fbpx

Decoração com espelho: vantagens, tendências e dicas

decoracaocomespelho1

Tornar os ambientes mais charmosos, vivos e personalizados. Assim é a decoração com espelho. Com tantos estilos, tamanhos e formatos disponíveis, usar uma peça dessas em seu lar renova qualquer espaço. Mas é preciso saber como escolher a ideal para cada cômodo e, assim, criar um efeito de luxo.

O seu ambiente pede amplitude e luminosidade? Ou você quer mesmo marcá-lo com muita sofisticação? Aprenda, neste artigo, quais são os benefícios de usar essas peças, as principais tendências e como fazer a sua decoração com espelho em cada área!

Descubra as vantagens de fazer a sua decoração com espelho

Existem muitos benefícios em fazer uma decoração com espelho. Todos eles agregam muito ao ambiente, seja qual ele for.

Gera mais amplitude

Espelhos dão mais amplitude aos espaços, gerando uma sensação de que até os menores cômodos são grandes. Na decoração de quartos e salas, essas peças reforçam esse aspecto de volume.

Aumenta a luminosidade

A luminosidade dos ambientes é favorecida com o uso de espelhos na decoração. Isso porque eles replicam o espaço em suas superfícies. E com os raios solares ou as luzes das lâmpadas incidindo sobre eles, a iluminação se dissipa ainda mais pelo espaço.

Confere atemporalidade

Espelhos são peças atemporais, ou seja, nunca saem de moda. Isso é perfeito para combinar com diferentes estilos de decoração e dar harmonia ao local. O que muda mesmo são os estilos, formatos e tamanhos; mas, de forma geral, todos funcionam bem, independentemente da época.

Equilibra o espaço

Qualquer ambiente precisa ter equilíbrio na composição geral. Nesse sentido, o espelho funciona como um componente que promove harmonia entre os diferentes elementos, criando uma relação perfeita.

Garante sofisticação

Seja em tamanhos grandes ou pequenos, lisos ou jateados, com moldura ou sem ela, espelhos são símbolos de luxo em qualquer ambiente. Ou seja, fundamentais quando o seu propósito é conferir uma atmosfera imponente ao espaço, mas sem pecar pelo exagero.

Conheça as tendências em espelhos na decoração

Uma decoração com espelho também pode seguir tendências, o que significa que mesmo essas peças de luxo têm estilos, formatos e tamanhos que marcam épocas. Mas não se preocupe: os modelos servirão muito bem em seu décor por muitos anos.

Espelhos em móveis

Sinônimos de luxo em décadas passadas, os espelhos em móveis estão voltando com tudo, trazendo o aspecto retrô para dentro de cada ambiente.

Peças como penteadeiras, mesas de cabeceira e cômodas são combinações clássicas, mas você também pode apostar no espelho em mobiliário colorido e moderno.

Espelhos redondos e grandes

Atualmente, esses espelhos são muito utilizados em apartamentos e casas. Pendurados por alças ou mesmo parafusados diretamente na parede, garantem um ar contemporâneo ao espaço, com ou sem moldura.

A moldura pode ser fina ou larga. A primeira dá um aspecto simples. Já a segunda faz o espelho aparecer no ambiente como peça de destaque.

As molduras são produzidas em materiais como madeira, metal, cordas de sisal ou cintas de couro. Vale usar o que mais combina com o estilo decorativo do ambiente.

Se você busca ousar com um espelho redondo, faça um projeto luminotécnico em volta da peça. A iluminação dará muito destaque, fazendo parecer que ela está “brotando da parede”.

Espelho no chão e encostado na parede

Espelhos encostados em paredes, sem exigir pregos e parafusos, são tendência. A mobilidade e praticidade trazidas por eles facilitam o seu décor, além de evitarem mão de obra para instalar.

O único detalhe é que uma decoração com um espelho encostado na parede exige uma peça em tamanho grande, para que ela apareça no ambiente, mesmo no chão.

Decoração com espelho

Veja dicas para usar espelhos no seu décor

Para extrair o melhor da decoração com espelho em cada cômodo, veja dicas do que considerar para usar essa peça.

Observe o que será refletido

Analise sempre a imagem que aparecerá no espelho. Quanto menos preenchida ela for, melhor para criar o efeito de amplitude no cômodo. Portanto, evite colocar a peça em posições que reflitam diversos objetos, para não “poluir” o ambiente.

Considere o tamanho do espelho

As dimensões — especialmente a altura — têm algumas premissas para serem melhor aproveitadas no ambiente. E, assim, criarem o efeito que você quer.

Espelhos grandes dão a sensação de imponência. Tamanhos médios servem para dar um toque mais delineado ao ambiente. Já as peças pequenas funcionam como complementos, na parede ou em móveis.

Escolha o estilo adequado

O perfil dos espelhos na decoração é muito variado. Pode ser redondo, quadrado ou retangular. Também pode ter formatos inusitados, como flores, gotas d’água ou losangos.

A dica aqui é combinar a peça com o estilo de decoração. Se o cômodo for moderno, pode ter formatos arrojados. Já um espaço clássico combinará melhor com uma peça tradicional.

Use a iluminação a favor do espelho

É essencial que a decoração com espelho receba bastante iluminação — seja ela artificial ou natural —, pois, em locais escuros, o destaque dessas peças é prejudicado.

Confira os espelhos mais adequados para cada cômodo

Escolher um espelho não é simples. Por isso, ele deve ser pensado como parte fundamental do seu projeto, que complementa o espaço com requinte.

Espelhos para quarto

Esse ambiente pode ter o clássico espelho atrás da cabeceira da cama. Ou, então, você pode apostar em espelhos nas portas dos móveis ou em uma porta ou parede que divide uma suíte de luxo marcante.

Espelhos para sala de estar

Salas de estar grandes podem ter peças em formato retangular atrás de sofás, quando eles ficam próximos à parede. Já se o local é discreto, use modelos de tamanho médio.

Espelhos para sala de jantar

A sala de jantar, que pode ser integrada com a sala de estar ou a cozinha, deve receber espelhos em tamanhos arrojados.

Peças inteiriças atrás da mesa de jantar, retangulares, redondas ou que se estendam pela parede inteira, são boas apostas.

Espelhos para corredor

Corredores estreitos precisam de “respiro”. Espelhos compridos, que cubram o espaço de ponta a ponta, dão esse efeito.

Já se o corredor for curto e largo, pode receber peças de formatos distintos, formando desenhos ou não.

Espelhos para banheiro

Banheiros são marcados pela decoração com espelho. Portanto, nesse ambiente, você tem um vasto leque de opções.

Se você busca dar mais destaque à cuba ou pia, use um modelo de tamanho proporcional.

Já se você quer ousar e criar um efeito arrojado, dê preferência a opções grandes. Mas sempre com cautela, para não refletir o vaso ou o ralo, que não precisam de ênfase.

Na decoração com espelho, vale planejar cada detalhe com cuidado e contar com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores. Assim, com uma visão profissional, a sua escolha será pela opção mais harmônica para o ambiente, chegando ao resultado que você busca.

Gostou deste artigo? Então, confira mais dicas de décor de alto padrão em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube!

Categorias e Tags relacionadas