fbpx

Afinal, como escolher uma escrivaninha para estudo e trabalho?

Passar mais tempo em casa trouxe a necessidade de garantir conforto em todos os ambientes, especialmente para quem tem atividades importantes. Para atender a esse tipo de compromisso, uma escrivaninha para estudo e trabalho é essencial, pois ela é capaz de melhorar o rendimento significativamente.

Seja para estudar ou trabalhar, ter um cômodo preparado ajuda na concentração. A ergonomia para se envolver por horas com videoconferências e documentos também é altamente necessária. E tudo isso começa com um móvel: a escrivaninha.

Portanto, neste artigo você vai entender quais são as principais caraterísticas que uma escrivaninha para estudo e trabalho deve ter!

Avalie o formato da escrivaninha para estudo e trabalho

Com a evolução do design de interiores e a chegada de novos estilos arquitetônicos, escrivaninhas de estudo e trabalho de vários formatos ganharam espaço.

A escrivaninha tradicional com quatro pés pode ser a sua escolha, caso você queira otimizar o seu tempo e ter uma solução sem demora.

No entanto, uma escrivaninha poder ser feita com uma tábua acoplada à parede e sem pés, para aproveitar bem o espaço. Também há modelos projetados para os cantos dos cômodos, que oferecem alcance rápido de objetos.

Outro modelo que pode ser incorporado ao seu décor é a escrivaninha com estante. Enquanto um lado fica com o tampo da mesa, o outro recebe prateleiras com espaço para materiais de estudo e trabalho, além de objetos decorativos.

Escrivaninha para estudo e trabalho

Calcule o tamanho adequado

Tamanho e ergonomia caminham juntos em qualquer móvel, mas na escrivaninha eles são ainda mais importantes.

Portanto, dê preferência a um móvel que tenha altura, largura e profundidade adequadas, tanto para o cômodo quanto para você.

De forma geral, as medidas mínimas de uma escrivaninha para estudo e trabalho que atenda com conforto qualquer usuário são:

  • altura de 75 cm;
  • largura de 140 cm;
  • profundidade de 60 cm.

Para além dessas dicas, compre uma escrivaninha que ofereça bom espaço para acomodar a cadeira enquanto você estiver sentado.

Dê preferência a materiais que combinem com o ambiente

São vários os materiais nos quais uma escrivaninha para estudo e trabalho pode ser fabricada, abrindo muitas possibilidades para que ela combine com a sua decoração.

Madeira maciça é uma ótima opção se você pensa a longo prazo e quer um estilo bruto para combinar com a sua decoração de interiores. Entretanto, há também as peças em MDF e MDP, que são leves, além de recortadas e revestidas ao seu gosto.

Móveis com base de aço, ferro ou madeira e tampo de vidro espesso oferecem muita durabilidade e dão elegância ao cômodo.

Opte por cores que proporcionem equilíbrio

As cores de uma escrivaninha para estudo e trabalho devem ser capazes de decorar o ambiente e incentivar as suas atividades. Em arquitetura e design de interiores, os tons são elementos que criam climas específicos. Portanto, optar por uma paleta que estimule atenção e tranquilidade é essencial.

Cores como amarelo e vermelho devem ser usadas com cuidado, pois são bem estimulantes. Já os tons azul e verde simbolizam, respectivamente, confiança e vivacidade, duas sensações perfeitas para quem precisa focar em uma atividade.

Uma boa alternativa para criar um escritório em casa é optar por cores neutras nos móveis, como branco, bege, marrom ou cinza. Elas são as mais comuns em móveis porque têm uma proposta atemporal e, assim, não “enjoam” com facilidade. Além disso, são mais fáceis de combinar com outros elementos da decoração.

Escrivaninha para estudo e trabalho

Capriche nos acabamentos da escrivaninha para estudo e trabalho

O acabamento de uma escrivaninha deve ir ao encontro do que o ambiente pede. Portanto, coordene esses dois aspectos para ter um bom resultado, mas sem deixar de lado a parte funcional.

Se o estilo do espaço é contemporâneo, use acabamentos naturais. Ambientes mais clássicos podem receber escrivaninhas em laca, verniz ou pintura.

Escolha uma peça que facilite sua organização

Muito da organização de um local de estudos e trabalho depende do layout dos móveis no cômodo. Portanto, invista em peças que combinem entre si e contem com espaços adequados para o essencial nessa área.

Nesse sentido, pense que a superfície da sua escrivaninha deve acomodar com folga computador, monitor extra, caixas de som, livros e porta canetas.

Reserve uma parte do móvel para impressora e luminária, afinal, trabalho e estudo sempre exigem esses itens por perto.

Os equipamentos eletrônicos de pequeno porte e uma lixeira também devem ter seus cantos em cima da mesa. Logo, a escrivaninha deve oferecer tais áreas com sobras.

Mesmo que você não use a escrivaninha com todos esses objetos, poderá fazer esse upgrade depois, pois o móvel será capaz de acomodar tudo sem faltar espaço.

Estude os compartimentos necessários

Gavetas, prateleiras e portas sempre podem fazer parte de uma escrivaninha para estudo e trabalho. Elas são muito funcionais, pois ajudam a guardar materiais, impedindo que fiquem espalhados sobre a mesa.

Por isso, invista em uma peça que tenha espaço bom o suficiente para guardar seus materiais eletrônicos, como notebook, mouse e fones de ouvido, entre outros. Itens de papelaria, livros e demais peças de estudo também devem ter um compartimento dedicado.

Dessa maneira, você vai ter tudo organizado e limpo sempre que precisar estudar e trabalhar.

Combine com uma ótima cadeira

A cadeira sempre acompanha a escrivaninha para estudo e trabalho em um home office, quarto ou sala. Portanto, ela deve combinar com o móvel escolhido.

Não é preciso pensar em um conjunto de escrivaninha e cadeira, até porque esses móveis costumam ser comercializados separadamente. Então, deixe a cadeira como o toque final do seu espaço.

Uma cadeira deve ser ergonômica, oferecendo bom apoio às costas, aos braços e, se possível, à cabeça. Além disso, ela precisa ter regulagem, para facilitar o encaixe na escrivaninha, sem que os seus joelhos batam debaixo da mesa ou os seus pés fiquem suspensos.

Escolher uma escrivaninha não deve ser uma missão realizada às pressas. Com paciência, pesquisa de modelos e avaliação criteriosa, certamente você vai encontrar a melhor opção para as horas de estudo e trabalho.

Gostou deste artigo sobre escrivaninhas? Aproveite para acompanhar as nossas redes sociais e receber mais conteúdos como este no seu feed: Facebook, Instagram e YouTube!

Categorias e Tags relacionadas