fbpx

Afinal, o que avaliar na hora de comprar apartamento?

Para muitos brasileiros, comprar apartamento é a realização de um grande sonho. Mas mais do que isso: é um investimento fundamental para o futuro de quem deseja conquistar um lugar para viver em harmonia com a família.

Aliás, a propriedade tende a se valorizar com o passar do tempo, o que também ajuda a aumentar o patrimônio. Entretanto, como se trata de um passo muito importante na vida, é preciso ter planejamento e cautela.

Assim, antes de optar por um empreendimento, é de extrema importância analisar todas as características da construção. Esse é o caso da localização, da planta e da área de lazer. Tudo isso deve ser capaz de suprir as necessidades da família.

Queremos ajudar você ao longo de todo esse processo. Por isso, para saber como comprar apartamento, continue a leitura e anote nossas recomendações!

Analise os planos da família

Primeiramente, analise as necessidades dos integrantes da sua família antes de comprar apartamento. Nesse momento, você precisará considerar a quantidade de moradores e as suas respectivas atividades no decorrer da semana. 

Por exemplo, confira quais os cômodos mais utilizados no dia a dia, se alguém trabalha em modo home office, se vocês gostam de receber os amigos em casa etc.

Em seguida, verifique se o imóvel tem espaço suficiente para acomodar a todos de forma confortável, garantindo bem-estar. Caso ainda não tenha filhos, mas tenha esse desejo, a dica é pensar a longo prazo.

Quando somos solteiros, adquirir um imóvel pequeno pode parecer uma boa ideia. Mas e no futuro? Será que esse apartamento conseguirá se encaixar na sua vida a dois e, ainda por cima, com as crianças? 

Faça um exercício de imaginação: pense como será viver no espaço nos próximos 10 ou 20 anos. Talvez seja o caso de investir em uma unidade maior.

Entenda a sua disponibilidade financeira 

Certamente, você deve considerar a sua realidade financeira para comprar apartamento. Além de observar as particularidades do imóvel, você terá que avaliar o seu orçamento para essa realização.

Vale lembrar que a aquisição de uma propriedade exige um grande investimento. Afinal, caso você recorra a um financiamento, esse compromisso durará alguns anos. Portanto, esteja ciente do valor exato das parcelas e, se possível, realize algumas simulações até identificar a opção que melhor se adequa ao seu perfil e momento.

Atualmente, a Caixa Econômica Federal é uma das opções mais viáveis para quem deseja dar esse passo, já que conta com taxas de juros mais baixas. De todo modo, caso você tenha conta em outra instituição bancária, é sempre bom analisar se ela oferece boas linhas de crédito e condições especiais para financiar. 

Selecione a melhor localização

Sem dúvida, a localização é um dos fatores mais importantes ao comprar apartamento. Nesse sentido, será preciso observar várias características da região que você tem em mente, até ter a certeza de que essa é a melhor opção.

Indicamos que você não se satisfaça em escolher o imóvel somente pela internet. Assim, procure visitar as unidades pessoalmente e, com isso, ter a experiência de passar alguns momentos dentro do ambiente. 

E, uma vez na região, considere alguns detalhes que podem ser extremamente relevantes. Os principais são:

  • mobilidade: existem boas vias de acesso e saída no entorno do imóvel? Como é o trânsito do bairro e quais são os horários de pico? Há alternativas de transporte públicas e privadas?; 
  • serviços: o apartamento está situado em uma área próxima aos principais estabelecimentos que você costuma frequentar? Há boas opções de escolas, supermercados, farmácias, clínicas e hospitais? Observe ainda questões de lazer, como parques, praças e shoppings;
  • segurança: confira se o bairro apresenta algum tipo de problema relacionado à criminalidade. Analise ainda se o empreendimento tem sistema de segurança completo;
  • valorização: é importante observar se há investimentos em infraestrutura no bairro em questão. Confira se existem projetos em andamento para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Construção de novos pontos de comércio, asfaltamento e arborização estão nessa lista.

Comprar apartamento

Considere as características do imóvel

Enfim, após analisar as necessidades da família e a localização do empreendimento, chega o momento de conferir os detalhes da construção.

Nossa recomendação é pesquisar bastante e conversar com especialistas até encontrar a alternativa que se encaixa perfeitamente no que você busca.

É nessa etapa que todas as características do empreendimento devem ser minuciosamente observadas. Por exemplo:

  • se existem dormitórios suficientes para todos os moradores; 

  • se os demais ambientes são adequados para o dia a dia da família;

  • como são as vagas disponíveis na garagem;

  • se os ambientes têm boa iluminação e ventilação natural;

  • se haverá a necessidade de realizar reformas futuras etc.

Conheça a área de lazer

Observar se o condomínio conta com uma boa área de lazer é outro fator importante. Tenha você filhos ou não, esse espaço garante mais qualidade de vida.

Normalmente, a valorização do empreendimento também é definida de acordo com as alternativas disponibilizadas em suas áreas comuns. Portanto, toda atenção nessa etapa.

Verifique se o local oferece alternativas para pessoas de variadas idades. Esse é o caso do playground, da brinquedoteca, das piscinas, das quadras de esportes e do espaço gourmet, entre outros.

Confira a documentação ao comprar apartamento

Por fim, não se esqueça de checar a documentação do imóvel antes de assinar o contrato.

Qualquer tipo de irregularidade pode interferir em seu acordo e, às vezes, causar despesas extras que podem impactar em seu orçamento. 

Entre os itens que merecem atenção, destacamos: 

  • Contrato de Compra e Venda;

  • Certidão de Registro do Imóvel; 

  • Certidão Negativa de Débitos com o Condomínio; 

  • Taxas referentes ao IPTU e a outros débitos fiscais, especialmente em se tratando de apartamentos usados.

Dica bônus 

Se você nunca teve a experiência de comprar apartamento, busque acompanhamento profissional na hora de assinar a papelada. 

Nesse momento, um advogado ou corretor pode mediar o procedimento para garantir que tudo esteja regularizado e a transação seja 100% segura.

E então? Com essas dicas, comprar apartamento pode ser bem mais simples e prazeroso do que você imagina, concorda?

Caso se sinta preparado para dar esse passo tão importante, aproveite para conhecer os empreendimentos da Tecnoart. Todos eles são construídos pensando em um público moderno e exigente, que preza por qualidade. 

Categorias e Tags relacionadas