diversos gastos que vão permitir investimentos no imóvel depois.

Comprar apartamento na planta também traz uma margem de negociação muito maior do que adquirir um imóvel pronto. Com valores atrativos, mesmo nos edifícios de alto padrão os juros tendem a ser mais baixos.

Dessa forma, você pode dar uma entrada consistente e financiar o restante do valor em parcelas menores, com poucos juros embutidos em cada uma.

Ter potencial de valorização

Em média, um imóvel atinge uma valorização de até 50% depois de pronto, de acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon). Isso ocorre porque ele tem produtos e serviços agregados de relevância.

Fatores como garagem, área de lazer e espaço de coworking elevam o status do imóvel e, consequentemente, seu valor.

Alguns desses diferenciais podem até ser incorporados depois do edifício pronto — mesmo sem estarem no projeto original —, o que é ainda melhor para a valorização do empreendimento.

Também existem os fatores externos que contribuem para a valorização na hora de comprar apartamento na planta, como a chegada de infraestrutura e serviços próximos ao imóvel, a exemplo de centros de compras, unidades de saúde, áreas de lazer e outros atrativos.

Contar com os benefícios de um empreendimento novo

Um imóvel pensado para o ritmo de vida contemporâneo conta com diferenciais que facilitam o dia a dia dos moradores. E, sem dúvida, essa é uma das maiores vantagens de comprar apartamento na planta.

Dispositivos de automação residencial, tomadas para carregar baterias elétricas de carros e serviços por comando de voz, entre outros, beneficiam quem vai morar em um imóvel que ainda será construído.

Personalizar muitas coisas

Uma das vantagens que o mercado imobiliário oferece hoje é a possibilidade de personalização dos imóveis. Nesse sentido, comprar apartamento na planta é a melhor alternativa.

Dentro dos apartamentos, é possível mudar as metragens de determinados cômodos, escolher um layout diferente ou selecionar os acabamentos, entre outras personalizações.

No final, todas elas contribuem para que o imóvel fique do gosto do proprietário, atendendo melhor à sua rotina.

Planejar a mudança com calma

O tempo de espera para ver o apartamento tomar forma e ficar pronto também proporciona vantagens no planejamento da mudança.

Em geral, mudanças são complexas, pois é preciso pensar em tudo que se vai manter, descartar ou comprar para o novo lar. Também é necessário empacotar, transportar e, por fim, organizar.

Com um prazo maior, fica mais tranquilo determinar a data de se mudar e elaborar um cronograma para a família se preparar, entre outros aspectos.

Comprar apartamento na planta

Quais são os cuidados ao comprar um apartamento na planta?

Em seguida, confira os principais cuidados.

Buscar uma construtora séria

O histórico de uma construtora diz muito sobre sua idoneidade. Portanto, dedique algum tempo para explorar o site e as redes sociais da empresa. Também busque avaliações de clientes.

Você ainda pode visitar algum edifício que foi erguido pela construtora. Isso vai dar a segurança de que a empresa entrega as obras conforme o anunciado e dentro da lei.

Visitar o apartamento decorado

Para evitar expectativas frustradas no momento da entrega, visite o apartamento decorado. Os estandes costumam ficar na área ou nas proximidades da construção, facilitando que você veja pessoalmente um exemplar concluído.

Ao comprar apartamento na planta, também veja se a construtora tem imagens do decorado, seja em um catálogo físico ou virtual. Aliás, aproveite para salvar esses arquivos, para tê-los como referência na hora da entrega do imóvel.

Verificar a documentação

Sempre confira todos os documentos obrigatórios de uma transação desse tipo, pois eles comprovam a transparência e o compromisso da construtora.

Aproveite para pedir uma cópia de cada documento — de preferência, que elas sejam devidamente registradas em cartório.

Veja qual é a documentação que a construtora deve ter:

  • contrato de compra e venda;
  • memorial descritivo — registra materiais, áreas, cômodos e demais detalhes do apartamento e edifício em geral;
  • registro do imóvel na prefeitura da cidade;
  • documentos do terreno — comprovam que a área pertence à construtora.

Acompanhar a construção

Periodicamente, visite a construção para checar se ela está de acordo com o prazo e as etapas que constam em documentos e propagandas.

Não é preciso fazer essas visitas com tanta frequência, até porque é normal que alguns prazos ultrapassem um pouco do combinado.

No entanto, a construção deve demonstrar claramente que está em constante progresso a cada visita que você fizer.

Ter um bom planejamento financeiro

Esse aspecto fica a cargo dos compradores, mas a construtora pode auxiliar na celebração das formas de pagamento.

Por exemplo, caso seja feita uma entrada de mais de 50% do valor total do imóvel, negocie parcelas mensais e intermediárias. Essas últimas são mais onerosas, mas aceleram o pagamento em vários meses.

E claro, tenha um bom planejamento financeiro, que permita que você consiga arcar com todas as parcelas, sejam elas apenas as mensais ou também as intermediárias.

Comprar apartamento na planta é muito mais vantajoso do que adquirir um imóvel concluído. Seja para moradia ou investimento, você só precisa tomar essa decisão rapidamente, pois as unidades têm vendas aceleradas, por conta de sua alta lucratividade a longo prazo.

Acesse o nosso site para conhecer empreendimentos em todas as etapas: prontos para morar, em obras ou lançamentos!

Categorias e Tags relacionadas