fbpx

Estante para livros: valorize o conhecimento e a decoração

estanteparalivros1

Você é uma pessoa apaixonada pela leitura? Sempre que pode, reserva um tempo para ler? Então, uma estante para livros pode ser a solução que falta para deixar a sua decoração funcional e charmosa.

Considerado um verdadeiro clássico nos ambientes internos, esse móvel é versátil e pode ser integrado aos mais variados espaços — salas de estar, de jantar, dormitórios e, claro, no próprio escritório.

Ao mesmo tempo, ainda é possível adicionar outros elementos em estantes, como porta-retratos ou lembranças de uma viagem especial.

Ficou interessado e quer saber como explorar esse móvel ao máximo? Acompanhe o nosso artigo especial e confira algumas dicas que renovarão o seu ambiente sem muito esforço!

Escolha o modelo ideal para o seu espaço

É só falar em estante para livros que, imediatamente, muitas pessoas já associam o móvel aos tradicionais modelos pesados, que eram responsáveis por dominar completamente um cômodo.

No entanto, o universo do design e da decoração está em constante transformação. Atualmente, já é possível encontrar esse tipo de mobília em variados formatos, cores e materiais. Inclusive, há opções que prezam por praticidade e leveza, sendo ideais para apartamentos.

Para não errar, eleja a peça conforme o perfil que mais combina com o estilo do ambiente e dos moradores. Por exemplo, há as versões em vidro e metal, que refletem modernidade. Já os móveis em madeira são os mais indicados para visuais clássicos e rústicos.

Mas não termina por aí. Aqueles que se identificam com o conceito industrial podem ir além e utilizar uma estante produzida em canos de aço — o que garante praticidade na hora de limpar e personalidade de sobra para o ambiente.

Organize a sua estante para livros da melhor forma

Certamente, de todos os objetos, os livros são aqueles que melhor combinam com uma estante.

Nessa estrutura, você conseguirá organizá-los com muita praticidade, deixando os títulos sempre à mão e prontos para um momento de leitura.

Aliás, o que pouca gente sabe é que existem diferentes maneiras de organizar uma coleção literária em uma estante. Abaixo, listamos algumas opções:

  • nomes ou sobrenomes dos autores, em ordem alfabética;

  • títulos, em ordem alfabética;

  • temas e subtemas;

  • cores dos livros.

Ainda não tem muitos exemplares em casa? Sem problemas! Nesse sentido, uma solução é mesclar os seus títulos com alguns elementos decorativos.

Atualmente, vale apostar em inúmeros itens, como miniaturas de personagens, bibelôs, velas aromáticas e, até mesmo, caixas ou bandejas organizadoras.

Estante para livros

Use aparadores de livros

Agora, vamos falar sobre um acessório extremamente útil, responsável por adicionar mais charme em uma estante para livros: o aparador.

Indicado para quem conta com um número considerável de exemplares, esse item se popularizou nos últimos anos, especialmente porque proporciona inúmeras vantagens aos moradores de uma residência.

Com o aparador, você pode manter os seus livros em ordem, alinhados e seguros. Ou seja, sem correr o risco de vê-los caírem pelas laterais do móvel. Em geral, o produto é vendido em pares, para oferecer ainda mais proteção.

Você também pode encontrar essa dupla em inúmeras versões, desde aquelas mais básicas até as mais sofisticadas, desenvolvidas em matérias-primas nobres e, aliás, assinadas por artistas renomados.

As mais utilizadas são aquelas em madeira, aço, plástico, louça ou elementos recicláveis. Dependendo do seu gosto, ainda existem as alternativas com formatos abstratos, com símbolos culturais ou personagens.

Portanto, use a imaginação para eleger as peças que melhor poderão valorizar o seu acervo!

Aproveite a sua estante para livros como divisória

À primeira vista, as pessoas costumam pensar que a estante para livros serve somente para armazenar os exemplares e deixá-los organizados. Mas não é bem assim. Fora essa função, a mobília pode servir como uma verdadeira divisória entre dois ambientes diferentes.

Para ilustrar, imagine a seguinte situação: em seu imóvel, há uma sala de jantar e outra de estar, que são ambientes integrados. Entretanto, você deseja delimitar melhor esses espaços, mas sem que, para isso, seja preciso construir uma parede no cômodo.

Assim, a estante surge como uma excelente alternativa, ainda mais em se tratando dos modelos vazados. Contudo, para essas situações, a melhor saída é decorar o móvel com o uso de poucos livros e outros itens leves e pequenos.

Esse truque é essencial para que o resultado fique equilibrado e consiga cumprir a proposta com total sofisticação.

Invista em uma iluminação exclusiva

Como falamos, a estante para livros é um item multifuncional. Depois de abrigar os seus exemplares e servir como uma excelente divisória de ambientes, a peça ainda pode ser utilizada para reforçar a proposta da decoração de um cômodo.

Nela, há a possibilidade de incluir pequenas estátuas, vasos feitos à mão e demais obras de arte para valorizar a combinação. No entanto, se a ideia é dar um destaque especial a todos esses elementos, é válido ter a iluminação como sua aliada.

Em um projeto luminotécnico, prefira usar as luzes embutidas, que são excelentes para valorizar diversos pontos em uma estante. Quer ir além? Tudo bem! Para tanto, experimente também outras opções. Os spots, as luminárias pequenas e as modernas fitas de LED cumprem bem essa função.

Como vimos ao longo desta leitura, a estante para livros é um móvel versátil, que nunca sai de moda e pode ser usado de diferentes formas para valorizar a sua decoração.

Quando bem posicionada no cômodo, ela ainda mantém os títulos devidamente protegidos, longe da umidade e de outros fatores externos que podem danificá-los.

Fique de olho e sempre posicione a peça longe da exposição solar constante. Então, basta seguir as nossas recomendações para desfrutar de todas as vantagens que esse móvel fantástico consegue oferecer.

Se você gostou do artigo e quer conferir outros materiais exclusivos como este, acompanhe agora mesmo as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Nelas, compartilhamos dicas e novidades sobre o mundo da arquitetura e do design. Nos vemos em breve!

Categorias e Tags relacionadas