fbpx

Quais são os objetos decorativos perfeitos para a sua sala?

Certamente, a sala de estar é um dos cômodos mais importantes de um apartamento. Afinal, é nesse ambiente que descansamos, recebemos visitas ou assistimos à TV. Assim, nada melhor do que deixar o espaço com a nossa personalidade e o máximo de aconchego para todos os instantes. E a melhor maneira de alcançar esse efeito? Simples: basta apostar em objetos decorativos.

Atualmente, o universo da decoração está mais variado do que nunca. Em inúmeras lojas do setor, conseguimos encontrar adornos que servem para diferentes finalidades e, ao mesmo tempo, conseguem conversar muito bem com qualquer tipo de decoração — do estilo neoclássico ao moderno.

Portanto, para saber quais são eles e aprender como usá-los para embelezar o lar, não saia daí. No artigo de hoje, compartilhamos tudo a respeito dos principais objetos decorativos para a sala de estar, além de dicas que vão ajudar você a fazer com que o seu cômodo fique de cara nova. Anote já!

Objetos decorativos: móveis com design diferenciado

Quem disse que os móveis não fazem parte de uma boa decoração? Além de serem funcionais e facilitarem a rotina dos moradores, essas peças são ótimos pontos de partida para quem deseja adicionar mais originalidade e refinamento a um cômodo.

Mas para tanto, você deve observar o tamanho do ambiente e as suas necessidades.

Em cômodos mais amplos, invista em um belo rack, aparador ou estante com um design diferenciado, como as peças com pés palito, linhas retas e cores marcantes. O mesmo vale para o sofá da sala, que pode surgir em formato de “L” ou no modelo chesterfield.

Por outro lado, se o local for pequeno, a melhor alternativa é recorrer a um modelo que carregue uma proposta funcional, sendo capaz de se adaptar ao ambiente sem comprometer a circulação.

Aliás, observe a possibilidade de incluir elementos decorativos sobre o sofá. Mantas e almofadas são peças que conseguem adicionar mais textura, cor e informação no ambiente, o deixando aconchegante e convidativo.

Objetos decorativos

Objetos de decoração: cortinas elegantes

Aqui, não poderíamos deixar de citar as cortinas. Entre os objetos decorativos mais utilizados, elas sempre saem na frente, principalmente porque o seu efeito em um ambiente é instantâneo e poderoso.

Assim que adicionar um modelo na sala de estar, você perceberá como a decoração ficará mais caprichada, uma vez que a luminosidade do cômodo terá o equilíbrio perfeito e será mais fácil assistir à TV.

Nesse caso, indicamos que a escolha da cortina esteja de acordo com o estilo do ambiente — seja ele minimalista, moderno, rústico, industrial ou romântico. Depois, fique de olho no tecido.

Se o objetivo é criar um espaço aconchegante, a solução é investir em produtos fabricados a partir de fibras naturais, que conseguem dar volume e garantem conforto. Existem ainda outras versões, como as persianas, que proporcionam um efeito simples e básico, assim como as cortinas em seda, sempre modernas e refinadas.

Objetos decorativos: lustres e luminárias

É impossível encontrar um projeto arquitetônico de sucesso que não conte com belos lustres e luminárias. Esses objetos decorativos jamais devem ser esquecidos no momento de planejar uma reforma ou construção de ambiente — ainda mais quando se trata de uma sala de estar.

Ao começar a sua busca, você perceberá que a variedade de modelos disponíveis no mercado é bem ampla. Porém, para acertar, será preciso seguir alguns passos básicos, mas que farão toda a diferença em sua experiência e satisfação, como o formato das peças.

Para salas estreitas, o ideal é apostar em peças com design linear, que valorizarão as proporções do espaço. Contudo, caso as metragens permitam, você pode apostar em modelos mais amplos e imponentes.

Aproveite para incluir abajures ou arandelas que consigam deixar o ambiente com um ar intimista. Por serem menores, essas peças ficam ótimas quando instaladas em pontos estratégicos do cômodo — em um cantinho de leitura ou na mesa lateral do sofá, por exemplo.

Objetos decorativos

Objetos de decoração: quadros e espelhos

Sem dúvida, as paredes da sua sala de estar devem ser muito bem aproveitadas. E a melhor forma de fazer isso é utilizar objetos decorativos próprios para essa finalidade — como os quadros e os espelhos.

Em lojas especializadas ou na própria internet, é possível personalizar modelos de telas exclusivos, com ilustrações, fotografias ou frases que você bem desejar.

Os espelhos também cumprem função decorativa. A diferença é que eles carregam uma proposta mais funcional, transmitindo a ideia de amplitude.

Uma boa saída é colocar a criatividade para trabalhar e incluir essas peças em pontos específicos. Pode ser acima de algum móvel ou mesmo nas portas dos armários.

Por fim, dê uma atenção especial às molduras. É fundamental que essas estruturas conversem entre si, de preferência apresentando o mesmo material, cor e/ou textura.

Objetos decorativos: tapeçaria

Quando falamos em tapetes na decoração, automaticamente as pessoas imaginam que essas peças servem somente para fornecer mais conforto aos pés. Muito além disso, a tapeçaria conta com inúmeros benefícios. Caso esse recurso seja bem utilizado em um espaço, você conseguirá deixá-lo mais aconchegante e original.

O segredo é investir em alternativas que consigam se destacar. A composição dos elementos é neutra? Aposte em um modelo pautado por um tom vibrante, como o vermelho, o azul-royal, o roxo ou o amarelo. Em contraponto, os ambientes coloridos podem receber uma tapeçaria mais sóbria, que é ótima para adicionar mais harmonia visual.

Mas não acaba por aí. Além do chão, a tapeçaria pode surgir na parede, na forma de um quadro, deixando o local repleto de textura, cor e informação. As possibilidades são infinitas!

Objetos decorativos

Objetos de decoração: vasos e plantas

Antigamente, acreditava-se que vasos de plantas não deviam ser utilizadas dentro de casa. Contudo, essa ideia já ficou para trás! Inclusive, o uso de folhagens é uma solução fantástica para quem deseja levar mais cor, vida e frescor para um ambiente.

A parte boa é que esses arranjos são extremamente práticos e versáteis, podendo ser usados em vasos pequenos, grandes, de chão ou suspensos no teto.

Em áreas externas anexas à sala, como a varanda ou área gourmet, ainda é possível criar uma “parede viva”, posicionando diversos vasos e uma estrutura de madeira ou metal.

Na hora de escolher as espécies, só não se esqueça de eleger aquelas que melhor se adaptam às condições do local. Nessa etapa, procure analisar fatores como:

  • a incidência de luz;
  • o clima da sua região;
  • a necessidade de manutenção.

Objetos decorativos: miudezas

Muitas vezes, nos preocupamos em utilizar objetos decorativos imponentes e acabamos nos esquecendo de investir nos itens mais simples de uma decoração.

Assim, aproveite essas peças, que conseguem criar efeitos incríveis em um projeto de ambientação. Porta-retratos, livros, castiçais e esculturas são os mais conhecidos e costumam surgir em cima de mesas, racks, aparadores, nichos ou estantes.

Fora isso, aposte nas clássicas bandejas, que estão disponíveis em diferentes materiais — sendo a prata e o inox os mais comuns. Charmosos, esses itens ficam ótimos quando usados sobre um mini bar.

Objetos decorativos

Viu só? Com essas dicas de uso de objetivos decorativos, temos certeza de que a sua sala de estar ficará de cara nova e preparada para suprir as necessidades de todos os moradores da sua casa.

Caso tenha curtido a leitura, aproveite para compartilhar o link deste artigo nas suas redes sociais e manter os seus amigos atualizados. Eles vão adorar!

Categorias e Tags relacionadas