fbpx

Penteadeira de maquiagem: móvel essencial para mulheres vaidosas

Clássica, a penteadeira de maquiagem é um dos móveis favoritos das mulheres e meninas vaidosas. Presente nos cômodos femininos há séculos, essa mobília é excelente para organizar os itens de beleza e fazer com que qualquer espaço ganhe um ar mais sofisticado.

Aliás, muitas pessoas começaram a investir nesse móvel recentemente com o objetivo de deixar o lar mais acolhedor e atrativo. Afinal, ao incluí-lo em um cantinho, é possível reunir todos os produtos utilizados ao longo do dia e, assim, manter o look alinhado para cumprir a agenda da semana.

Portanto, o que acha de investir na ideia e renovar o seu cômodo? Para ajudar, vamos apresentar neste artigo todas as informações a respeito da penteadeira de maquiagem: desde os modelos mais procurados do momento até algumas recomendações para organizá-la perfeitamente. Aproveite!

Como surgiu a penteadeira de maquiagem?

Primeiramente, que tal mergulhar em um pouco de história?

Essa mobília incrível surgiu no período do Renascimento Cultural, em meados do século XV. Mas foi graças à alta burguesia que a peça passou a se popularizar, já a partir do século XVII, chegando também ao Brasil.

A princípio, ela foi desenvolvida com inspiração nas tradicionais mesas de barbear. Essas estruturas possuíam uma superfície para que o barbeiro conseguisse se apoiar e contavam com um amplo espelho.

Diante dessas características, o móvel começou a atrair a atenção do público feminino, principalmente porque naquele momento as mulheres eram muito vaidosas e se preocupavam ao máximo em manter o visual em dia.

O tempo passou e, durante as décadas de 1960 e 1970, a penteadeira viveu o seu auge. Por isso, muitas de nós crescemos vendo o móvel presente nas casas de nossas avós e mães — fato que ajudou a dar a ideia de que a peça era careta ou antiga demais.

No entanto, como as tendências de decoração estão sempre se reciclando, essa proposta voltou a ser adotada e, ao que tudo indica, veio para ficar.

Penteadeira de maquiagem

Para que serve a penteadeira de maquiagem

Nos últimos anos, muitas pessoas passaram a investir na composição de ambientes que estimulem a tranquilidade, o bem-estar e o autocuidado. É aí que a penteadeira de maquiagem ganha destaque.

Atualmente, a estrutura é utilizada para reunir todas as necessidades do universo feminino em um mesmo espaço: makes, higiene, saúde, perfumes e acessórios diversos.

Aliás, o ideal é você deixar a mobília em um dormitório ou no closet, criando um espaço para os momentos de produção e garantindo total privacidade.

Quais são os modelos de penteadeira de maquiagem que se destacam?

Agora, vamos para a parte boa! Ao sair em busca da sua penteadeira de maquiagem, é provável que você encontre vários modelos incríveis.

Há, por exemplo, aquelas estruturas mais clássicas, repletas de ornamentos, assim como outras que carregam uma proposta minimalista, formadas por linhas retas e sem muitos detalhes.

Em seguida, explicamos mais sobre elas para ajudar você a fazer a melhor escolha.

Penteadeira clássica

Como o próprio nome revela, a penteadeira de maquiagem clássica conta com um espelho todo ornamentado. Em alguns casos, o móvel ainda apresenta os pés trabalhados e algumas gavetas com puxadores em cobre ou dourado.

Penteadeira minimalista

Também temos a penteadeira na versão minimalista. Mais atual e urbana, a peça traz linhas retas e, na maioria das vezes, é encontrada na cor branca. Essa alternativa ajuda a deixar o espaço mais harmonioso e até com uma ótima sensação de amplitude.

Penteadeira camarim

Ainda há a penteadeira do tipo camarim. Muito comum em teatros e estúdios, esse mobiliário é formado por um espelho devidamente rodeado por lâmpadas.

Assim, a iluminação ajuda a deixar o rosto mais destacado e sem sombras, facilitando o momento da produção feminina.

Para garantir ainda mais praticidade, alguns modelos atuais apresentam elementos funcionais extras. Esse é o caso de tomadas, gavetas e compartimentos diversos.

Penteadeira de madeira

Certamente, a madeira é o material curinga no décor contemporâneo. Com ela, é possível criar mobiliários, revestimentos e até elementos decorativos.

Então, seguindo esse raciocínio, você também pode investir em uma penteadeira fabricada em madeira.

O mais comum é que a peça carregue a cor original do material e, dessa maneira, ajude a levar maior sensação de acolhimento e conforto para o cômodo. Também é uma ótima solução para espaços em estilo rústico.

Dica bônus: a escolha da peça perfeita

Para não ter dor de cabeça, considere algumas questões durante a procura da sua penteadeira de maquiagem dos sonhos.

Além do estilo da peça, analise o espaço disponível no cômodo, para que o resultado não fique desproporcional. Veja também se o número de compartimentos consegue suprir as suas necessidades.

Se você tiver um bom orçamento à disposição, contar com a ajuda de um marceneiro ou uma empresa de móveis sob medida para produzir o móvel ideal é uma boa pedida.

Penteadeira de maquiagem

Como organizar o seu móvel?

Após levar a penteadeira de maquiagem para o seu espaço, siga alguns truques básicos para manter o móvel sempre organizado. Existem até mesmo acessórios curingas que você pode usar nessa etapa. Anote!

  • bandejas: ideais para armazenar perfumes e demais itens de beleza, como maquiagens e esmaltes. Você pode escolher um modelo espelhado ou de cerâmica para adicionar mais sofisticação ao ambiente;

  • organizadores: existem vários modelos de organizadores que ficam ótimos quando usados na superfície da penteadeira, como baldes, caixas e porta-joias. Neles, guarde pincéis, lápis, pinças, pentes, acessórios e demais itens que precisam de um apoio;

  • objetos decorativos: o charme não pode ficar de lado. Para fazer com que a composição da mobília fique delicada, considere incluir pequenos enfeites, como espelhos de mesa, vasos de flores e porta-retratos, mas sem exageros.

Como vimos, a penteadeira de maquiagem é uma mobília incrível, que pode ajudar você a conquistar um ambiente mais completo e feminino.

Lembre-se de seguir essas recomendações para acertar em cheio na escolha do modelo e, dessa forma, conseguir um resultado harmonioso para a sua decoração.

Caso você tenha gostado dessas dicas e queira conferir outros conteúdos como este, aproveite para acompanhar as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Nos encontramos nelas!

Categorias e Tags relacionadas