fbpx

O que é automação residencial?

O que é automação residencial

Nos últimos anos, a tecnologia avançou significativamente, fazendo com que boa parte dos nossos hábitos se transformassem, como o modo como nos comunicamos, nos relacionamos e, inclusive, adquirimos produtos ou serviços. Dentro do lar, também é possível contar com algumas boas comodidades. Basta investir na chamada automação residencial.

Utilizada em larga escala por arquitetos que desejam se destacar no ramo e proprietários que não abrem mão da modernidade, esse novo conceito já conquistou o seu espaço e pode ser aproveitado de inúmeras maneiras em um cômodo, seja para garantir mais segurança, facilitar a rotina dos moradores ou, simplesmente, tornar o visual atrativo. São muitas opções.

No entanto, caso você não saiba do que se trata o assunto ou queira levar esses detalhes para o seu ambiente, este é o momento certo. No nosso artigo de hoje, compartilhamos todas as informações essenciais a respeito da automação residencial, as opções mais utilizadas na atualidade e as principais vantagens desse investimento. Acompanhe!

O que é e como funciona a automação residencial?

No universo da arquitetura, há um conceito que é amplamente comentado: o de automação residencial. Ele diz respeito aos inúmeros dispositivos tecnológicos que podem ser aplicados dentro de uma casa ou um apartamento de alto padrão, com o objetivo de facilitar as vidas de seus moradores.

Mas não só isso. O foco também é fazer com que todos os sistemas presentes no local funcionem de modo integrado. Isso, é claro, de acordo com comandos, necessidades, preferências e estilo de vida.

Antes de abraçar a proposta é importante não se atentar apenas ao luxo proporcionado por tais recursos, mas à comodidade e segurança que essa transformação conseguirá levar para a rotina de todos os membros da família.

Por exemplo: é muito interessante poder acender as luzes da sua casa sem precisar levantar da cama ou do sofá. Contudo, é ainda melhor contar com um sistema de câmeras de monitoramento, que é excelente para analisar o que crianças, idosos ou prestadores de serviços fazem enquanto você está fora, concorda?

Quais são as automações residenciais mais comuns?

O lado bom da automação residencial é que essa ideia consegue ser aplicada em inúmeras partes de um ambiente. Basta que haja um acionamento eletrônico.Isso serve para os controles mais importantes e usados, como é o caso de cortinas e persianas, além de outros modelos, como sistemas de iluminação, sensores de presença, portões de acesso e por aí em diante.

Para definir qual é a melhor alternativa para o seu caso, é interessante entender como cada uma delas pode atuar:

  • iluminação: é possível programar um período para que as luzes de determinados cômodos acendam ou apaguem. Esse processo pode ser feito à distância e, inclusive, a partir de configurações pré-estabelecidas, como “iluminação para jantar romântico”, “para filmes” e “para festas”;
  • som: com a tecnologia, os moradores conseguem controlar o volume do som ou distribuir músicas específicas para diferentes ambientes;
  • janelas: utilizando sensores de luz, há a chance de aproveitar a iluminação natural, impedindo que as lâmpadas sejam acesas em momentos desnecessários;
  • biometria: configure portas e portões para que somente pessoas autorizadas consigam entrar na sua residência, tornando o espaço seguro.

Automação residencial

Quais são as vantagens de investir nisso?

Há quem imagine que a automação residencial serve apenas para proporcionar comodidade aos indivíduos. Que engano! Existem outros benefícios que são igualmente interessantes e podem ser desfrutados por quem decide levar esse diferencial ao seu lar. Saiba quais são eles.

Proteção total

Quem vive em uma cidade grande costuma se preocupar com a segurança da sua casa ou do seu apartamento. Por isso, um dos grandes diferenciais da automação residencial está, justamente, relacionado a esse aspecto.

Para que os indivíduos fiquem mais tranquilos, existem dispositivos que podem ser usados para visualizar uma residência de maneira remota. Há também as fechaduras eletrônicas, que são capazes de reconhecer as impressões digitais de todos os membros de uma família e, dessa maneira, dispensam o uso de chaves.

Conforto

Um dos atrativos da automação residencial está, justamente, no conforto proporcionado por essa grande novidade.

Uma vez adotado esse método, você terá a possibilidade de acionar projetores, banheiras ou, inclusive, a irrigação de um jardim por meio de um controle, tablet ou smartphone.

Isso sem contar os elementos básicos, como iluminação, sonorização e climatização, que podem ser ligados ou desligados de qualquer lugar.

Economia de tempo

Outro conceito que tem relação com o de automação residencial é o de internet das coisas. Trata-se de uma espécie de revolução tecnológica, que possui a missão de manter vários eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos interconectados. Dessa maneira, eles criam uma rede de objetos capacitada para transmitir dados.

Com ela, você poderá, por exemplo, programar o GPS presente em seu smartphone ou carro para que, assim que estiver chegando em sua casa, o ar-condicionado ou aquecedor seja ligado.

Também há a possibilidade de deixar o café preparado ou programar para que o portão abra no momento certo. Juntos, esses mecanismos proporcionam economia de tempo, fazendo com que a agenda da sua família fique mais funcional e otimizada. O futuro é hoje!

Redução na conta de luz

Quem está com planos de economizar no consumo de energia elétrica também pode aproveitar as vantagens da automação residencial.

De acordo com os recursos instalados, será possível identificar em quais cômodos há maior uso de eletricidade e, com essas informações, começar a controlar o seu consumo de modo racional ou com a ajuda de dispositivos próprios para desligar equipamentos eletrônicos após um determinado horário.

Além de colaborar para o seu bolso, esse cuidado é visto como um ato sustentável, ideal para reduzir os impactos do meio ambiente. Portanto, vale a pena experimentar!

Após a leitura, esperamos que você tenha entendido o conceito de automação residencial e anotado as nossas dicas para o seu projeto.

Para continuar recebendo outros conteúdos como este, não deixe de acompanhar as nossas redes sociais: Facebook e Instagram. Será um prazer contar com a sua presença nesses canais!

Categorias e Tags relacionadas