fbpx

Lustres: opções bonitas e funcionais para todos os cômodos

Lustres

Lustres são peças feitas para decorar o ambiente de maneira singular. Afinal, assim que você chega em casa, acende a luz e se depara com eles. Quadrados, redondos, clássicos, modernos, de tecido ou de madeira. Há um mundo à parte só desse objeto bonito e funcional para os seus ambientes.

Mais do que cumprir a função de comportar lâmpadas para iluminar os diferentes espaços, o lustre é elemento fundamental de uma decoração de luxo. Por isso, escolher o modelo ideal para combinar com o restante do décor é uma tarefa necessária.

Neste artigo, descubra vários modelos, do A ao Z, para decorar os diversos cômodos da sua casa com muita personalidade!

Lustres para sala de jantar

O ambiente que mais proporciona espaço e combinações é a sala de jantar. Assim, você deve primar por uma escolha correta, que vá ao encontro do melhor do design de interiores para esse cômodo.

Lustres de cristal

Esse modelo é clássico, ideal para decorações que seguem esse perfil. Atente-se ao tamanho e estilo da peça, que deve ter uma proporção equilibrada com o restante do espaço.

Lustres quadrados

Esses modelos funcionam bem em projetos de arquitetura moderna e contemporânea, pois o formato reforça a geometria presente nesses estilos de décor. Podem ter armação em aço ou outro material, com revestimento de vidro ou tecido.

Lustres rústicos

São produzidos em aço com detalhes em madeira ou em madeira de lei entalhada, lembrando o estilo barroco, com cúpulas de vidro para envolver as lâmpadas. Impõem bastante “peso” ao ambiente, que deve ser decorado com mobiliário e cores coesas com esse padrão.

Lustres vintage

Representam a união entre o clássico e o moderno, sempre de forma equilibrada. Portanto, podem ser aplicados em salas de jantar que tenham essa proposta de decoração, agregando muita originalidade ao local.

Lustres para mesa de jantar

Nesse caso, o lustre deve combinar, além do ambiente, com a mesa que está logo abaixo dele. Se o móvel for grande, pede então uma peça generosa em tamanho, que dê muito destaque para essa área.

Lustres para quarto

Hoje, os quartos ganham versões muito especiais de lustre para destacá-los com bom gosto. Opções não faltam!

Lustres de madeira

Não precisam ser necessariamente rústicos e podem abrir espaço ao detalhismo ou à simplicidade. Modelos vazados permitem a distribuição de luz difusa pelo quarto, ou seja, são ideais para um cômodo que prioriza o relaxamento. Escolher uma lâmpada amarela também contribui para isso.

Lustres simples

Modelos simples, feitos em acrílico ou plástico, com cores mais neutras, funcionam bem quando você quer um espaço que seja discreto e entregue conforto e praticidade.

Lustres aramados

Essas opções simulam figuras geométricas e outros designs modernos. Se o seu quarto seguir essa linha mais futurista, pode ir em cores como prata ou cobre, que ficam excelentes.

Lustres

Lustres para cozinha

A cozinha não é um dos ambientes mais receptivos para um lustre, por causa da gordura e dos vapores típicos que esse cômodo enfrenta, originados pelo preparo de alimentos. Mas isso não significa que não existam opções que sejam fáceis de limpar.

Lustres pendentes

Esses modelos são pendurados por hastes de aço ou outros materiais e trazem um aspecto delicado à cozinha. Vale sempre usá-los com boa distância da mesa.

Lustres redondos

Eles podem combinar perfeitamente com cozinhas que adotam peças de linhas arredondadas, como pias e bancadas. Optar por lustres de materiais como inox ou outro metal de textura lisa também facilita bastante a limpeza.

Lustres modernos

Em cozinhas modernas, que têm como característica principal as cores prata e branco, remetendo ao futuro, é adequado usar peças que seguem a mesma lógica. Elas podem ser grandes ou pequenas, desde que acompanhem o décor.

Lustres retrô

Com o apelo de objetos antigos, esses itens ganham espaço no mercado por sua delicadeza. Uma boa prática é usar eletroeletrônicos que sigam a mesma linha; assim, você pode combiná-los com o modelo.

Lustres industriais

Se há um ambiente que permite uma combinação muito equilibrada com o lustre do tipo industrial é a cozinha. Com tantos equipamentos à disposição, o décor fica prático.

Lustres para sala de estar

As salas de estar são totalmente transformadas com o uso de lustres. Escolher o modelo certo aqui dará o clima que você deseja para o seu momento de leitura ou uma conversa entre amigos.

Lustres grandes

Salas de estar grandes podem receber lustres com as proporções de acordo. Dentro desse critério, vale qualquer estilo, desde que o modelo escolhido esteja alinhado ao restante do décor.

No entanto, se a sala for integrada à área da mesa de jantar, é preciso combinar a peça com a decoração do outro ambiente também.

Lustres luxuosos

Você pode criar uma sala de estar com decoração mais intimista e, ao mesmo tempo, usar um lustre de alto luxo, para trazer ao espaço um padrão elevado de design.

Lustres de madeira

Quadrados, redondos, com madeira entalhada, finos ou robustos, os lustres de madeira dão um apelo natural à sala de estar.

Como o material pode ser trabalhado de várias formas e existe uma infinidade de tipos e cores de madeira, vale a pena olhar cada peça disponível antes de definir a ideal.

Lustres para banheiro

Se você busca opções para banheiro, invista em modelos de luminárias em material acrílico ou plástico. Por causa da umidade e da gordura corporal que o vapor carrega durante banhos, peças de outros materiais ficam sujas facilmente ou podem se desgastar.

Para os toaletes, também existem as opções de luminárias pendentes sobre a pia ou mesmo fitas de LED estrategicamente aplicadas nesse móvel. Isso exige um projeto luminotécnico simples, mas bastante eficiente.

Entre tantas opções de lustres, você deve ficar com aquela que agrada ao seu gosto e combine com o ambiente. No entanto, ela não pode neutralizar o espaço e nem o sobrecarregar. Essas são premissas para trazer equilíbrio ao cômodo, que provavelmente ainda tem uma infinidade de detalhes para você escolher, como móveis, têxteis e objetos.

Gostou do nosso artigo? Quer receber mais dicas de decoração de luxo? Então, acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube!

Categorias e Tags relacionadas