Encontrar carros elétricos no Brasil ainda é raridade. Afinal, os altos preços mantêm os consumidores longe dessa nova tecnologia que chegou para ficar.
Apesar da participação tímida nas vendas, veículos desse tipo estão em expansão e prometem dominar o mercado até 2035.
Para acelerar esse processo, diferentes projetos tramitam no Senado, com propostas como a redução de impostos e o incentivo à renovação da frota.
Ação parecida é vista em outros locais. Na Europa, por exemplo, diversos países vão começar a restringir o acesso a veículos a combustão a partir de 2030. O objetivo é que eles deixem de ser comercializados aos poucos.
Nas linhas a seguir, entenda melhor o mercado de carros elétricos no Brasil e no mundo, confira as vantagens desses modelos e os desafios para o nosso país!
Os carros elétricos chegaram com a proposta de substituir os combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel. Dessa maneira, é possível reduzir os impactos que eles causam ao meio ambiente.
Além disso, apresentam outras vantagens, como:
Principalmente por causa desses benefícios, as vendas de veículos elétricos aumentaram 109% em todo o mundo em 2021.
São mais de 16 milhões de carros e mais de 600 ônibus movidos a eletricidade. E a expectativa é de que os números não parem de crescer.
Naturalmente, para acompanhar as necessidades dos novos consumidores, as montadoras estão de olho em melhorias.
Uma delas é quanto ao sistema de carregamento. O mais comum é o plug-in, feito por cabos. Entretanto, já existem veículos que podem ser carregados por indução, com o carro parado.
A tecnologia oferecida pela BMW é portátil. Ou seja, é possível levá-la para onde quiser, para não ficar sem carga. A novidade, porém, ainda não está disponível no Brasil.
No fim de julho de 2022, o Brasil ultrapassou a marca de 100 mil carros elétricos e híbridos.
Os números são um recorde desde o início da série histórica, iniciada em 2012 pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Só nos primeiros sete meses do ano, foram emplacados 23.033 veículos elétricos no Brasil. Um crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2021, quando a marca foi de 17.524.
No entanto, os números ainda não englobam apenas os carros com motor a eletricidade. Afinal, os híbridos são os mais populares no país.
Mesmo assim, o levantamento leva em consideração diferentes tipos de veículos, incluindo comerciais leves, SUVs e utilitários.
Hoje, a participação de mercado dos carros elétricos e híbridos no Brasil é de mais ou menos 2,4%. Se considerarmos só os elétricos, esse número cai, indo para 0,4% (3.395 unidades).
Ou seja, a quantidade fica bem abaixo de grandes mercados mundiais, como China (20%) e Estados Unidos (10%).
Se considerarmos as vendas realizadas no primeiro semestre de 2022, os carros elétricos mais populares em nosso país são:
Apesar dos números expressivos alcançados em 2022, o país engatinha nesse setor. Sem dúvidas, apresenta um potencial muito maior.
No entanto, o preço dos carros elétricos no Brasil ainda é uma barreira para a tecnologia deslanchar. Felizmente, há perspectiva de melhora.
De acordo com a consultoria Alvarez & Marsal, a estimativa é de que, em 2028, os preços desses veículos se equiparem aos daqueles com motor a combustão.
Isso se deve à redução no custo de produção das baterias, que é o que encarece o produto atualmente. A expectativa é de que elas sejam cada vez menores e com maior capacidade de armazenamento.
Contudo, antes disso, a participação desses veículos vai aumentar de forma gradual. Os carros totalmente elétricos devem ser 3% de toda a frota em 2025, e 9% em 2030.
Inclusive, o cenário aponta que, em 2035, 60% das vendas já sejam de carros elétricos no Brasil. Ou seja, serão pelo menos 3,2 milhões de unidades desse tipo rodando pelo país.
Esse número leva a outro desafio, que é o abastecimento. Estima-se que, para atender a tal volume, sejam necessários 135 mil pontos de recarga.
Atualmente, esses pontos estão concentrados nas capitais. Mesmo assim, são escassos. Entretanto, é possível encontrá-los em postos de combustível, shoppings, estacionamentos e até em áreas públicas, como parques e praças.
De olho no futuro, empreendimentos imobiliários investem em tecnologias que proporcionem conforto e praticidade para os moradores. É o que acontece no ICON, o empreendimento inteligente da Tecnoart em Ribeirão Preto.
Nele, há pontos de carregamento de carros elétricos individualizados, o que garante facilidade. Eles já vêm prontos para que o dono do imóvel use a tecnologia compatível com o seu veículo.
Isso reduz a dependência de postos de combustível ou de pontos de recarga em que, muitas vezes, o uso é cobrado.
Além dessa facilidade, o ICON ainda está pronto para a automação residencial e oferece diversos outros features, como acesso por biometria e áreas comuns, como lavanderia e coworking.
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