fbpx

Aromaterapia: o poder dos óleos essenciais na decoração

aromaterapia1

Sabe quando sentimos que a energia de um ambiente não está legal? Nesse momento, precisamos recorrer a algumas técnicas para garantir tranquilidade, harmonia e bem-estar, principalmente em casa. Sem dúvida, a aromaterapia é uma das mais eficazes para isso. Utilizada há muitos anos, a prática emprega óleos essenciais e se populariza no Brasil.

Atualmente, as pessoas buscam alternativas para tornarem os seus espaços mais acolhedores e estimulantes. É aí que a aromaterapia faz todo o sentido. Portanto, que tal entender o que é esse conceito e descobrir como utilizá-lo a seu favor? Neste artigo, contamos tudo sobre o tema e damos algumas dicas para que você aproveite os inúmeros benefícios dele. Confira!

O que você precisa saber sobre a aromaterapia

Primeiramente, é preciso entender o que é a aromaterapia. Originária do grego, a palavra “aroma” quer dizer “cheiro agradável”, enquanto “terapia” significa “tratamento”. Assim, ao pé da letra, o termo faz referência a um “tratamento por meio de bons odores”.

Criada em 1928 na França, essa terapia é conhecida por explorar todo o potencial dos óleos essenciais. Em resumo, esses produtos consistem em soluções extraídas de flores e plantas com diferentes ativos químicos. Uma vez presentes nos ambientes, eles conseguem estimular o chamado sistema límbico, que fica no cérebro humano.

Consequentemente, o corpo gera diferentes respostas, sendo o bem-estar uma delas. Ou seja, estamos falando de uma técnica natural e holística, que tem como objetivo promover o equilíbrio mental, físico, emocional e também espiritual dos indivíduos.

Os benefícios de investir na aromaterapia

Não é por acaso que a aromaterapia se torna cada vez mais popular entre os brasileiros. Afinal, ao aplicar essa ideia em seus espaços, qualquer pessoa pode aproveitar muitos pontos positivos. Entre eles:

  • alívio de problemas como estresse, insônia, ansiedade e depressão;

  • possibilidade de controlar resfriados e asma;

  • grande sensação de bem-estar;

  • oportunidade para fortalecer as defesas do organismo.

Atenção: se possível, utilize a aromaterapia com a ajuda de um especialista, o naturopata. Dessa forma, você conseguirá obter os odores mais indicados para o seu caso, fazendo um tratamento personalizado e certeiro.

A finalidade de cada óleo essencial

No mercado, não faltam opções de óleos essenciais, dos cítricos aos florais. Em síntese, a recomendação é utilizar os mais adequados para contornar os seus problemas ou promover as sensações desejadas nos ambientes. Os principais são:

  • alecrim: falta de memória, cansaço, falta de concentração, enxaqueca e dores musculares;

  • lavanda: resfriados, problemas respiratórios e estresse severo;

  • canela: tontura, irritabilidade, dificuldade de descansar e cólicas menstruais;

  • jasmim: pouca libido, depressão e tensão;

  • camomila: inflamação urinária, estresse e depressão;

  • bergamota: ansiedade, má digestão e problemas dermatológicos;

  • limão: baixa energia, febre e sistema imune fragilizado.

Como usar a aromaterapia em casa

Felizmente, a aromaterapia pode ser usada de inúmeras formas em um ambiente.

No lar, vale o uso de difusores de varetas ou velas aromáticas. Também é possível investir em sachês, bolas de cerâmica ou madeira. O ideal é escolher o objeto que melhor conversa com a sua decoração, a fim de deixá-la mais equilibrada e personalizada.

Aliás, não podemos esquecer que cada aroma oferece vantagens únicas. Há, por exemplo, aqueles próprios para acabar com o estresse. Em paralelo, temos outros que atraem a prosperidade, estimulam a criatividade ou, simplesmente, afastam os insetos do cômodo.

Dessa maneira, a dica para acertar na escolha é verificar quais são as suas necessidades e as atividades mais realizadas dentro de cada ambiente.

Quer saber mais? Em seguida, contamos quais são as opções mais recomendadas para cada espaço e como elas podem ser utilizadas a seu favor. Anote já!

Sala de jantar

Se o seu objetivo é tornar os momentos das refeições ainda melhores, aposte em um óleo essencial neutro e suave. As versões de hortelã e manjericão combinam bem com a proposta, uma vez que eliminam odores fortes e promovem uma atmosfera leve e tranquila.

Sala de estar

É um ambiente onde moradores e convidados se reúnem. Assim sendo, é preciso investir em aromas que estimulem o convívio, como os cítricos. As opções de laranja e limão são excelentes e ajudam a garantir mais descontração e felicidade.

Aromaterapia: o poder dos óleos essenciais na decoração

Office

No escritório, é sempre bom ter o máximo de desempenho. Desse modo, a solução é investir em aromas que aumentem a concentração e, ao mesmo tempo, tenham uma fragrância mais leve. Por isso, recorra aos óleos essenciais de hortelã, capim-limão e grapefruit. Com eles, o seu pensamento ficará mais organizado e fluirá melhor.

Banheiro

Quem disse que o banho não pode entrar nessa brincadeira? Pode sim! Nesse sentido, utilize essências que ajudem a dispersar os odores ruins e promovam o relaxamento. Entre elas, destacamos o eucalipto, que também conta com ação anti-inflamatória e combate diversos agentes externos.

Dormitórios

O quarto é o cômodo que usamos para relaxar. Portanto, a melhor saída é recorrer ao gerânio — uma fragrância que ajuda a acalmar o corpo e a mente. Ainda indicamos o cedro, que é ideal para quem busca boas noites de sono. Outra sugestão é o famoso ylang-ylang, que ajuda a controlar as crises alérgicas e tem um aroma muito acolhedor.

Cozinha

Por fim, vem a cozinha. Por se tratar de um espaço que costuma contar com os odores intensos das refeições, a melhor alternativa é utilizar aromas naturais, que sejam capazes de equilibrar o local. Entre os mais indicados para essa situação estão a canela e a baunilha — duas excelentes opções para tornar o clima agradável e aflorar a agilidade.

Com esta leitura, temos certeza de que você já se aprofundou na aromaterapia. Daqui para frente, procure escolher muito bem os óleos essenciais para que eles proporcionem todos os seus benefícios aos diversos ambientes do seu lar.

Caso tenha gostado do artigo e queira continuar a mergulhar no universo da decoração, aproveite para acompanhar as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Vamos adorar encontrar você nelas!

Categorias e Tags relacionadas