fbpx

6 dicas essenciais de decoração para apartamento garden

Com a necessidade de isolamento social, as pessoas mudaram a relação com o lar. Por exemplo, muitas mal passavam tempo em casa e exploravam pouco os seus ambientes. Mas bastou a pandemia chegar para que esse cenário mudasse. Atualmente, a tendência é aproveitar ao máximo um imóvel, criando áreas próprias para o lazer, o descanso, o trabalho e os estudos, de preferência com uma atmosfera mais verde. Por isso, vamos falar sobre a decoração para apartamento garden. 

De uns tempos para cá, esse tipo de layout ganhou destaque no setor imobiliário. Localizadas no andar térreo dos empreendimentos, essas unidades contam com cômodos amplos e iluminados, além de um super diferencial: uma área externa privativa. Ou seja, uma espécie de quintal particular. Isso permite que os seus moradores criem jardins, hortas ou utilizem o local para outras finalidades, como churrasqueira, playground e pet place.

Independentemente do uso, você deve seguir alguns truques para planejar o seu décor e levar esse ar natural para todos os ambientes do imóvel, garantindo bem-estar e qualidade de vida. No artigo de hoje, queremos ajudá-lo com isso. Continue a leitura para saber por onde começar!

1. Escolha uma paleta de cores

A proposta de um apartamento garden é aproximar os seus moradores da natureza. Por isso, o ideal é seguir um estilo de decoração natural ou tropical. Assim, é possível montar espaços convidativos, que promovam o relaxamento.

Para conquistar esse efeito, é preciso utilizar as cores adequadas. O branco, o off-white, o cinza e o bege são ótimos exemplos para a base da sua composição. Tais tons podem estar presentes em revestimentos, móveis e tecidos.

No entanto, se você constatar que o visual parece apagado demais, não se preocupe. Para adicionar um toque de cor, considere o uso de elementos naturais — como a madeira, a pedra, a cerâmica, a palha e o algodão —, de preferência em tonalidades mais quentes.

O uso pontual de objetos decorativos em tons terrosos, esverdeados ou azulados — especialmente aqueles produzidos em materiais naturais e ricos em formas orgânicas, com mão de obra artesanal — também é uma ótima pedida para tornar o décor mais interessante.

2. Capriche na iluminação

A decoração para apartamento garden pede por um projeto de iluminação completo.

Os seus cômodos são amplos e, em algumas situações, integrados. Sem dúvida, isso facilita a entrada de luz e vento.

No entanto, se a ideia é fazer com que um ambiente fique mais refrescante e agradável, você deve utilizar cortinas leves nas janelas e até paredes de cobogós.

Também existem outras estratégias que podem ser adotadas. O uso de lustres grandes nos espaços de convivência, luminárias pendentes sobre as mesas e spots sinalizadores na área externa são algumas delas.

3. Escolha os revestimentos certos

Em vez de utilizar apenas revestimentos tradicionais, o que acha de fazer com que a sua decoração para apartamento garden ganhe um toque de originalidade?

Por exemplo, você pode seguir a proposta do estilo tropical e apostar no uso de fibra de coco ou cortiça para decorar as paredes.

Contudo, caso prefira algo mais tradicional, a utilização das pedras não deve ser descartada. Aliás, é possível criar belíssimas composições, em pisos, paredes e móveis.

Certamente, a madeira é queridinha quando pensamos em revestimentos. Além do material natural, você pode investir em laminados e vinílicos, de preferência em áreas internas secas.

Por fim, temos o porcelanato, um produto cerâmico que está disponível em versões para todos os ambientes, reproduz diversos materiais naturais e é muito fácil de manter.

4. Invista em bons móveis

Seguindo com o nosso artigo sobre decoração para apartamento garden, vale destacar a importância dos móveis.

Para quem gosta de receber convidados em casa, uma solução é apostar em mesas, bancos e cadeiras especiais para a área externa. Normalmente, essas peças são confeccionadas em matérias-primas resistentes e duráveis.

O seu visual, no entanto, tende a ser rústico ou retrô. Dentre os elementos mais procurados para esses projetos estão as mobílias em madeira de lei ou de demolição, rattan e aço inox, de preferência estofadas com tecido acquablock.

Caso queira criar uma sensação de homogeneidade em todo o imóvel, considere levar essa proposta para os ambientes internos. Neles, você pode misturar os móveis de aparência robusta com os contemporâneos. Entre eles, destacamos os fabricados em vidro, granito e mármore. Ficará incrível!

Decoração para apartamento garden

5. Capriche nos tecidos 

A proposta do apartamento garden é que os seus moradores tenham uma espécie de “oásis” no meio da cidade. Nesse sentido, um ótimo caminho é utilizar tecidos adequados em seus ambientes de convivência. 

Aqui, quanto mais texturas você levar para o local, melhor! Em se tratando de materiais sofisticados, uma dica é usar cortinas, tapetes, roupas de cama, mantas e almofadas em linho ou algodão, que são nobres e resistentes, feitos a partir de fibras naturais. 

Certamente, há outras opções que podem ser exploradas, como as confeccionadas à mão. Crochê, tricô e tramas de palha entram nessa lista.

Estampas de flores, folhagens, frutos, animais e outros elementos da natureza também são boas pedidas para dar vivacidade ao décor.

6. Abuse das plantas

Como não poderia deixar de ser, a decoração para apartamento garden necessita do uso abundante de plantas. Isso mesmo! Além da área externa, as diversas espécies podem marcar presença em outros cômodos do seu lar. 

A dica é utilizar estruturas e vasos adequados, sempre respeitando o layout do ambiente e as necessidades de cada planta escolhida.

Na cozinha ou área gourmet, uma sugestão é montar uma horta vertical, plantando as suas ervas e os seus temperos preferidos. 

Em contraponto, na sala de estar e nos dormitórios você pode aproveitar o poder das flores e das folhagens. Utilizando vasos decorativos ou pendentes de teto, conseguimos fazer com que qualquer espaço fique cheio de vida.

Em seguida, contamos quais são as espécies mais indicadas para esses locais:

  • lírio-da-paz; 

  • suculentas; 

  • hera; 

  • espada-de-são-jorge; 

  • palmeira ráfis; 

  • dracena; 

  • antúrio. 

Bônus!

Dependendo da metragem disponível em sua área externa, ainda há a possibilidade de usar plantas maiores ou até árvores frutíferas. Se quiser ter um verdadeiro refúgio, complete o décor com poltronas confortáveis e amplas espreguiçadeiras.

Viu só? Com essas dicas, vai ser bem mais simples acertar em cheio na sua decoração para apartamento garden. Lembre-se de sempre investir em elementos de qualidade, de modo a valorizar o seu novo imóvel. 

E, caso você tenha curtido a proposta, não deixe de acessar o nosso site e conhecer o Colina do Ipê Residencial. Este empreendimento tem ótimas unidades disponíveis de apartamento garden. Confira!

Categorias e Tags relacionadas