fbpx

6 dicas incríveis para deixar a sua cozinha organizada

Para você, manter a cozinha organizada durante a semana é uma missão praticamente impossível? Já adiantamos que não precisa ser assim! Com dicas e truques de quem entende do assunto, é possível organizar o cômodo sem sufoco, deixando tudo perfeito para a rotina da família e a recepção dos amigos.

Aqui, não falamos somente da higiene cotidiana, que deve ser feita com o máximo de cuidado. Você também precisa analisar a disposição de móveis, eletrodomésticos, utensílios e louças que usa constantemente durante o preparo das refeições.

Assim que começar a investir nessas recomendações, você perceberá como os seus afazeres ficarão mais simples, otimizando a agenda e promovendo o bem-estar. Portanto, prepare-se. A seguir, contamos alguns segredos indispensáveis que vão mudar a sua vida. Acompanhe!

1. Deixe os itens mais usados sempre por perto

“Funcionalidade” é a palavra-chave para uma cozinha organizada. O melhor caminho para ter uma rotina prática e eficiente é manter todos os utensílios mais usados sempre por perto.

Sem dúvida, isso é possível quando você investe em prateleiras ou nichos, pois essas são estruturas que facilitam o acesso ao longo da semana.

Nelas, considere incluir panelas, frigideiras e louças. Já nas primeiras gavetas do armário ou da bancada, organize os seus talheres, assim como pegadores, fuês e espátulas que são usados constantemente.

Um segredo bacana é colocar as suas facas em suportes específicos para essa finalidade. Em geral, eles surgem em versões metálicas e podem ser instalados na parede perto da pia.

Alguns deles contam com ganchos, enquanto outros com ímãs, onde as facas ficam dispostas. A escolha dependerá do seu gosto e da disposição da cozinha.

2. Recorra ao uso de divisórias para armários e gavetas

Quem nunca se perdeu tentando encontrar um utensílio específico? Sendo assim, para evitar que esse tipo de imprevisto ocorra, um dos principais mandamentos da cozinha organizada é apostar no uso dos acessórios de divisão para armários e gavetas.

Esse é o caso dos nichos capazes de separar os diferentes tipos de talheres, das caixas organizadoras, dos ganchos para copos e xícaras e das estruturas metálicas que conseguem deixar as louças e panelas em seus devidos lugares.

Inclusive, você pode encontrar tais itens em lojas exclusivas de decoração ou artigos para o lar. Ao escolher os seus, certifique-se não apenas da qualidade do material, mas também se o design se encaixa com o restante do visual da cozinha.

3. Faça uma triagem dos potes plásticos

É raro encontrarmos uma pessoa que não tenha um pote de plástico em casa. Acessíveis e versáteis, eles servem para armazenar sobras de alimentos, guardar ingredientes frescos e mais uma série de finalidades.

Porém, com o passar do tempo, é possível que alguns acabem acumulando esses acessórios e comprometendo consideravelmente o espaço disponível nos armários.

Diante disso, sugerimos que você faça uma triagem em seus potinhos. Inicialmente, veja quais devem ser jogados no lixo e os que ainda têm alguma serventia.

Em seguida, eleja uma única área de seu armário para abrigar todos eles, evitando que as peças fiquem espalhadas pela cozinha. Nesse processo, ainda é essencial deixar as suas tampas sempre juntas, para que nenhum recipiente fique desfalcado.

Indicamos que você substitua o uso das versões plásticas pelas de vidro. Mais duráveis e resistentes, elas poderão acompanhar as suas empreitadas gastronômicas por muitos anos e ajudam a prevenir o consumo excessivo de plástico.

Cozinha organizada

4. Organize a despensa

Certamente, o armário que abriga os mantimentos da casa merece atenção especial. Se você deseja ter uma cozinha organizada, aproveite essa oportunidade para eliminar tudo o que estiver fora do prazo de validade e limpar o móvel com detergente neutro, álcool e vinagre.

Em vez de manter produtos abertos em suas respectivas embalagens, procure guardá-los em recipientes de vidro e etiquetá-los com os seus nomes, de modo a facilitar o acesso no dia a dia.

No momento de organizar os produtos fechados no armário, experimente posicioná-los de acordo com a data de vencimento e deixá-los com as embalagens para frente. Itens menores podem ser agrupados em cestos, caixas ou latas.

Por fim, considere a possibilidade de manter um bloco de notas próximo da sua despensa. Dessa maneira, você pode anotar os itens que acabaram assim que perceber e contar com uma lista completa para o mercado. Nada de esquecer algum produto importante!

5. Mantenha a geladeira impecável

É impossível deixar a geladeira de lado quando o objetivo é ter uma cozinha organizada.

Imprescindível para uma cozinha completa, esse equipamento deve ser higienizado pelo menos a cada 15 dias. Durante esse trabalho, elimine tudo o que já passou do prazo de validade ou está com uma aparência duvidosa.

Nesse contexto, é necessário posicionar os ingredientes com base no nível de refrigeração que cada um necessita. Ou seja, quanto mais fria for a temperatura indicada, mais elevado nas prateleiras eles precisarão estar.

Assim que estipular a ordem de cada item, não se esqueça de manter todos os elementos em compartimentos separados, de modo a facilitar o acesso.

Os líquidos devem ser posicionados nos nichos da porta para não derramarem. Por outro lado, as frutas e verduras podem ficar em gavetas ou bandejas.

Se sentir a necessidade, o uso de tupperwares, potes ou sacos herméticos também é bem-vindo.

6. Dê atenção especial ao lixo

A princípio, muitas pessoas podem acreditar que a lixeira não influencia na dinâmica de uma cozinha organizada. Mas não se iluda: mesmo em se tratando de um item pequeno, esse acessório merece um cuidado especial.

Atualmente, muitos têm o costume de utilizar esse recipiente em cima da própria pia — o que é um grande erro, já que ele atrai insetos e pode causar um odor desagradável. Para fugir desse cenário, prefira manter o cesto no chão e higienizá-lo assim que trocar o saco plástico.

Fora isso, considere utilizar duas lixeiras no espaço, sendo uma para os recicláveis e outra para os orgânicos.

Dica bônus para ter uma cozinha organizada

Obviamente, você não precisa tomar todos esses cuidados sem ajuda. Se o objetivo é um resultado satisfatório, converse com os demais moradores para que todos colaborem com as tarefas diárias.

Acima de tudo, é necessário que cada um saiba como deixar a cozinha organizada e conheça os procedimentos básicos de limpeza dentro do lar. Caso tenha dificuldades, delegue tarefas específicas para que ninguém se sobrecarregue.

Viu só? Manter a cozinha organizada pode ser bem simples, desde que você invista em alguns segredos especiais e conte com um auxílio extra para agilizar o processo.

Se gostou do artigo, não deixe de compartilhar o link dele nas redes sociais para que os seus amigos também se aprofundem no assunto. Temos certeza de que eles vão adorar conferir essas dicas!

Categorias e Tags relacionadas