fbpx

Cozinha luxuosa: conheça os seus principais elementos

Uma cozinha luxuosa exige bastante critério. Como o requinte é traduzido por materiais, designs e acabamentos, é preciso conhecer os principais elementos. Portanto, só planejando cuidadosamente cada parte dela será possível conquistar o efeito desejado.

Cores, móveis, eletrodomésticos etc. Assim como em outros ambientes, uma cozinha precisa ter um estilo definido, para proporcionar, além de luxo, muita organização. Nesse ponto, é preciso ser ainda mais rigoroso, pois esse é um cômodo que serve constantemente aos moradores.

Para garantir a máxima qualidade e as melhores escolhas, leia este artigo que apresenta os principais elementos que fazem uma cozinha luxuosa verdadeiramente!

Conheça os materiais nobres que compõem uma cozinha luxuosa

Uma cozinha luxuosa pede materiais que ofereçam alta durabilidade e atendam às expectativas visuais e de organização. Nesse sentido, você pode investir nas opções a seguir.

Porcelanato

O porcelanato é uma das primeiras opções a se considerar quando você pretende montar uma cozinha de luxo. Afinal, ele é capaz de reproduzir diferentes materiais e, assim, oferece o requinte desejado.

Baixa absorção de líquidos, facilidade de limpeza e possibilidades de usos em pisos, paredes, bancadas robustas, pias e outras peças. Essas características dão segurança para quem quer apostar no porcelanato.

Mármore

Quando a decoração do seu apartamento segue um estilo neoclássico, é no mármore que você deve investir ao planejar a sua cozinha.

Essa opção tem vários acabamentos e tipos, como o mármore carrara, o travertino, entre outros. Cada um com as suas especificidades, mas todos de alto padrão.

Granito

O granito é resistente e combina com outros materiais em determinadas partes da cozinha, como pia, bancada e soleira. A sua alta durabilidade e as suas opções de acabamento fazem dele muito adequado para esse ambiente.

Madeira

Você deve trabalhar a madeira com bastante cuidado na cozinha. Em geral, o uso desse material se dá em móveis, como armários, mesas de jantar e cadeiras.

Contudo, você pode aplicá-lo em detalhes, como suportes para utensílios, janelas e portas. Mas é sempre bom tratá-lo com tintas e vernizes, para evitar que a gordura e a umidade típicas do espaço o comprometam.

Invista em um planejamento de cores para a sua cozinha luxuosa

Ter uma cozinha luxuosa exige um olhar aguçado sobre a paleta de cores. Ou seja, os tons que vão compor esse ambiente devem entregar a atmosfera que você busca.

Cores curingas para uma cozinha de luxo são as neutras, como branco, bege, cinza e preto. No entanto, você pode apostar em tons vivos se quiser ir por uma direção contemporânea, aplicando verde, amarelo ou vermelho em menor escala.

Cozinhas são ambientes ideais para buscar um clima de nostalgia. Isso é possível aplicando cores clássicas, como marrom ou azul, desde que nas intensidades e nos locais certos.

Privilegie a iluminação

A iluminação desempenha um papel importante na decoração de uma cozinha luxuosa. É por meio de um bom projeto luminotécnico, que une luz artificial e natural, que detalhes ganharão ainda mais expressividade.

Assim, as luzes artificiais da sua cozinha podem ser direcionadas a objetos específicos, como o fogão, a geladeira ou a mesa. A luz também pode incidir de maneira uniforme sobre o ambiente, garantindo bastante claridade para o preparo dos alimentos.

No entanto, sempre invista em luz natural, com janelas que ajudem a dar sensação de aconchego e amplitude, tornando o espaço mais agradável para passar o tempo.

Aplique o revestimento mais adequado para a sua cozinha luxuosa

Montar uma cozinha luxuosa exige pensar de fora para dentro. Ou seja, dê atenção primeiro aos revestimentos, que “vestem” esse ambiente, e depois para o seu conteúdo, que são os móveis e eletrodomésticos.

Portanto, o revestimento deve ser cuidadosamente escolhido e priorizado como o item de mais alto valor agregado, pois ele permanecerá por mais tempo no espaço.

Novamente, o porcelanato é uma opção excelente para cozinhas, uma vez que a sua diversidade de acabamentos e a sua grande durabilidade o tornam mais vantajoso frente a outras opções.

O conforto térmico proporcionado pelo porcelanato também ajuda a diminuir a sensação de calor em cidades quentes como Ribeirão Preto.

Prefira móveis planejados

Você deve pensar bem antes de escolher os móveis para a cozinha. Se possível, priorize a ergonomia, além de beleza e durabilidade.

A cozinha é um dos cômodos mais usados de qualquer casa ou apartamento. Não apenas pelo preparo diário das refeições, mas também para armazenar eletrodomésticos, utensílios e alimentos.

Por isso, prefira móveis planejados, de preferência em madeira de alta qualidade. O investimento compensará pela durabilidade e proporcionará um melhor aproveitamento da área.

Cozinha luxuosa

Planeje eletrodomésticos focando em dimensões e design para uma cozinha luxuosa

Elementos que devem ser pensados e escolhidos com os móveis, os eletrodomésticos são funcionais e decorativos em uma cozinha luxuosa.

Por exemplo, pensar nas dimensões que uma geladeira vai ocupar dará uma boa ideia do tamanho do móvel que deve ser feito para acomodá-la. E isso vale para fogão, micro-ondas e demais eletrodomésticos.

Já em relação ao design, você pode optar por itens que façam sentido com a decoração do apartamento ou apenas da cozinha. Um exemplo é colocar uma geladeira com aspecto vintage em um ambiente nesse estilo.

Use uma decoração funcional

De maneira geral, na cozinha não se utilizam tantas decorações soltas, como é o caso de salas e quartos. Contudo, esse cômodo tem um grande diferencial, pois o que você usa no dia a dia também pode ajudar a decorar.

Imagine planejar uma estrutura em alumínio ou cobre e pendurar panelas e colheres acima do fogão. Enquanto você não as usar, elas serão parte do décor da cozinha, mas sempre estarão ali para servirem no preparo dos alimentos.

Nesse sentido, invista em peças especialmente relacionadas ao ato de cozinhar, que vão garantir praticidade e beleza.

Saiba o que evitar em uma cozinha luxuosa

Na cozinha de alto padrão, o preenchimento do ambiente também dá uma aparência de luxo. No entanto, você deve evitar algumas atitudes que podem comprometer esse aspecto.

Pendurar coisas demais

Muitos itens de parede não combinam com ambientes de luxo e podem diminuir a funcionalidade do espaço. Aqui, o excesso é sempre ruim.

Usar muitas cores

Cozinhas de luxo devem prezar por bom gosto e equilíbrio. E usar muitas cores não vai ao encontro dessa proposta. Portanto, evite usar tons demais, pois eles vão causar poluição visual e tirar o ar de requinte.

Apostar em peças desproporcionais

Sempre opte por revestimentos, móveis, eletrodomésticos e demais peças proporcionais ao tamanho do ambiente. Manter um equilíbrio entre os diferentes elementos trará muita leveza ao espaço e garantirá o requinte desejado.

Você viu que uma cozinha luxuosa exige que diversos pontos sejam pensados e executados. Nesse sentido, após as suas escolhas, invista em mão de obra qualificada. Assim, você terá a certeza de que o projeto será de alto padrão do início ao fim e dará a cara que o seu lar merece.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a terem boas ideias!

Categorias e Tags relacionadas