fbpx

Poltronas para sala: um toque de elegância na decoração

poltronasparasala1

Levar mais conforto e elegância para o seu ambiente de descanso e leitura, entre outras atividades, é uma tarefa para a qual os seus móveis devem contribuir. Por exemplo, as poltronas para sala são perfeitas. Os modelos, que vão dos discretos aos extravagantes, garantem beleza e funcionalidade à área e ao cotidiano.

Além disso, decorar com luxo exige moderação em cada escolha. Nesse sentido, desde o design, passando pelos materiais e pelas cores até o tamanho, tudo deve ser planejado. Isso também acontece com as poltronas. Afinal, com tantos modelos, você deve entender quais são os mais adequados para o seu ambiente.

Neste artigo, você conhecerá diversos tipos de poltronas para sala, das clássicas às modernas. Também saberá o que levar em conta na sua escolha e como decorar o seu ambiente. Continue a leitura!

Quais são os principais modelos de poltronas para sala?

Primeiramente, você verá diversos modelos de poltronas para usar na sua sala  algumas que passaram no teste do tempo e outras que são criações mais recentes.

Charles Eames

Poltronas para sala, Charles Eames

Leva o nome de seu criador. Sem dúvida, o modelo é um clássico no mundo do mobiliário de salas e quartos. Ele é composto de duas peças: a poltrona propriamente dita e um apoio para os pés.

A linha ganhou materiais diferentes com o tempo. No modelo tradicional, o couro e a madeira de jacarandá predominam, dando um toque de sofisticação.

Le Corbusier

Poltronas para sala, Le Corbusier

Essa é uma poltrona que atravessa gerações sendo um ícone do design moderno em interiores.

Ela também traz o nome de seu idealizador e, basicamente, apoia almofadas robustas de espuma em um molde de aço fino.

Aliás, o detalhe discreto do suporte em contraste com o encosto e o assento avantajados é o ponto alto desse modelo.

Por certo, o destaque fica para a sua versatilidade, pois ela combina com ambientes de vários estilos: neoclássico, art déco, moderno etc.

Swan

Poltronas para sala, swan

O seu design é simples e remete à ave cisne — swan, em inglês — com as asas abertas. Em suma, combina muito bem com ares antigos e modernos. É uma ótima opção para salas menores que contam com outras peças, como jogos de sofás.

Egg

Poltronas para sala, egg

Essa é uma poltrona bastante arrojada, que combina com apartamentos e casas com o pé-direito alto. Ela é alta e larga, ocupando muito espaço.

Como peça de design, se baseia em um ovo, acomodando a pessoa até a cabeça. Portanto, é ideal para quem pretende ficar sentado por muitas horas, mas sem perder o conforto.

Milano

Poltronas para sala, Milano

Completando a nossa lista de poltronas para sala, a Milano evoca o estilo modernista, com bastante qualidade.

O modelo é feito com base e pés em madeira nobre, que é polida para ganhar um acabamento arredondado e fino.

Já o estofado é composto por apenas duas peças largas e quadradas, que revelam que essa poltrona tem o seu lado minimalista.

Como incluir a poltrona na decoração da sala?

Assim como outras peças do seu mobiliário devem obedecer critérios para que mantenham o equilíbrio do ambiente, as poltronas para sala precisam seguir algumas premissas, que você verá a seguir.

Tamanho proporcional ao cômodo

O volume de uma poltrona deve ser adequado ao ambiente onde ela está. No entanto, modelos grandes podem ser acomodados em salas menores, desde que elas não estejam muito ocupadas por vários móveis e decorações.

Cores de acordo com os tons do ambiente

Tons neutros geralmente harmonizam melhor com os ambientes. Contudo, você pode aplicar uma cor mais vibrante em detalhes da decoração, como é o caso da poltrona. Verifique apenas se o móvel está dentro da paleta de cores adotada no local ou se contrasta sem ser exagerado.

Tecidos coerentes com o clima

Os tecidos devem combinar com a proposta do ambiente e o clima da região. Assim, se você vive em uma cidade onde o calor predomina  como é o caso de Ribeirão Preto , busque materiais que sejam leves e aliviem as altas temperaturas.

Materiais similares aos do mobiliário

Os materiais de uma poltrona precisam acompanhar os do restante da decoração. Portanto, se um ambiente é rústico e conta com várias peças de madeira, vá por esse caminho. Já cômodos modernos permitem matérias-primas como o aço escovado.

Design que combina com a área

O design dá o tom da peça. Entretanto, ele não precisa acompanhar fielmente o seu cômodo. Certamente, poltronas para sala em estilo moderno podem ser usadas em ambientes clássicos, por exemplo. Nesse caso, o que vale é o contraste harmônico.

Proposta do ambiente

No momento de escolher poltronas para sala, tenha sempre o propósito do ambiente em mente. Se o espaço é de descanso, leitura ou entretenimento, entre outras atividades, o modelo deve ser inteiramente capaz de atender às suas necessidades.

Posição da poltrona

Por fim, durante a escolha, é importante considerar a posição em que a poltrona ficará no ambiente. Isso é determinante para a seleção, uma vez que tamanhos e formatos distintos influenciam no modo como você pode acomodar cada móvel.

Como escolher uma poltrona?

Cada coisa tem o seu lugar. Sem dúvida, essa máxima se aplica na decoração com poltronas para sala, pois ambientes diferentes pedem móveis distintos.

Por isso, confira dicas para escolher a sua poltrona de acordo com o cômodo:

  • sala de estar: modelos macios, com tamanhos que ofereçam mais apoio para o corpo;
  • sala de jantar: poltronas sem braços e grandes, ideais para momentos com a família e os amigos;
  • home office: poltronas compactas, com facilidade para mover, que ofereçam descanso nos intervalos do trabalho;
  • sala de TV: modelos reclináveis, que tenham apoios para os pés, são as mais adequadas para esse ambiente;
  • sala de leitura: poltronas altas, com encosto até a cabeça, que permitam ler livros, escutar músicas e outras atividades que exijam atenção e conforto.

No universo do design de interiores, o segmento de poltronas para sala é vasto. Os diversos modelos podem ser combinados com diferentes ambientes e propostas, do descanso às atividades em família.

Por fim, se ficar em dúvida entre várias opções, leve em conta o seu estilo pessoal durante a escolha. Assim, o espaço ganhará muita originalidade.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para acompanhar as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube!

Categorias e Tags relacionadas