fbpx

Aparadores: móveis indispensáveis para a decoração

Muitas vezes, mesmo após finalizar uma decoração, sentimos que o ambiente necessita de um toque extra de personalidade. É nesse momento que ficamos em dúvida: afinal, como conquistar um efeito bacana e, ao mesmo tempo, manter o espaço visualmente organizado? A solução do momento é uma só — investir nos clássicos aparadores.

Versátil e democrático, esse tipo de móvel é amplamente utilizado nos espaços residenciais. O objetivo é fazer com que o local fique renovado e consiga transmitir um pouco da essência de seus moradores. Assim, os aparadores ficam ótimos quando instalados em salas de jantar ou estar, corredores, halls de entrada e até em áreas externas.

Portanto, o que acha de conhecer melhor essa mobília e saber como desfrutar de todas as suas possibilidades? É só continuar com a gente e conferir as dicas que preparamos especialmente para este artigo. Em seguida, você encontra tudo sobre os aparadores — o que são, como usar e quais são os modelos do momento. Acompanhe!

O que são os aparadores?

Sem dúvida, os aparadores são considerados por clientes e especialistas em design um dos móveis mais “finos” da temporada.

O motivo? Ao longo dos anos, essa peça ganhou diversas releituras e, agora, pode ser encontrada em diferentes tamanhos, materiais, cores e acabamentos. Fato esse que oferece aos designers a possibilidade de desenvolver modelos em materiais nobres e formatos exclusivos.

Mas afinal, o que são os aparadores? Basicamente, a peça consiste em uma espécie de mesa, só que com os pés mais altos e poucos centímetros de largura e profundidade. Em geral, ela costuma ser utilizada nos cômodos para valorizar a composição do ambiente — especialmente porque em sua superfície é possível adicionar vasos, porta-retratos, bandejas e muito mais.

Diferentemente do clássico buffet, os aparadores não contam com espaço interno para armazenamento, como portas ou gavetas. Como o próprio nome sugere, a sua função é a de “aparar” outros elementos presentes em uma composição e, com isso, ajudá-los a ter total destaque.

Para que servem esses móveis?

Certamente, podemos dizer que os aparadores são os móveis mais versáteis da atualidade.

Afinal, eles servem para várias finalidades, seja dando apoio aos diversos elementos decorativos ou atuando como verdadeiros minibares dentro dos cômodos.

Abaixo, mostramos algumas possibilidades para você se inspirar.

Apoio de itens decorativos

Entre as principais funções dos aparadores está a de servir como apoio para objetos decorativos. Esses móveis surgiram exatamente com o propósito de dar suporte para outros elementos — com foco na sala de estar e de jantar.

Por essa razão, essas peças tendem a apresentar um tamanho mediano, sendo também compridas e estreitas. Nesse caso, os aparadores conseguem abrigar inúmeros adornos. Velas aromáticaslivros de decoração e recordações de viagens fazem parte dessa lista.

Aparadores

Minibar em seu cômodo

Mas quem disse que os aparadores servem somente para dar apoio aos objetos decorativos? De jeito nenhum! Muito além disso, esse tipo de mobília tem outras funções — e uma delas é atuar como uma espécie de minibar.

Imagine, por exemplo, incluir esse móvel em uma sala de jantar ou um hall de entrada. Será possível adicionar em sua superfície uma bela bandeja, taças e copos, além de garrafas e acessórios para preparar drinks. Assim, você poderá receber as visitas em grande estilo.

E mais: caso não goste de bebidas alcoólicas, tudo bem. Uma alternativa é substituir as garrafas por cafeteiras ou chaleiras, além de xícaras e canecas. O segredo é usar a criatividade e prezar pelo equilíbrio, evitando “poluir” a mobília com itens em excesso.

Charme na área externa

Se você tem uma varanda gourmet, saiba que também é possível adicionar um aparador nesse ambiente.

Nesse sentido, a proposta é utilizar o móvel para organizar cestas de frutas, bandejas, potes com temperos ou pequenas luminárias.

Ao abraçar essa ideia, conseguimos garantir que o local fique charmoso e, principalmente, pronto para as mais diversas confraternizações.

Dica extra

Ao incluir um aparador em sua sala de jantar, é bacana instalar um lustre ou uma luminária sobre a peça. Embora simples, esse truque ajudará você a valorizar a mobília, além de criar um efeito bem intimista.

Se preferir, ainda é possível adicionar na parte inferior alguns pufes ou garden seats. Inclusive, esses últimos são ótimos para as áreas externas.

Quais são os principais modelos de aparadores?

Como dissemos antes, os aparadores são os móveis queridinhos do momento. Esse detalhe faz com que haja uma ampla variedade de modelos disponíveis no mercado.

Nas lojas especializadas, é provável que você encontre versões produzidas em diversos materiais. Há opções para todos os gostos!

  • madeira: é ideal para espaços com estilo rústico. A alternativa também ajuda a adicionar textura e charme em um cômodo;

  • vidro: excelente para as pessoas que se identificam com o décor moderno. Carregando uma proposta clean, esse móvel é discreto e fica ótimo quando instalado em paredes com espelho;

  • ferro ou aço: tem uma atmosfera mais urbana e pesada. Combina perfeitamente com pessoas apaixonadas pelo estilo industrial. Se quiser um resultado personalizado, coordene o móvel com outros elementos em madeira ou com acabamento em cobre;

  • espelhado: tem uma proposta contemporânea e elegante. Com ele, você conseguirá garantir a sensação de amplitude no cômodo, sendo, portanto, a pedida ideal para espaços pequenos;

  • acrílico: em alta no setor de design, esse material é indicado para cômodos compactos, porque é bem discreto e não pesa na composição. Você pode usá-lo para reforçar um estilo moderno ou, até mesmo, quebrar a monotonia das composições mais tradicionais.

Após conhecer o poder dos aparadores, fica difícil não se apaixonar pela peça e desejar incluí-la em um espaço, não é mesmo? Se você também se encantou, aproveite para colocar as nossas dicas em prática e fazer com que o seu lar ganhe ainda mais estilo e originalidade.

E caso tenha gostado do artigo e queira conferir outros conteúdos como este, acompanhe os nossos perfis nas redes sociais: FacebookInstagram e YouTube. Até lá!

Categorias e Tags relacionadas