fbpx

7 dicas práticas para deixar o seu closet organizado

Roupas, sapatos, acessórios e mais uma série de itens costumam compor o nosso armário. No entanto, com tantos elementos, é comum que as pessoas encontrem dificuldades para manter o closet organizado. Ainda mais se elas seguem um estilo de vida agitado.

Inicialmente, pode até parecer que falamos de algo superficial. Porém, assim que você decidir se livrar dos excessos, poderá ter mais praticidade no dia a dia, além de encontrar os elementos com total facilidade e, inclusive, sentir mais motivação.

Mas fala a verdade: você sabe como dizer adeus à desordem e alcançar mais funcionalidade? Não? Então, não saia daí. Neste artigo, damos dicas valiosas para quem deseja ter um closet organizado e com zero dor de cabeça. Acompanhe!

1. Desapegue do que não usa mais para ter um closet organizado

Sem dúvida, o primeiro mandamento do closet organizado é o desapego. Afinal, é muito mais difícil manter um local devidamente arrumado quando ele está com a sua capacidade lotada.

Quando praticamos o desapego, conseguimos nos livrar de itens que não usamos mais, abrindo espaço para roupas, sapatos e acessórios novos.

Mas não só isso: permitimos que outras pessoas utilizem esses itens, contribuindo com a chamada economia circular.

Realizar essa etapa é bem fácil. Primeiramente, faça uma limpeza no armário, separando os seus pertences em quatro categorias distintas, sendo elas:

  1. as peças que ainda são úteis;
  2. as que podem ser reformadas;
  3. aquelas que merecem ir para doação;
  4. outras que, infelizmente, já não possuem nenhuma serventia.

Closet organizado

2. Tenha os acessórios necessários

Ao falarmos em closet organizado, há quem imagine que essa tarefa exige apenas o uso de gavetas e prateleiras. Nada disso! Para conseguir um bom resultado, é interessante contar com alguns acessórios próprios para essa finalidade.

Entre eles, destacamos as tradicionais caixas organizadoras. Aliás, você pode encontrar em diversos tamanhos, cores e estampas, sendo ideais para armazenar sapatos, acessórios e cosméticos.

Outra opção bacana são os ganchos. Extremamente versáteis, eles são excelentes para pendurar pulseiras, colares, bolsas, gravatas, lenços e demais itens.

Além disso, temos as famosas colmeias. Elas servem para manter as gavetas muito bem organizadas — especialmente aquelas exclusivas para armazenar roupas íntimas.

3. Invista no uso de etiquetas

As etiquetas ajudam bastante quem deseja montar um closet organizado. Utilizando esse recurso, você terá mais facilidade para colocar cada coisa em seu devido lugar, porque lembrará com rapidez onde elas devem ser armazenadas.

Dito isso, a recomendação é adquirir etiquetas pequenas e colocá-las na ponta dos cabides, na frente das gavetas ou na tampa das caixas organizadoras, identificando os elementos que pertencem a cada área do armário.

Aliás, caso você sinta a necessidade, ainda é possível contar com a ajuda de outras pessoas da sua família para agilizar o processo e categorizar os seus pertences.

Closet organizado

4. Siga truques para deixar o closet organizado

O principal truque para criar um closet organizado é eleger compartimentos especiais para cada pertence. Identifique quais são as peças que você possui em maior quantidade. A partir disso, eleja nichos e prateleiras capazes de acomodá-las tranquilamente.

As gavetas são ótimas para guardar camisetas, blusas, regatas, pijamas ou roupas íntimas. Também é possível aproveitar essas estruturas para armazenar os trajes de academia e praia.

Peças que sejam mais estruturadas ou amassem com muita facilidade devem ficar no cabide. Esse é o caso de camisas, casacos, blazers, ternos e vestidos.

Por sua vez, os acessórios ficam ótimos quando pendurados em cabides específicos para essa finalidade.

Finalmente, posicione os sapatos na área inferior do armário. Desse jeito, será mais fácil encontrá-los e conservá-los corretamente.

Para otimizar a sua rotina, categorize as peças de acordo com as ocasiões em que elas costumam ser empregadas, facilitando o acesso àquelas que são mais utilizadas.

Aliás, se você deseja o máximo de praticidade, considere organizar as suas roupas por cor. Basta dispor as peças de acordo com as cores presentes no arco-íris ou partindo dos tons mais claros para os escuros. Simples demais!

5. Limpe todos os seus calçados

Os calçados são os elementos mais sujos de um closet. Afinal, utilizamos esses itens para caminhar nas ruas e em outros ambientes repletos de micro-organismos.

Portanto, o ideal é ter um armário exclusivo para os calçados. Mas sabemos que nem sempre isso é possível. Se você não tiver espaço de sobra em casa para isso, tudo bem! Como uma forma de driblar o cenário e, ainda assim, manter o closet organizado e limpo, a dica de ouro é investir na higienização constante dos sapatos.

Primeiro, retire o calçado dos pés e deixe o item respirar ao ar livre. Em seguida, é bom passar uma escova em suas laterais, assim como no solado, com o objetivo de remover de vez as sujeiras, o pó e os demais resíduos que costumam grudar enquanto estamos fora de casa. Esse processo deve ser feito sempre após o uso ou, ao menos, uma vez por semana.

Closet organizado

6. Saiba onde guardar bolsas e malas

Sem dúvida, bolsas e malas ocupam um bom espaço dentro do armário. E isso pode prejudicar a nossa missão de criar um closet organizado.

Contudo, existe um segredo capaz de contornar essa situação. Para conseguir armazenar esses acessórios com segurança, a sugestão é que você sempre guarde as bolsas e malas na parte mais alta do armário.

Também é possível colocar as bolsas menores dentro das maiores, para economizar espaço e manter o closet livre para outros itens.

Ou então, aproveite tais compartimentos para guardar aqueles produtos que você raramente utiliza: chapéus e acessórios diversos entram nessa lista.

7. Reserve um espaço para as roupas de cama

Você também pode armazenar as roupas de cama no closet. Porém, em um local separado.

Não tem mistério! Você só precisa encontrar um cantinho do armário e reservá-lo para esse fim. Também recomendamos reunir todas as peças de um único jogo, dobrá-las muito bem e armazená-las próximas umas das outras.

Gostou da ideia? Ainda existe a possibilidade de recorrer aos packs. São sacos organizadores nos quais você pode guardar fronhas, lençóis, toalhas e o que mais desejar. Com toda a certeza, é um excelente caminho para deixar os seus produtos de rouparia bem arrumados e em ótimo estado de conservação.

Com todas essas dicas, certamente você não terá dificuldades em montar um closet organizado.

E acredite: assim que finalizar a arrumação, será possível notar os benefícios dessa ação imediatamente. Sensação de bem-estar, economia de tempo e valorização da decoração são alguns deles!

Gostou dessa leitura? Então, aproveite para se aprofundar no universo da arquitetura e do design. Descubra como decorar uma suíte master.

Categorias e Tags relacionadas