fbpx

Almofadas decorativas: um jeito simples de repaginar os ambientes

Almofadas decorativas são peças coringas na renovação dos seus ambientes. Sim, muitos cômodos podem ser totalmente transformados com apenas alguns desses itens de décor. E os modelos, que vão do simples ao luxuoso, com propostas para vários estilos de decoração, deixam a casa aconchegante e charmosa.

Perfeitas para serem deixadas na sala, no quarto e até mesmo em áreas externas, as almofadas são itens que proporcionam mais conforto. E isso, certamente, garante momentos de descanso, confraternização e lazer de muito mais qualidade.

No entanto, há algumas premissas básicas para preencher os seus cômodos com almofadas decorativas e acertar no toque que vai trazer mais requinte e bom gosto aos espaços. Portanto, descubra, no nosso artigo de hoje, quais são elas!

Em quais cômodos usar almofadas decorativas?

As almofadas são itens de décor que transitam pelos ambientes de um apartamento com uma liberdade que quase nenhum outro item tem. Por isso, você poderá ter uma decoração nova em muitos dos seus cômodos com elas.

Almofadas na sala de TV

Essa sala é especialmente projetada para quem gosta de trocar conversas, beber drinques e, é claro, assistir TV. Portanto, pode receber modelos de almofadas decorativas em cima do sofá ou mesmo no chão.

Se o seu ambiente tem poucos móveis, aposte em modelos grandes de almofadas, de modo a preencher o espaço e dar mais conforto a ele.

Almofadas na sala de estar

Uma sala de estar é reconhecida como um espaço de leitura e refúgio do mundo exterior. Nela, você pode se sentar em uma poltrona confortável e apreciar o momento consigo.

Nesse sentido, é interessante arranjar um ou dois modelos de almofadas para complementar o cenário e usá-las de apoio para os braços ou as costas. Um volume grande de itens nesse cômodo é desnecessário.

Almofadas em áreas externas

Muito por causa da tendência das varandas gourmet, as áreas externas ganham cada vez mais adereços. E, definitivamente, as almofadas decorativas estão entre eles.

Acomodadas ao chão, seja em cima de pisos de mármore ou porcelanato, ou mesmo em um espaço em estilo deck de madeira, elas conferem beleza ao ambiente.

Modelos produzidos em tecidos que sejam mais fáceis de limpar e não esquentem muito, como o poliéster, são excelentes para essa área.

Almofadas em quartos

Em quartos, as almofadas dão mais aconchego ainda, já que compõem o arsenal de têxteis próprios para esses ambientes, com cortinas, tapetes decorativos e roupas de cama.

Por isso, invista em modelos que combinem com esses elementos do décor, de modo a reforçar o conforto do ambiente.

Como o quarto é um cômodo para descanso, é recomendável que os tons das almofadas sejam neutros. Dessa maneira, eles não destoarão do restante do espaço e nem trarão um destaque para a peça que você não deseja.

Almofadas decorativas

Como renovar o design de interiores com almofadas decorativas?

Para usar almofadas decorativas sem erro em cada cômodo, há algumas dicas que garantem um décor à altura dos ambientes. E o melhor é que elas podem ser aplicadas em todos os espaços onde você pretende usar essas peças.

Na dúvida, use almofadas de cores neutras

Apostar em cores neutras é uma forma de garantir que não haja erros no seu décor. Isso porque tons menos destacados no ambiente dão um efeito sutil.

Isso é perfeito para que você teste outras cores depois, observando quais se aplicam melhor dentro do estilo do seu espaço e das suas preferências.

Almofadas decorativas

Ouse com almofadas de cores vivas, mas aos poucos

As almofadas decorativas em tons vivos devem ser usadas com moderação, já que tendem a se destacar muito. Portanto, para não errar, escolha apenas uma peça de uma cor mais expressiva, sempre de acordo com a paleta escolhida para o cômodo.

Depois, teste a almofada em seu ambiente, para confirmar se ela ficará boa esteticamente e não dará uma sensação “carregada” ao espaço. Se acertar, apenas complemente com mais almofadas, mas em cores neutras, de modo a criar o contraste perfeito.

Busque variar no tipo de tecido das almofadas

Os tecidos de almofadas variam, assim como em outros têxteis para a casa e móveis revestidos. Portanto, pense em escolher um material que proporcione equilíbrio para o ambiente onde as peças ficarão.

Pensando no clima, se a região em que você vive tem temperaturas mais elevadas, por exemplo, invista em tecidos frios e cores que contribuam para o frescor do espaço. Branco, creme, verde e azul-claro são algumas alternativas tanto estéticas quanto funcionais nesse sentido.

O tecido também tem um papel essencial na combinação com mobília e decoração. Se o espaço tem estilo neoclássico, vale usar tecidos finos, como o cetim e a seda. Se o ambiente é marcado pelo rústico, use tecidos com perfil cru e artesanal.

Experimente colocar almofadas de formatos diferentes

Dos estilos clássicos aos contemporâneos, tente variar nos formatos das almofadas decorativas que pretende usar. Essa dica quebra os padrões quadrado e retangular, que são muito comuns nesses itens, e traz um ar diferenciado.

Contudo, não exagere na quantidade de formatos diferentes. Uma ideia que funciona bastante é utilizar, ao mesmo tempo, modelos tradicionais e apenas uma ou duas peças redondas, triangulares etc.

Algumas dicas gerais valem ser reforçadas aqui. Uma delas é escolher as almofadas como peças para finalizar a decoração. Assim, com o cômodo inteiramente montado, a sua ideia sobre qual modelo ficará melhor será mais precisa.

Também procure escolher poucas peças, mesmo que ache que o resultado ficará muito bom de outro modo. Dessa forma, a composição do ambiente será gradual e dificilmente terá erros. Quando se adquire muitas peças de uma só vez, o risco de alguma almofada não combinar aumenta.

Incrementar a sua decoração com almofadas decorativas não é difícil quando você tem em mente o que deseja para o seu espaço. Afinal, os estilos, as cores e os formatos dessas peças seguirão a atmosfera que o local já tem e, geralmente, faz parte da identidade dele.

Na dúvida, siga o seu próprio estilo na escolha desses têxteis.

Acompanhe as nossas redes sociais para receber mais dicas de decoração de interiores: Facebook, Instagram e YouTube!

Categorias e Tags relacionadas