fbpx

Organização de geladeira: o passo a passo completo

Fazer refeições rápidas depende muito da praticidade com que você encontra os ingredientes certos para os seus preparos. E a organização de geladeira é o que vai facilitar na hora de achar cada legume, verdura e corte de carne.

Deixar a geladeira organizada pode parecer uma tarefa difícil. Afinal, são vários alimentos e tantas embalagens que definir padrões se torna trabalhoso. No entanto, colocar cada coisa em seu lugar só demora uma vez. Depois de arrumado, basta repor os espaços com novas compras.

Neste artigo, você vai conferir um passo a passo completo para fazer a sua organização de geladeira, de modo a garantir praticidade e frescor, além de manter o aparelho sempre limpo e bonito!

Comece a organização de geladeira pela limpeza das embalagens e dos alimentos

Para manter a sua geladeira organizada, o primeiro passo deve ser a higienização de embalagens e alimentos. Dos fabricantes e produtores à sua casa, cada item passa por várias mãos e diversos ambientes. Por isso, é preciso garantir a limpeza.

Essa etapa dá um pouco de trabalho, mas é simples depois que você aprende. Para os produtos embalados, prepare uma solução de água, álcool líquido e detergente neutro para borrifar nos pacotes. Depois, basta passar um pano para limpar.

Já para alimentos como frutas, legumes e verduras, é preciso fazer uma solução de água com cloro e deixá-los por alguns minutos nela, em grandes travessas plásticas.

Em seguida, você deve retirar os alimentos das travessas, lavá-los para remover o cloro e deixar que sequem. Assim, a sua organização de geladeira ficará livre de contaminações.

Deixe a geladeira organizada separando os alimentos nas prateleiras

A organização de geladeira depende também de questões físicas e de temperatura. Ou seja, do tamanho e volume dos produtos e do quanto eles precisam ser resfriados ou congelados.

Prateleira superior

Na prateleira superior, você deve colocar os alimentos que consome com maior frequência. Isso vai facilitar na hora de pegá-los. Portanto, leite, manteiga, iogurtes, queijos e frios são exemplos de comidas para guardar nessa área.

Porta

Alimentos sem tanta frequência de consumo, mas que são pequenos e exigem atenção para não serem danificados, como os embalados em vidro, devem ficar na porta.

Assim, embalagens compactas — como as de molhos, requeijão, condimentos e embutidos — e garrafas — de cervejas, refrigerantes e vinhos para resfriar, por exemplo — precisam ficar na porta.

Procure colocar o que é mais leve na parte superior e o que é mais pesado embaixo.

Prateleira inferior e gaveta

Para manter a geladeira organizada e segura, coloque os alimentos mais pesados na parte inferior. Peças de carne e derivados que serão apenas resfriados por um ou dois dias devem ficar nessas prateleiras, na embalagem ou em uma travessa fechada.

Já frutas, legumes e verduras, depois de higienizados e secos, você deve guardar em sacos plásticos ou potes. Em seguida, você precisa organizar a geladeira, os deixando na prateleira de baixo ou na gaveta.

Freezer

Parte da organização de geladeira também depende de um freezer devidamente arrumado. Portanto, distribua alimentos como carnes, molhos e comidas preparadas em potes e embalagens.

Na porta, deixe as embalagens mais delicadas. Ao fundo, coloque os alimentos que serão feitos só depois de muito tempo. Na frente, aqueles que você pretende preparar em breve.

Organização de geladeira

Coloque os alimentos em potes de vidro após a abertura

Dica para conservar sabor, textura e aparência: depois de abrir os alimentos, você deve tirá-los das embalagens e colocá-los em potes bem vedados.

Na falta de uma tampa, use o plástico filme, que também ajuda a identificar o alimento facilmente. Essa dica vale para produtos como molho de tomate, salsichas e azeitonas — em pacotes de plástico —, entre outros.

Ao fechar o alimento em um pote de vidro, você evita que ele se contamine e, ainda, deixe outros com o seu aroma.

Use etiquetas nos potes

Tanto para identificar os alimentos que você deixa em potes coloridos quanto para ajudar a manter o seu consumo de produtos já abertos na validade, é preciso usar etiquetas.

Por exemplo, ao abrir um suco industrializado ou um molho de tomate, você deve consumi-lo em um prazo curto e não pode esquecê-lo na geladeira. Nesse sentido, marque a data de abertura em uma etiqueta e cole-a no pote.

As etiquetas ainda evitam que você ou alguém de sua família abra os potes que não são transparentes, o que pode contaminá-los.

Adote o sistema PEPS

Eis um método de organização de geladeira que funciona para restaurantes, bares e comércios de alimentos, mas que você pode usar em casa também.

Com o sistema PEPS — Primeiro que Entra, Primeiro que Sai —, você consome os alimentos mais “antigos” antes. Portanto, observe a data de validade dos produtos e marque aqueles que já foram abertos com as etiquetas.

Então, basta deixá-los sempre à frente na hora de organizar a geladeira. Quando fizer novas compras, coloque-as atrás dos produtos mais “antigos”. Isso ajudará a manter as suas refeições frescas, mas sem o risco de prejuízos.

Conheça os alimentos que não precisam ir à geladeira

Por mais que vários hábitos de organização de geladeira sejam passados entre as gerações da sua família, alguns simplesmente não preservam os alimentos.

É o caso de colocar produtos para refrigerar quando eles não precisam. Portanto, veja uma lista de alimentos que você não deve guardar na geladeira e os motivos para isso:

  • latas abertas: elas enferrujam. Por isso, os alimentos devem ser retirados de dentro delas e armazenados em potes de vidro ou plástico, bem fechados;
  • tomate: tenha somente o que precisa para uma semana de consumo e mantenha em local fresco;
  • cebola: perde a sua textura na geladeira. Portanto, deve ficar fora;
  • batata: na geladeira, o amido se transforma em açúcar e a cor tende a ficar escura;
  • alho: perde sabor, cor e textura quando é guardado na geladeira;
  • pão: o alimento resseca com a baixa temperatura, o que afeta a sua consistência. Pode ser conservado no congelador por, no máximo, três dias;
  • pimenta em conserva: por ser conservada em azeite e vinagre, ela pode ficar fora da geladeira por vários meses, desde que longe do calor e da umidade.

O resultado de arrumar esse eletrodoméstico é garantir mais praticidade e higiene para todos os produtos. Com as nossas dicas para fazer uma boa organização de geladeira, as suas refeições ficarão ainda melhores.

Gostou de aprender a arrumar a sua geladeira de um jeito simples? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Categorias e Tags relacionadas