fbpx

Saiba como escolher um apartamento na planta

apartamento_na_planta

Um apartamento na planta é uma grande oportunidade de ter um imóvel personalizado, com preços muito mais atraentes e boas condições de pagamento. Quem está disposto a esperar para ter as chaves em mãos geralmente é recompensado por isso.

Para valer ainda mais a pena, a compra de um apartamento na planta deve ser bem planejada, feita sem pressa e com cuidado. Você quer saber o que deve observar antes de escolher um imóvel? Acompanhe com a gente e veja como acertar nesse momento!

Pensar nas necessidades da família

O primeiro passo para escolher a planta certa, a localização e o tamanho ideal do seu novo lar é avaliar as necessidades da família — tanto para agora quanto para os próximos anos. Afinal, você não quer fazer um investimento desses para se arrepender e querer trocar de apartamento em pouco tempo.

Vocês gostam de receber amigos em casa? Preze por uma cozinha integrada à sala ou uma área gourmet. Existem planos para aumentar a família nos próximos anos? Pense no número de quartos. Tem filhos pequenos ou adolescentes? Ter uma área de lazer e jogos para eles é indispensável. Gosta de praticar esportes? Uma academia no prédio é uma vantagem e tanto.

Enfim, avalie os hábitos e faça uma lista de desejos por ordem de prioridade. Dificilmente você achará um apartamento que contemple todos os mínimos detalhes. Por isso, faça uma lista do que é indispensável, do que é desejável e o que seria um atrativo extra.

Checar a infraestrutura do apartamento na planta

Na hora da venda, as construtoras geralmente mostram um modelo de apartamento decorado e uma maquete. Nessa hora, é bom ficar de olho para evitar mal-entendidos. Verifique exatamente o que está no projeto e será feito no seu apartamento, pois nem tudo que está no decorado faz parte da venda.

Além de checar todos os detalhes da sua unidade, verifique a infraestrutura do condomínio. Avalie as opções da área de lazer, facilidades de segurança, áreas de uso comum etc. Entenda todos os detalhes da infraestrutura antes de fechar negócio.

Avaliar se é vantajoso fazer financiamento

Outra boa oportunidade ao comprar apartamento na planta é que você pode conseguir um financiamento mais vantajoso. Geralmente, dá para dividir a entrada diretamente com a construtora ao longo da obra.

Outra opção é financiar uma parcela maior do valor do apartamento já com a construtora ao longo da obra. Algumas oferecem boas condições, com juros e taxas mais baixos. Fazendo isso, você precisará financiar um valor menor com o banco e pagará menos juros no total.

Além disso, há vários bancos que oferecem financiamento imobiliário. Vale a pena consultar todos eles, não apenas onde você tem conta.

Considerar as possibilidades de personalização

Uma grande vantagem de comprar o apartamento ainda na fase de construção é a possibilidade de dar seu toque pessoal a ele. Algumas construtoras oferecem plantas flexíveis, que podem ser adaptadas de acordo com as preferências de cada cliente.

Outra prática comum é permitir a escolha de alguns itens de acabamento e móveis planejados já durante a obra. Assim, quando o apartamento for entregue, ele já estará do seu jeito e você só precisará se mudar!

Analisar o potencial de valorização do apartamento na planta

Um apartamento na planta oferece um bom potencial de valorização. Só pelo fato do imóvel estar pronto para morar em vez de estar em construção ele já tende a ter um preço mais alto do que na planta.

Para aumentar as suas chances de ter um bem mais valioso em um futuro próximo, cheque alguns detalhes que costumam valorizar apartamentos, tais como:

  • bairros novos em expansão;
  • abertura de alguma facilidade na região, como um shopping e um colégio ou uma faculdade;
  • obras de melhoria na infraestrutura, como expansão ou modernização de vias;
  • infraestrutura do condomínio.

Conhecer a reputação da construtora

A reputação da construtora é importante em qualquer compra de imóvel. Porém, no caso do apartamento na planta, ela se torna ainda mais relevante. Afinal, como o apartamento ainda não existe, não dá para ver com os próprios olhos e supervisionar a qualidade do produto.

Por isso, além de prestar atenção aos detalhes do projeto e checar toda a documentação, você deve buscar uma construtora que tem um bom histórico no mercado. Veja outros empreendimentos que ela já entregou e confira a opinião dos clientes sobre a empresa.

Feche negócio com uma construtora de tradição, que preza pela qualidade dos materiais e desenvolve projetos inovadores. Assim, você garante a sua satisfação quando o apartamento for entregue.

Conferir a documentação do apartamento na planta

Depois de escolher um apartamento ideal para as necessidades da sua família com uma construtora de confiança, é hora de pensar na parte burocrática. Provavelmente, você receberá muitos papéis para ler e terá que entregar documentos pessoais para formalizar a compra.

É importante que você leia com atenção todos os papéis que assinar e confira se tudo o que foi prometido pelo vendedor está assegurado. Além disso, organize a sua documentação para fechar o contrato e, possivelmente, conseguir um financiamento sem problemas.

Como vimos, comprar um apartamento na planta é uma tarefa que exige planejamento e atenção. Como ainda não dá para visitar o imóvel que será seu, você deve se certificar de que está tudo certo com o projeto e que a construtora é confiável.

Tomando os devidos cuidados, essa é uma excelente oportunidade de deixar o seu lar com a sua cara. Um apartamento na planta pode ser, ainda, um investimento com boas chances de retorno!

Você procura imóveis em Ribeirão Preto e pensa em comprar um apartamento na planta? Então, entre em contato com a Tecnoart e conheça nossos lançamentos com projetos exclusivos e requintados!

Categorias e Tags relacionadas