fbpx

Sofá para apartamento: como escolher de acordo com o seu estilo

Dar uma cara ao seu ambiente pede móveis que tenham estilo e carreguem a sua personalidade. Nesse sentido, o sofá para apartamento é um item indispensável para entregar a funcionalidade que o seu cômodo precisa. E essa peça também deve ganhar alguns itens que a deixem ainda melhor.

A função básica de um sofá é garantir o seu conforto nos momentos de relaxamento — descansando ou assistindo à TV. Porém, esse móvel não precisa ser escolhido apenas levando em conta o aspecto funcional. Tamanhos, estilos e tecidos também entram nessa conta do décor.

Certamente, unir luxo e qualidade é ainda mais fácil com um móvel que combine perfeitamente com a sua proposta. E escolher um sofá para apartamento pode ser simples com um bom apanhado de truques à mão. Por isso, leia este artigo cheio de dicas para você fazer a melhor escolha!

Invista em um sofá para apartamento com cor

A priori, os sofás podem ter um tom neutro, que não interfere na decoração do apartamento. Contudo, nem só de tons terrosos e claros eles são feitos.

Nesse sentido, avalie primeiro o décor do seu ambiente, observando a linha predominante. Se a sua área tem como característica o estilo moderno, um sofá verde, azul ou laranja pode ser usado, a depender do restante da decoração.

A dica aqui é que quanto mais vibrante for a cor do sofá, mais suave deve ser o décor do ambiente. Assim, a peça se tornará o ponto focal da área, sem causar um impacto excessivo.

Escolha o tamanho pensando no volume do ambiente

Prezar pelo tamanho correto é fazer com que o seu ambiente se equilibre. Logo, para não ter uma peça que atrapalhe a sua circulação ou fique muito próxima de outras mobílias, estude as proporções do ambiente antes de comprá-la.

Se o cômodo for grande, você pode apostar em sofás volumosos, com estilos robustos e encostos maiores. Um sofá para apartamento sem vão debaixo da peça também pode ser aplicado nesse tipo de espaço, já que esse modelo fica bem em áreas maiores.

Você ainda pode optar, para além dos tradicionais sofás de dois e três lugares, por uma chaise-longue. O modelo é tipo um sofá reclinável com apoio para pernas, que se estende e permite que você se estique por completo.

Por causa do tamanho que uma chaise-longue ocupa quando aberta, o ideal é usá-la em áreas grandes, para não atrapalhar a circulação.

Dê preferência a tecidos confortáveis

O tecido é um dos elementos do conjunto que vai dar o clima que você deseja ao seu cômodo. Portanto, avalie em qual área o material ficará.

Por exemplo, se for uma varanda gourmet em que a descontração é marca característica, opte por tecidos mais despojados.

Já se o seu intuito é usar um sofá em uma sala que tem um ar formal, escolha tecidos que sejam de cunho rústico, como o couro natural e a sarja.

Ainda nesse sentido, tecidos sintéticos hoje em dia têm bastante qualidade e são opções versáteis.

Você também pode complementar a sua decoração do sofá para apartamento com mantas de tecido frio, para criar um efeito visual e uma sensação mais leve.

Sofá para apartamento

Aposte em estilos complementares ou contrastantes para o décor

O estilo desse móvel para apartamento não precisa seguir regras rígidas.

Por exemplo, um sofá retrô pode combinar muito bem com um ambiente moderno. Basta fazer um casamento entre tecido, estilo e tamanho adequados com o décor.

Já se a sua ideia é manter uma linha tradicional, os sofás de couro para ambientes rústicos funcionam sempre, sem dar margem para erros.

No entanto, se a área que vai ser decorada pede móveis clássicos, invista em modelos curinga, como o sofá branco ou com cores terrosas.

Modelos tradicionais, com madeira de lei entalhada e tecido estampado, ao estilo Luís XV, funcionam melhor em ambientes que seguem a mesma linha de décor.

Opte por um enchimento com qualidade e conforto

O enchimento adequado faz uma grande diferença no conforto e também na estética de um sofá para apartamento.

Se você busca um sofá para uso intenso, como em uma sala ou um escritório, vá de espumas de alta densidade, que têm maior durabilidade.

Modelos enchidos com penas são altamente confortáveis. Em compensação, não têm a mesma durabilidade de alternativas mais densas, uma vez que o material é natural e se deforma com o uso constante.

Lembre-se que modelos reclináveis podem ser muito úteis

Os modelos reclináveis ou os sofás cama, que são bastante grandes, são perfeitos para quartos de visitas, salas de leitura ou outros cômodos para fins de descanso.

A vantagem desses tipos de sofás é que eles unem dois móveis em um, o que otimiza os espaços e, consequentemente, facilita no dia a dia.

Use acessórios para a decoração do sofá e do cômodo

Utilizar alguns acessórios no seu sofá para apartamento é uma boa maneira de valorizar a peça e também o ambiente.

Um bom exemplo é o porta-copos, que fica no braço do sofá e pode ter um espaço para controle remoto. Esse item ajuda na organização do seu ambiente e facilita o consumo de bebidas durante o uso do cômodo.

Outras peças que valorizam o sofá e garantem muito aconchego são as almofadas decorativas. Com quantidades que podem ir de duas a quantas o ambiente e o móvel permitirem, esses itens garantem mais expressão ao conjunto.

É interessante seguir essas dicas ao escolher um sofá para apartamento, mas sem esquecer da personalidade que você deseja imprimir no ambiente. Afinal, é a sua família que deve usufruir de todos os benefícios que esse móvel oferece.

Lembre-se de que a limpeza do sofá para apartamento deve ser feita periodicamente, para manter a qualidade e o aspecto do móvel impecáveis. Use produtos a seco ou envie a peça a um serviço de lavagem especializada quando julgar necessário. Isso vai garantir um item sempre luxuoso e conservado.

Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude os seus amigos a escolherem as melhores opções de sofás!

Categorias e Tags relacionadas