fbpx

O que torna um imóvel bem localizado?

imovel_bem_localizado

Um imóvel bem localizado pode ser muito mais do que um apartamento em uma área central. Existem outros fatores que influenciam na satisfação dos moradores; portanto, não são apenas os bairros mais famosos da cidade que podem proporcionar qualidade de vida.

Se você pensa em se mudar ou comprar um apartamento em breve, deve ficar de olho em alguns detalhes antes de escolher um lugar para morar. Confira o que observar para ter certeza que se trata de um imóvel bem localizado e perfeito para você e sua família!

O preço do metro quadrado

O preço do metro quadrado é um indicativo do quanto o bairro em questão é procurado por compradores. Quanto maior a procura, claro, maior o preço. Mas não é só isso. Uma região comercial pode ser mais cara, mas não necessariamente porque as pessoas gostam de morar nela.

Por exemplo, imagine a avenida mais movimentada da sua cidade. Com certeza ela tem um valor de metro quadrado alto. Mas será que você gostaria de viver em uma via tão movimentada e barulhenta?

Um elevado valor de metro quadrado é um sinal de que se trata de um imóvel bem localizado, mas não necessariamente que ele atenderá às suas necessidades.

Um imóvel bem localizado precisa oferecer segurança

Altas estatísticas de criminalidade, assaltos e invasões a casas podem desvalorizar um bairro. Em contrapartida, uma região segura, com policiamento frequente e baixos índices de roubos, é sinal de um imóvel bem localizado.

Você pode observar, por exemplo, se as ruas são bem iluminadas, se há patrulhamento policial suficiente e se há movimento no bairro na parte da noite.

A infraestrutura do bairro

Não apenas a segurança é um indicativo de um imóvel bem localizado, mas também a infraestrutura disponível no bairro. Ruas asfaltadas, canteiros centrais, gramados cuidados, iluminação abundante e sinalização apropriada são alguns exemplos.

Além disso, ter itens como gás natural canalizado, boa qualidade da água, coleta de lixo frequente e escoamento eficiente da chuva — ou seja, sem alagamentos — também valorizam o local.

Comércio e serviços

Outro item positivo em um imóvel bem localizado é que ele oferece uma boa infraestrutura de comércio e serviços.

Não necessariamente o bairro precisa ter tudo, pois tem gente que prefere morar em uma região mais tranquila, composta principalmente por residências. No entanto, também não pode ser isolado.

Confira as distâncias do imóvel até itens como hospitais, clínicas e supermercados, entre outros tipos de comércios e serviços.

Um imóvel que está próximo a shoppings, escolas e universidades também facilita o dia a dia do morador e, por isso, é mais valorizado na hora da venda.

Um imóvel bem localizado tem fácil acesso

Outro fator importante sobre a localização é a facilidade de acesso. Se o imóvel fica próximo a vias rápidas, permitindo que você se desloque com facilidade para o trabalho e a escola, já é um bom indicativo.

Cheque com os moradores da região sobre como é o trânsito e se há muitos engarrafamentos. Se você tem que ir para outras cidades com frequência, observe a proximidade com as saídas para as rodovias.

A vizinhança e o perfil do bairro

Antes de comprar um imóvel, também é importante pensar se você e sua família combinam com a vizinhança.

Há bairros boêmios, bairros mais familiares, bairros excelentes para crianças e bairros bons para universitários, entre outros. Além de fazer visitas ao imóvel que você pensa em adquirir, visite alguns comércios e outros espaços públicos da região.

Se possível, converse com alguns moradores e pergunte sobre o cotidiano no bairro; as vantagens e desvantagens de morar nele. Quanto mais informações você tiver, maiores as chances de ficar satisfeito com o seu futuro imóvel.

O potencial de crescimento e valorização

Outro ponto importante para saber se um imóvel é bem localizado é observar se atualmente o local já é conhecido e desejado pelos moradores da cidade. Observe, ainda, o que está previsto para os próximos anos e se haverá melhorias no bairro.

Preste atenção também se há muitos imóveis em construção. A tendência é que, quanto mais desenvolvido o bairro, mais valorizado ele seja no futuro. Comprar em uma região em crescimento pode ser uma excelente oportunidade para ter um imóvel bem localizado e pagar um preço mais em conta.

Por fim, vale dizer que um imóvel bem localizado para uma família não necessariamente é interessante para outra. Tudo depende da sua fase de vida e de como você leva o seu dia a dia — onde você trabalha e assim por diante.

Enfim, observe não apenas se o imóvel é bem localizado na teoria, mas também se ele vai ser a melhor escolha para as suas necessidades. Por exemplo, gosta de morar perto de áreas verdes e ter mais espaço? Um bairro afastado do centro pode ser melhor.

Quer ver mais conteúdos como este? Então, acompanhe os nossos perfis nas redes sociais — Facebook e Instagram — para não perder nenhuma das nossas dicas!

Categorias e Tags relacionadas